GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03
GABARITO DAS ATIVIDADES DO 3º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 17
4º
a) Excesso de congestionamento - trânsito de veículos.
b) Capacidade de deslocamento de pessoas e veículos nas cidades.
c) Trânsito congestionado
d) Resposta Pessoal
e) Com a melhoria e ampliação do transporte coletivo e a utilização de meios de transportes alternativos.
PÁGINA 18
Resposta Pessoal
GABARITO DE INGLÊS
LIVRO DE INGLÊS
PÁGINA 21
1º Completar com vogais:
cat / dog / doll / kite / eraser / ball / bike / apple / cookies / bread / blue
PÁGINA 22
2º Escrever em inglês o nome das figuras:
A1: ball B3: cat
C2: apple A3: fish
D1: moon E1: girl
F3: pencil B2: bike
F1: dog B1: balloon
F2: cake C3: book
A2: hand C1: sun
D2: banana E2: present
D3: ruler E3: kite
PÁGINA 23
Numerar as figuras na seguinte ordem:
5 1
7 3
6 4 2
Tradução:
1 - USA: United States of América (Estados Unidos da América)
2 - DJ: Disc Jockey
3 - SOS: Save Our Souls (pedido internacional de socorro)
4 - TV: Television (televisão)
5 - WWW: World Wide Web (rede mundial de computadores)
6 - ET: Extraterrestrial (extraterrestre)
7 - UFO: Unidentified Flying Object (objeto voador não identificado)
PÁGINA 28
3º Escrever os números em inglês:
50 > FIFTY
27 > TWENTY - SEVEN
42 > FORTY - TWO
36 > THIRTY - SIX
12 > TWELVE
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 22, 23
1º
a) Circular: lagarto, cachorro, peixe-espada e pássaro.
b) A presença da coluna vertebral.
c) Lagarto -> répteis, cachorro -> mamíferos, peixe-espada -> peixes e beija-flor -> aves.
2º
a) aves
b) anfíbios
c) mamíferos
d) peixes
e) répteis
3º Completar com "invertebrado".
Reescrever substituindo os desenhos por "coluna vertebral', "seis", "folhas", "formigueiro" e "formigas".
a) Formiga
b) Invertebrados
c) Borboleta, polvo, caracol, água-viva, minhocas etc.
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 52
1º
a) 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.
b) Não, pois não há face com 8 pontos no dado.
2º Cara ou coroa.
3º
a) Verde, vermelho, amarelo ou azul.
b) Não, porque não há bolas dessa cor na caixa.
PÁGINA 53
4º Não pois seu número não está participando do sorteio.
5º
a) 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12 ou 14.
b) Não, pois nas cartas que estão sobre a mesa há apenas números pares.
PÁGINA 54
6º
a) O número 2, pois há três cartas com esse número , em um total de 8 cartas.
b) O número 5, pois há apenas uma carta com esse número, em um total de 8 cartas.
7º Menina, pois há 8 meninas em um grupo de 12 crianças.
PÁGINA 55
8º
-Amarela
-Vermelha
9º Par, pois há 7 bilhetes com número par e apenas 2 bilhetes com número ímpar.
10º A chance de ser menina será maior.
PÁGINA 56
11º Morango, porque a quantidade de copos desse sabor é maior.
12º Urso
13º Deve-se colorir mais balões verdes.
PÁGINA 59
1º
a) Total = 11 15 15 14
b) O time verde
c) Os times rosa e laranja.
PÁGINA 60
d) Na primeira rodada
e) Os times azul e verde.
2º
a) Bruna: A 1ª pinta até o 10, a 2ª pinta até o 5, a 3ª pinta até o 7, a 4ª pinta até o 4.
Carla: A 1ª pinta até o 9, a 2ª pinta até o 8, a 3ª pinta até o 8 e a 4ª pinta até o 4.
PÁGINA 61
b) 5 defesas.
c) Na quarta partida.
d) Na 2ª e 3ª partida.
e) Bruna.
PÁGINA 62
3º
a) Sem raça definida pinta até o 25, Poodle pinta até o 20, Pug pinta até o 20, Pastor alemão pinta até o 15.
b) Sem raça definida ou vira-lata.
4º
a) 12 moedas.
b) 15 moedas.
c) 12+10+8+ = 30. Ele economizou 30 moedas.
d) Alessandra.
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 23
1º
( x ) As dificuldades no campo motivam as pessoas a procurar melhores condições de vida nas cidades.
( )
( x ) A seca é um dos problemas que faz as pessoas saírem do campo.
( )
2º As pessoas se mudam de um lugar para o outro em busca de melhores condições de vida.
PÁGINA 24
3º
a) indústrias
b) comércio/parques/cinemas
c) museus
d) campo
CRUZADINHA
1-INDÚSTRIAS
2-COMÉRCIO
3-PARQUES
4-CINEMAS
5-MUSEUS
6-CAMPO
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 43
2º A raposa e o galo.
3º O galo está no galho de uma árvore e a raposa está próxima à árvore.
4º Que o galo seja seu almoço.
5º
Reação do galo.
"diz para a raposa que uma matilha de cães se aproxima."
Reação da raposa.
"dizer para o galo que precisa ir embora."
Reação do galo.
"os cães não vão atacá-lá porque houve a proclamação de paz."
Reação da raposa. "os cães podem não conhecer a proclamação de paz e foge."
PÁGINA 44
6º
Mentira da raposa - A raposa mente ao dizer que houve uma proclamação de paz no reino animal.
Mentira do galo - O galo mente ao dizer que viu uma matilha de cães se aproximando.
7º
Da raposa - Fazer o galo descer da árvore e, assim, poder devorá-lo.
Do galo - Fazer a raposa ir embora.
8º O galo foi mais esperto, pois conseguiu que a raposa fosse embora.
9º
a) A raposa propõe uma amizade ao galo.
b) Sim, pois não é verdadeira.
c) Refletir a moral da história.
PÁGINA 45
1º
a) ( ) ( ) ( x ) raposa
( ) ( ) ( x ) matilha
( x ) cães ( ) ( )
( x ) galo ( ) ( )
b) ( x ) Grupo de cães
2º Peixes - cardume
Elefantes - manada
Bois - rebanho
PÁGINA 46
3º Enxame, nomeia um conjunto de abelhas.
4º Sublinhar "multidão".
Completar com: multidão e pessoas.
5º Completar com:
-biblioteca
-buquê
PÁGINA 47
6º b) No reino animal haverá paz, união, tranquilidade, harmonia e amor.
c) Vírgula.
7º Resposta Pessoal, exigindo atenção a pontuação adequada das frases.
PÁGINA 48
8º
cão uma sílaba
ga-lo duas sílabas
ra-po-sa três sílabas
PÁGINA 49
9º
mão, monossílaba
flo-res-ta, trissílaba
ma-to, dissílaba
fá-bu-la, trissílaba
no-vi-da-de, polissílaba
10º a) tartaruga - macaco - cigarra - sapo - rinoceronte - tigre - cegonha - tamanduá
b) duas sílabas / três sílabas / quatro ou mais sílabas
le-ão / ma-ca-co / tar-ta-ru-ga
sa-po / ci-gar-ra / ri-no-ce-ron-te
ti-gre / ce-go-nha / ta-man-du-á
PÁGINA 50
11º Considere que: L corresponde à cor laranja, A - azul, V - verde e R - rosa.
V L A R
L A R V
R V A L
R V L A
12º a) chapéu e pontas
b) ( x ) comuns
c) chapéu / cha-péu / 2 / dissílabas
pontas / pon-ta / 2 / dissílabas
PÁGINA 52
2º Um leão e um ratinho.
3º a) ( x ) o surgimento de um conflito: o encontro de um animal frágil e de um animal forte.
b) ( x ) indesejável
4º ( x ) assustado
5º a) Espera-se que o aluno reconheça que, popularmente, o leão é conhecido como o "rei da selva ou floresta". Porém, é importante ressaltar que os leões habitam a savana (e não selvas ou florestas), e que, em seu habitat, não há rivais, não há animais que os cacem.
b) Demonstra ser bondoso, caridoso e piedoso.
PÁGINA 53
6º a) A expressão é "dias depois".
b) O leão ficou preso em uma rede.
c) O leão tentou se desprender, mas não obteve sucesso. O laço ficou cada vez mais apertado.
7º Roeu a rede que aprisionava o leão.
8º ( x ) quem faz o bem é recompensado.
9º a) Refere-se à ação do rato ao roer a corda da rede que prende o leão.
b) Referem-se a ação do leão de tentar se livrar da rede.
c) Resposta Pessoal.
A moral da história indica que vale ter paciência, persistência e saber esperar.
Comentários
Postar um comentário