GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03
GABARITO DAS ATIVIDADES DO 4º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 20
1º
a) É formado por 27 unidades de federação, sendo 26 estados e 1 Distrito Federal.
b) Brasília, está localizada no Distrito Federal.
c) Resposta Pessoal.
PÁGINA 21
2º Norte -> Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia e Acre.
Nordeste -> Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia.
Centro-Oeste -> Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Sudeste -> São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Sul -> Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A regionalização facilita o controle da gestão pública, o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de moradia, saúde, educação, trabalho, infraestrutura, meio ambiente, etc.
PÁGINA 22
3º a) Sugestões de Resposta: "Brasil - Regiões" ou "Regiões Brasileiras".
b) Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
GABARITO DE INGLÊS
LIVRO DE INGLÊS
PÁGINA 18
1º Encontrar os 6 verbos. "speak", "dance", "ride", "sing", "read" e "draw".
PÁGINA 19
2º Completar com:
a) sing.
b) read a book.
c) ride a bike.
d) dance.
3º Resposta Pessoal.
PÁGINA 20
4º a) Can you dance ballet?
b) Can you play soccer?
c) Can you draw a superhero?
d) Can you play video games?
5º speak Japanese / speak French / sing / speak English
read / dance / ride a bike / draw
PÁGINA 23
1º Completar com:
a) I can b) He can't
c) They can't d) She can
e) It can f) You can
2º a) She can read (a book).
b) He can sing (really well).
PÁGINA 24
3º Completar com:
a) They can't b) We can
c) She can d) She can
e) He can f) It can
PÁGINA 26
1º a) Can Emma dance ?
b) Can Pedro read French ?
c) Can Yoto sing a song ?
d) Can we dance really well ?
2º Resposta Pessoal.
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 21
3º a) Parte da água é absorvida pelo arroz e parte dela passa para o estado gasoso.
b) Ao passar para o estado gasoso, a água do cozimento não tem por onde escapar. Assim, ao entrar em contato com uma superfície mais fria (a tampa) o vapor da água retorna ao estado líquido.
4º a) Sublinhar "sobremesa á base de leite e arroz foi congelada na neve." e "tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas."
b) O sorvete derrete porque ganha calor do ambiente.
PÁGINA 23
O aluno pode citar misturas e materiais que fazem parte de seu cotidiano, como brinquedos, alimentos e objetos que compõem o material escolar.
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 44
1º
a) Sugestão de resposta: R. Oliver e R. Johnson
b) Sugestão de resposta: R. Bolivar e R. Lorca
c) R. Bolivar e R. Melo Franco
2º Rua do Sol
PÁGINA 45
3º
a) Rua das Laranjeiras.
b) Rua dos Ipês ou dos Limões.
c) No cruzamento da Rua das Laranjeiras com a dos Ipês.
4º Resposta Pessoal.
PÁGINA 46
5º Rua Amarela
6º ( x ) transversais
PÁGINA 50
1º
a) 6 camisetas
b) Verde, vermelha e amarela.
c) Amarela.
d) Vermelha.
e) 3 em 6.
PÁGINA 51
2º
a) Brigadeiro e quindim.
b) Brigadeiro, pois há mais brigadeiros do que quindins.
3º
a) Menina, pois há mais meninas do que meninos.
b) 3 em 10
4º
a) 7 em 17
b) 10 em 17.
PÁGINA 52
5º
a) Vermelho, amarelo, azul ou verde.
b) azul
verde
azul
verde
amarelo
verde
vermelho
amarelo
c) 12 opções
d) 6 em 12
PÁGINA 53
6º
a) 9, 11, 12, 17, 24, 35.
b) 2
c) 4
d) Menor.
e) - 2 em 6 - 4 em 6
7º
a) 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.
b) Não, pois não há face com 10 pontos no dado.
c) Igual.
d) 3 em 6
e) 1, 2, 3, ou 4
f) 4 em 6
PÁGINA 54
8º
a)
2= 2,2 - 2,4 - 2,6
3= 3,3 - 3,4 - 3,6
4= 4,2 - 4,3 - 4,4 - 4,6
5= 5,2 - 5,3 - 5,4 - 5,5 - 5,6
6= 6,1 - 6,2 - 6,3 - 6,4 - 6,5 - 6,6
b) 36 resultados
c) Podemos obter 3 resultados 2,2 - 4,4 - 6,6
d) Obter 3 resultados 1,1 - 3,3 - 5,5
e) A chance é de 6 em 36
PÁGINA 55
9º
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8.
b) Não, pois o dado não tem o número 9.
c) 4 números.
d) 4 números.
e) 4 em 8.
f) 2 números.
g) 2 em 8.
10º
a) -Desenhar 1 bolinha. -Desenhar 2 bolinhas
b) 2 em 7.
PÁGINA 56
11º
a) 345, 354, 435, 453, 534, 543.
b) 6.
c) É menor, pois há 2 números pares e 4 ímpares.
d) - 2 em 6 - 4 em 6
- 4 em 6 - 1 em 6
e) Zero.
12º
a) LUA, LAU, ALU, AUL, ULA, UAL.
b) 6.
c) 4.
d) 2.
e) -4 em 6 -2 em 6
PÁGINA 58
1º
a) 120 80 50
35 135 42
b) 80 meninos
c) 42 + 50 = 92, 92 crianças
d) 135
+35
170 170 meninas
PÁGINA 59
2º
a) 130 89 120
105 90 99
b) Em janeiro
c) 120 pacientes.
d) 89
+90
179 Foram atendidas 179 pessoas.
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 18
( V )
( V )
( F )
PÁGINA 19
a) indígenas
b) litoral
c) tapuias
PÁGINA 21
1º
a) Indígenas
b) De Portugal
c) Em Porto Seguro, no Brasil
d) Há indígenas observando alguns portugueses chegando à orla em pequenos barcos.
e) Circular na gravura o barco com os portugueses que está no centro do desenho.
PÁGINA 22
2º
a) Que não foi possível descobrir se havia ouro ou prata nas terras brasileiras.
b) Sim, porque os portugueses estavam à procura desses metais preciosos.
PÁGINA 23
1º
( 3 )
( 1 )
( 2 )
2º Porque temiam perder as terras brasileiras para outros povos.
PÁGINA 25
1º
( x ) América ( ) ( x )África
2º
Luanda -----> Recife
São Jorge de Mina -----> Salvador
Moçambique -----> Rio de Janeiro
Cabo Verde e Bissau -----> São Luís e Belém
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 45
1º a) tempo: de manhã
lugar: no papel
b) É abrir o olho à noite.
- Espera-se que o aluno perceba que, ao alterar a locução que indica o tempo da ação, perde-se a ideia de que começar é iniciar as atividades do dia.
c) É o primeiro risco no caderno.
- Espera-se que o aluno perceba que, nesse caso, ao alterar a locução que indica o lugar da ação (onde se faz o risco), não há alteração de sentido, pois se mantém a ideia de começar a estudar, a escrever.
2º Pintar de vermelho a palavra "não".
PÁGINA 46
3º ( x ) tempo
4º
a) Advérbio de tempo: "Hoje"; locução adverbial de lugar: "na sala de aula".
b) Advérbio de tempo: "Ontem"; locução adverbial de lugar: "na beira de uma estrada".
c) Advérbio de tempo: "amanhã"; locução adverbial de lugar: "em Maceió".
d) Advérbio e locução adverbial de lugar: "Aqui", "em volta do parque".
e) Locução adverbial de tempo: "no ano passado".
f) Locução adverbial de tempo: "No ano passado"; locução adverbial de lugar: "para casa".
PÁGINA 47
5º a) Pessoal.
b) "caderno", "jeito", "modo".
c) ( x ) Artigo, pois acompanham um substantivo.
PÁGINA 48
6º a) ( x ) algo não definido (um jeito entre vários outros).
b) Criei o jeito de fazer isso aqui mais divertido.
c) Resposta Pessoal.
7º a) Sublinhar "João".
b) ( x ) Não.
c) E o João já respondeu: [...]
PÁGINA 50
1º Resposta Pessoal.
2º O objetivo é que o aluno perceba que a imagem também é um texto que transmite informações.
3º Resposta Pessoal.
4º Infográfico é um gênero que apresenta INFO (informação) e GRÁFICO (desenho, imagem, representação visual).
PÁGINA 52
2º Resposta Pessoal.
3º Comente que, em um texto, a imagem central, em geral, é a que chama mais atenção do leitor. Nesse caso, é a do mapa do continente africano. O aluno também pode comentar que o mapa se destaca pelo colorido dos países.
4º Resposta Pessoal.
5º Espera-se que os alunos percebam que os escritos estão sobre etiquetas, as quais estão "penduradas" em elementos mencionados no texto, como se compusessem um mural.
6º a) Sim, pois é o texto que acompanha o título do infográfico: África.
b)"A recente descoberta de fósseis na África indica que os humanos surgiram nesse continente há milhões de anos".
PÁGINA 53
7º Culinária, agricultura, música, vida selvagem, indústria, paisagem e turismo.
8º a) ( x ) Culinária.
b) O clima.
c) O cultivo doméstico de alimentos para vender em feiras.
9º Espera-se que o aluno perceba que esses dados da indústria revelam as principais riquezas do continente.
PÁGINA 54
10º a) A vida selvagem atrai muitos turistas, os quais embarcam em safáris.
b) As pirâmides do Egito.
11º Resposta Pessoal.
PÁGINA 55
12º Resposta Pessoal
13º Resposta Pessoal.
PÁGINA 56
1º in-dús-tria / pla-ní-cies / cu-li-ná-ria / pe-tró-leo
2º Sublinhar: ditongo
3º a) * A sílaba tônica é a penúltima: MadaGÁScar.
* ( x ) Paroxítona.
* Porque são acentuadas as paroxítonas terminadas em R.
PÁGINA 57
b) * A sílaba tônica é a última: MadagasCAR.
* ( x ) Oxitona.
* Porque só são acentuadas as oxítonas terminadas em A(S), E(S), O(S), EM, ENS.
4º ( x ) lugar - atrapalhar - aliás
5º
fórum / Paroxítona terminada em UM.
cachorro / Não é acentuada porque termina em O.
bônus / Paroxítona terminada em US.
espinafre / Não é acentuada porque termina em E.
biquíni / Paroxítona terminada em I.
caneta / Não é acentuada porque termina em A.
pastagem / Não é acentuada porque termina em EM.
túnel / Paroxítona terminada em L.
órfã / Paroxítona terminada em Ã.
pônei / Paroxítona terminada em ditongo.
Comentários
Postar um comentário