GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03

GABARITO DAS ATIVIDADES DO 4º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03

GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 20


a) É formado por 27 unidades de federação, sendo 26 estados e 1 Distrito Federal.
b) Brasília, está localizada no Distrito Federal.
c) Resposta Pessoal.

PÁGINA 21

2º Norte -> Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia e Acre.
Nordeste -> Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia.
Centro-Oeste -> Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Sudeste -> São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Sul -> Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A regionalização facilita o controle da gestão pública, o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de moradia, saúde, educação, trabalho, infraestrutura, meio ambiente, etc.

PÁGINA 22

3º a) Sugestões de Resposta: "Brasil - Regiões" ou "Regiões Brasileiras".
b) Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.


GABARITO DE INGLÊS
LIVRO DE INGLÊS

PÁGINA 18

1º Encontrar os 6 verbos. "speak", "dance", "ride", "sing", "read" e "draw".

PÁGINA 19

2º Completar com: 
a) sing.
b) read a book.
c) ride a bike.
d) dance.

3º Resposta Pessoal.


PÁGINA 20

4º  a) Can you dance ballet? 
b) Can you play soccer?
c) Can you draw a superhero?
d) Can you play video games?

5º  speak Japanese  /  speak French  /        sing       /  speak English
             read          /         dance       /  ride a bike   /  draw

PÁGINA 23

1º Completar com: 
a) I can                    b) He can't
c) They can't           d) She can
e) It can                   f) You can 

2º a) She can read (a book).
    b) He can sing (really well).

PÁGINA 24

3º Completar com:
a) They can't        b) We can
c) She can            d) She can
e) He can             f) It can

PÁGINA 26

1º a) Can Emma dance ?
    b) Can Pedro read French ?
    c) Can Yoto sing a song ?
    d) Can we dance really well ?

2º Resposta Pessoal.


GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 21

3º a) Parte da água é absorvida pelo arroz e parte dela passa para o estado gasoso.
b) Ao passar para o estado gasoso, a água do cozimento não tem por onde escapar. Assim, ao entrar em contato com uma superfície mais fria (a tampa) o vapor da água retorna ao estado líquido.

4º a) Sublinhar "sobremesa á base de leite e arroz foi congelada na neve." e "tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas." 
b) O sorvete derrete porque ganha calor do ambiente.

PÁGINA 23

O aluno pode citar misturas e materiais que fazem parte de seu cotidiano, como brinquedos, alimentos e objetos que compõem o material escolar.

GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 44


a) Sugestão de resposta: R. Oliver e R. Johnson
b) Sugestão de resposta: R. Bolivar e R. Lorca
c) R. Bolivar e R. Melo Franco

2º Rua do Sol

PÁGINA 45


a) Rua das Laranjeiras.
b) Rua dos Ipês ou dos Limões.
c) No cruzamento da Rua das Laranjeiras com a dos Ipês.

4º Resposta Pessoal.

PÁGINA 46

5º  Rua Amarela

6º ( x ) transversais

PÁGINA 50


a) 6 camisetas
b) Verde, vermelha e amarela.
c) Amarela.
d) Vermelha.
e) 3 em 6.

PÁGINA 51


a) Brigadeiro e quindim.
b) Brigadeiro, pois há mais brigadeiros do que quindins.


a) Menina, pois há mais meninas do que meninos.
b) 3 em 10


a) 7 em 17
b) 10 em 17.

PÁGINA 52


a) Vermelho, amarelo, azul ou verde.
b) azul
verde
azul
verde
amarelo
verde
vermelho
amarelo
c) 12 opções
d) 6 em 12

PÁGINA 53


a) 9, 11, 12, 17, 24, 35.
b) 2
c) 4
d) Menor.
e) - 2 em 6       - 4 em 6


a) 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.
b) Não, pois não há face com 10 pontos no dado.
c) Igual.
d) 3 em 6
e) 1, 2, 3, ou 4
f) 4 em 6

PÁGINA 54


a)
2= 2,2 - 2,4 - 2,6
3= 3,3 - 3,4 - 3,6
4= 4,2 - 4,3 - 4,4 - 4,6
5= 5,2 - 5,3 - 5,4 - 5,5 - 5,6
6= 6,1 - 6,2 - 6,3 - 6,4 - 6,5 - 6,6
b) 36 resultados
c) Podemos obter 3 resultados 2,2 - 4,4 - 6,6
d) Obter 3 resultados 1,1 - 3,3 - 5,5
e) A chance é de 6 em 36

PÁGINA 55


a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8.
b) Não, pois o dado não tem o número 9.
c) 4 números.
d) 4 números.
e) 4 em 8.
f) 2 números.
g) 2 em 8.

10º
a) -Desenhar 1 bolinha.                           -Desenhar 2 bolinhas
b) 2 em 7.

PÁGINA 56

11º
a) 345, 354, 435, 453, 534, 543.
b) 6.
c) É menor, pois há 2 números pares e 4 ímpares.
d)  - 2 em 6           - 4 em 6
     - 4 em 6           - 1 em 6
e) Zero.

12º
a) LUA, LAU, ALU, AUL, ULA, UAL.
b) 6.
c) 4.
d) 2.
e) -4 em 6                      -2 em 6

PÁGINA 58


a)       120           80            50
           35           135           42
b) 80 meninos
c) 42 + 50 = 92, 92 crianças
d)  135
     +35
     170                         170 meninas

PÁGINA 59


a)     130    89     120
        105    90      99
b) Em janeiro
c) 120 pacientes.
d)   89
    +90
    179                 Foram atendidas 179 pessoas.


GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 18

( V )
( V )
( F )

PÁGINA 19

a) indígenas
b) litoral
c) tapuias

PÁGINA 21


a) Indígenas
b) De Portugal
c) Em Porto Seguro, no Brasil
d) Há indígenas observando alguns portugueses chegando à orla em pequenos barcos.
e) Circular na gravura o barco com os portugueses que está no centro do desenho.

PÁGINA 22


a) Que não foi possível descobrir se havia ouro ou prata nas terras brasileiras.
b) Sim, porque os portugueses estavam à procura desses metais preciosos.

PÁGINA 23


( 3 )
( 1 )
( 2 )

2º Porque temiam perder as terras brasileiras para outros povos.

PÁGINA 25


( x ) América                    (    )                    ( x )África


Luanda -----> Recife
São Jorge de Mina -----> Salvador
Moçambique -----> Rio de Janeiro
Cabo Verde e Bissau -----> São Luís e Belém


GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 45

1º a) tempo: de manhã
lugar: no papel
b) É abrir o olho à noite.
- Espera-se que o aluno perceba que, ao alterar a locução que indica o tempo da ação, perde-se a ideia de que começar é iniciar as atividades do dia.
c) É o primeiro risco no caderno.
- Espera-se que o aluno perceba que, nesse caso, ao alterar a locução que indica o lugar da ação (onde se faz o risco), não há alteração de sentido, pois se mantém a ideia de começar a estudar, a escrever.

2º Pintar de vermelho a palavra "não".

PÁGINA 46

3º ( x ) tempo

4º 
a) Advérbio de tempo: "Hoje"; locução adverbial de lugar: "na sala de aula".
b) Advérbio de tempo: "Ontem"; locução adverbial de lugar: "na beira de uma estrada".
c) Advérbio de tempo: "amanhã"; locução adverbial de lugar: "em Maceió".
d) Advérbio e locução adverbial de lugar: "Aqui", "em volta do parque".
e) Locução adverbial de tempo: "no ano passado".
f) Locução adverbial de tempo: "No ano passado"; locução adverbial de lugar: "para casa".

PÁGINA 47

5º a) Pessoal.
b) "caderno", "jeito", "modo".
c) ( x ) Artigo, pois acompanham um substantivo.

PÁGINA 48

6º a) ( x ) algo não definido (um jeito entre vários outros).
b) Criei o jeito de fazer isso aqui mais divertido.
c) Resposta Pessoal.

7º a) Sublinhar "João".
b) ( x ) Não.
c) E o João já respondeu: [...]

PÁGINA 50

1º Resposta Pessoal.
2º O objetivo é que o aluno perceba que a imagem também é um texto que transmite informações.
3º Resposta Pessoal.
4º Infográfico é um gênero que apresenta INFO (informação) e GRÁFICO (desenho, imagem, representação visual).

PÁGINA 52

2º Resposta Pessoal.

3º Comente que, em um texto, a imagem central, em geral, é a que chama mais atenção do leitor. Nesse caso, é a do mapa do continente africano. O aluno também pode comentar que o mapa se destaca pelo colorido dos países.

4º Resposta Pessoal.

5º Espera-se que os alunos percebam que os escritos estão sobre etiquetas, as quais estão "penduradas" em elementos mencionados no texto, como se compusessem um mural.

6º a) Sim, pois é o texto que acompanha o título do infográfico: África.
b)"A recente descoberta de fósseis na África indica que os humanos surgiram nesse continente há milhões de anos".

PÁGINA 53

7º Culinária, agricultura, música, vida selvagem, indústria, paisagem e turismo.

8º a) ( x ) Culinária.
b) O clima.
c) O cultivo doméstico de alimentos para vender em feiras.

9º Espera-se que o aluno perceba que esses dados da indústria revelam as principais riquezas do continente.

PÁGINA 54

10º a) A vida selvagem atrai muitos turistas, os quais embarcam em safáris.
b) As pirâmides do Egito.

11º Resposta Pessoal.

PÁGINA 55

12º Resposta Pessoal

13º Resposta Pessoal.

PÁGINA 56

1º  in-dús-tria  /  pla-ní-cies  /  cu-li-ná-ria  /  pe-tró-leo

2º  Sublinhar: ditongo

3º a) * A sílaba tônica é a penúltima: MadaGÁScar.
        * ( x ) Paroxítona.
        * Porque são acentuadas as paroxítonas terminadas em R.

PÁGINA 57

b) * A sílaba tônica é a última: MadagasCAR.
    * ( x ) Oxitona.
    * Porque só são acentuadas as oxítonas terminadas em A(S), E(S), O(S), EM, ENS.

4º  ( x ) lugar - atrapalhar - aliás

5º 
  fórum / Paroxítona terminada em UM.
  cachorro / Não é acentuada porque termina em O.
  bônus / Paroxítona terminada em US.
  espinafre / Não é acentuada porque termina em E.
  biquíni / Paroxítona terminada em I.
  caneta / Não é acentuada porque termina em A.
  pastagem / Não é acentuada porque termina em EM.
  túnel / Paroxítona terminada em L.
  órfã / Paroxítona terminada em Ã.
  pônei / Paroxítona terminada em ditongo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO