GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03

GABARITO DAS ATIVIDADES DO 5º ANO - SEMANA DE 25/03 À 30/03

GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 20

a) Brasil migração de retorno de 2005 e 2010.
b) Os fluxos migratórios que saem de uma unidade da federação em direção a outra.
c) Região Nordeste

PÁGINA 23


a) A população do Brasil em situação de pobreza.
b) Região Nordeste.

PÁGINA 25


-Desigualdade racial > população branca tem renda média mensal maior do que as populações preta e parda.
-Desigualdade de gênero > mulheres se dedicam mais aos afazeres domésticos do que homens.
-Concentração de renda> os 10% mais ricos da população detêm mais de 40% da renda total.

2º Desigualdade de gênero e desigualdade racial.
A desigualdade de gênero é indicada pelo fato de as mulheres trabalharem mais do que os homens nos serviços domésticos e a racial pelo fato de, no caso das mulheres negras e pardas, essa realidade ser ainda maior.

3º A população brasileira, em geral, tem média mensal de R$ 2.104,00. A população branca tem renda média mensal de R$ 2.736,00, a população preta tem renda mensal R$ 1.537,00; a população parda tem renda mensal média de R$ 1.529,00.

GABARITO DE INGLÊS
LIVRO DE INGLÊS

PÁGINA 19

1º             cow              pig 
     horse           sheep          hen
                bee              duck
   rooster           goat             chick

PÁGINA 20

2º    a) It's a farm.         b) It's a henhouse
       c) It's a stable.       d) It's a pond.

3º               pond  /  stable  /  farm  /  henhouse
(ovelha)                                    X
(cavalo)                    X
(galinha)                                                   X
(pato)          X

PÁGINA 21

4º a) bees.
b) cows.
c) sheep.
d) hens.

c      a
d      b

PÁGINA 22

6º Resposta pessoal.

PÁGINA 23

7º  "Goats" Plants and grain.
"Pigs" In the pigsty.

8º Utilizar material de apoio da página 3 no fundo do livro para montar fazenda.

PÁGINA 24

Continuação do 7º
"Sheep" They eat grass.
"Rabbits" Greens and hay.

9º  a) F    b) T
     c) F    d) T

PÁGINA 25

1º a) dog
    b) cow
    c) cat
    d) duck
    e) bird
    f) pig
    g) sheep
    h) bee

c       g
    h
f       d
    a
b       e

PÁGINA 26

2º  dog  /  duck  /  cow  /  pig

PÁGINA 27

3º  a) Dog, duck, cow and pig.
     b) Sheep, horses, hens, goats and rabbits.
     c) Resposta pessoal.

4º  bees       hens
     sheep     cows 

PÁGINA 29

a)  8 horses.
b)  33 eggs.
c)  2 bananas.
d)  24 legs.


GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
 PÁGINA 20

1º a) Não, pois os alimentos consumidos por Magali na tirinha são ricos apenas em carboidratos e uma alimentação equilibrada deve conter nutrientes variados.
b) Magali pode desenvolver obesidade, pois exagera no consumo de alimentos altamente calóricos.
c) Café da manhã: *sugestão* Pão com manteiga, banana e suco de laranja.
Lanche da manhã: *sugestão* Iogurte com frutas ou salada de frutas.

PÁGINA 21

Almoço: *sugestão* arroz, feijão, omelete e salada ou macarrão com molho de tomate ou sopa de legumes.
Lanche da tarde: *sugestão* Iogurte com frutas ou salada de frutas.
Jantar: *sugestão* Macarrão com molho de tomate, sopa de legumes ou arroz, feijão, omelete e salada.

2º  a) - assistir a televisão.
         - correr.
     b) Corrida.
     c) Ela precisaria correr por uma hora para queimar todas as calorias da barra de chocolate.

PÁGINA 22

3º a) Espera-se que o aluno responda que são mais comuns os anúncios de alimentos processados e ricos em calorias, como biscoitos recheados, salgadinhos, sorvetes e refrigerantes.
b) Espera-se que o aluno responda que não, pois esses alimentos normalmente têm alto valor calórico e baixo valor nutricional.
c) Resposta pessoal.
d) Espera-se que o aluno responda que sim, pois os anúncios normalmente utilizam imagens e personagens atrativos ao público infantil para influenciar o consumo do produto.

4º  F   /   F   /   V   /   V

GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 37

1º Recortar a balança e as caixas na página 3 do material de apoio no fundo do livro.
A resposta vai depender das caixas que os alunos colarem na balança.

2º ) 5+3 = 2+2+2+2 ou 8 = 8

PÁGINA 38
b) 5+3+1 = 2+2+2+2+1 ou 9 = 9

c) A igualdade continua valendo.

3º a) 5+5+2 = 3+3+3+1+2 ou 12 = 12
    b) 5+5+2-2 = 3+3+3+1+2-2 ou 10 = 10
    c) A igualdade continua valendo.

PÁGINA 39

4º a) 6 = 2+2+1+1       
         6 = 6
   2 x 6 = 2 x 6
      12  =  12
b) A igualdade continua valendo.

5º a)  5+5 = 2+2+2+2+1+1  =
           10  =  10  
         10:2 = 10:2
            5   =    5
b) A igualdade continua valendo.

6º a)  ? + 6 = 14              b) 10 = 2 + ?
         8 + 6 = 14                   10 = 2 + 8
             14 = 14                   10 = 10
               ? = 8                        ? = 8

c) 10 = ? - 20                  d) 30 - ? = 20
    10 = 30 - 20                    30 - 10 = 20
    10 = 10                                   20 = 2
      ? = 30                                     ? = 10

PÁGINA 40

7º a) O resultado fica dividido por 2, ou seja, a igualdade deixa de ser válida.
    b) A igualdade permanece.

8º  a) O quociente fica multiplicado por 5.
     b) O quociente fica dividido por 5.
     c) O quociente não se altera.

9º  a) ? = 6             b) ? = 5             c) ? = 10               d) ? = 3

10º   3.569 + ? = 7.500 
         7.500  -  3.569 = 3.931
    R = O número é 3.931

PÁGINA 41

11º   ? x 12 = 4.200              
  4.200 : 12 = 350
R = O número é 350.

12º a)  12 + 5 = 8 + ?              
             17 = 8 + ?
             17 = 8 + 9        
R = Marcelo precisaria ter recebido  R$9,00 a mais.

b)  35 - 28 = 40 - ?
            7 = 40 - ?
           7 = 40 - 33
            7 = 7 
            ? = 33                      
R = Paulo deve vender 33 pulseiras.

13º    ? - 750 = 300                                             ? : 15 = 90
        750 + 300 = 1050                                    90 x 15 = 1350
Murilo pensou no número 1050         Cíntia pensou no número 1350

PÁGINA 42

Resposta pessoal. O aluno pode fazer com algum familiar da mesma casa.

PÁGINA 47

Resposta pessoal.

PÁGINA 48

1º  a) De frente para o quadro.           b) De costas para o quadro.
     c) De lado para o quadro.              d) De lado para o quadro.

2º a) agudo             b) raso             c) reto            d) obtuso

PÁGINA 49

3º a) reto        b) agudo        c) obtuso       d) raso

4º Resposta pessoal.

PÁGINA 52

1º C8

2º B1    B6    D5    E2     E8     F3

3º Um retângulo.

PÁGINA 53

4º (4,5)   (1,3)   (3,3)   (2,1)   (5,3)   (7,3)   (6,1)

5º   - 1,1 até 1,3
      - 4,3

PÁGINA 54

6º A joaninha partiu do ponto (1,1) foi em frente até (1,5) virou a direita até o ponto (5,5) virou a esquerda seguindo em frente até o ponto (5,7).

7º  - No ponto (0,1)
     - Não, a localização da joaninha é dada pelo par (3,4).

PÁGINA 55

8º O ponto A no (2,3), o B no (6,1).

9º  - O ponto B no (2,2), o ponto C no (6,2) e o ponto A no (2,5).
     - Um ângulo é reto os demais são agudos.

10º Resposta pessoal.

PÁGINA 56


Resposta pessoal. O aluno pode fazer com algum familiar da mesma casa.
Recortar as joaninhas na página 3 do material de apoio no fundo do livro.

GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA 27


(x)
(x)
(  )
(  )
(x)

2º Pode ser desenhado a imagem do faraó, esfinge, múmia, pirâmides, deuses do Egito e templos egípcios.

-Explorando documentos


(    )                           (    )
( x ) Hórus                ( x ) Anúbis

PÁGINA 30

OBS: Recortar imagens da página 1 do material de apoio do fundo do livro.









GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1

PÁGINA  36

2º  (    )
     (    )
     ( x )

3º   - Expõe informações sobe o autor e sua produção literária: dados bibliográficos e criação do romance Robinson Crusoé.
 - Apresenta uma sinopse do romance.
 - Ressalta a importância da obra para a literatura mundial.

PÁGINA 37

4º Foi publicado em 1719.

5º Inglaterra.

6º a) Para escrever seu romance, Daniel Defoe inspirou-se nas histórias de viajantes e náufragos.
b) Essa informação não é baseada em um dado comprovado, como se pode perceber pelo uso do verbo "acredita-se". 

7º a)  (    )             ( x ) presente           (    )

PÁGINA 38

8º a) Na resenha, não aparece a informação sobre o final da história: Crusoé e Sexta-Feira saem da ilha. Crusoé recupera sua fortuna e forma uma família.

b) Espera-se que o aluno perceba que a diferença tem a ver com a finalidade dos textos. O artigo de enciclopédia passa as informações mais importantes sobre a obra, incluindo seu final; já a resenha tem função de despertar a curiosidade do leitor para a leitura, por isso não apresenta o final. 

9º Resposta pessoal.

PÁGINA 39

2º O título é "Aventuras de Robinson Crusoé".

3º Sublinhar de "Um extrovertido papagaio..." até "...Terça-feira e seus amigos animais."

4º a) es-trei-a

PÁGINA 40

5º a) pa-péis

6º herói

7º com acento: anéis, chapéu, rói
     sem acento: jiboia, heroico, assembleia

PÁGINA 41

1º, 2º, 3º, 4º  Resposta pessoal. Pode ser realizada com uma familiar da mesma casa.

PÁGINA 42

1º, 2º  Resposta pessoal.

PÁGINA 43

3º Resposta pessoal.

PÁGINA 45

1º Os números no alto dos quadrinhos indicam a ordem de leitura.

2º Pode ser feito com algum familiar da mesma casa.

PÁGINA 51

2º Espera-se que o aluno observe a referência e comente que o autor é o cartonista Ziraldo.

3º A chefinha.

4º Julieta.

5º  a) restaurante     /     salão, cozinha
     b) É um hospital.Os personagens que estão lá são o chef e outro funcionário do restaurante.

6º Julieta e sua família estão em um restaurante e um garçom apresenta o cardápio para a família fazer o pedido.

7º a) Deve circular as palavras "carta", "prato" e "entrada".

PÁGINA 52

b) 
refere-se ao cardápio / refere-se a comunicação por meio de carta.
refere-se à comida / refere-se ao objeto em que é servida a comida.
refere-se a um petisco servido antes da refeição principal / refere-se à entrada em determinado lugar.

8º (    )
    (    )
    ( x )

9º a) *sugestão de resposta*
1: O chef discute com um cozinheiro sobre o preparo de um prato.
1: O garçom informa que uma cliente exigente chegou sem avisar.
b) Ele passa mal e é levado para o hospital. 

10º Julieta decide, então, ajudar os cozinheiros e assume a função de chef.

PÁGINA 53

11º A cliente exigente gosta da comida feita sob a orientação de Julieta e elogia o restaurante na imprensa.

12º a) Que o chef entra correndo no restaurante ao voltar do hospital.
b) ( x ) preocupação

13º a) Pelo contexto, o aluno deve deduzir que a fala é do funcionário do restaurante.
b) ( x ) Para indicar que o paciente está desmaiado.
    (    )
    (    )

PÁGINA 54

1º "forte"
   1
   3
   2
"passageiro"
   2
   1
   2

PÁGINA 55

"espinha"
   3
   2
   1
   1
"folha"
   2
   1
   3  
"carteira"
   2
   1

PÁGINA 56

1º a) Comendo.
    b) O som da mastigação.

2º *Sugestão de resposta* 
CABRUM          /          ARF, ARF
TCHIBUM         /          POU

PÁGINA 57

mastigar
cuspir
cair, desmaiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO