GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 01/04 À 06/04
GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 01/04 À 06/04
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 23
c) Evitar a cor azul, pois a convenção cartográfica reserva essa cor para representar a água (oceanos, mares, rios, lagos, etc.)
d) Equador e Trópico de Capricórnio.
e) Região Norte.
f) Região Sul.
g) Região com maior quantidade de estados: Nordeste (9). Região com menor quantidade de estados: Sul (3).
h) Região Nordeste e Região Sul.
i) São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
j) Região Centro-Oeste.
k) Região Nordeste.
PÁGINA 24
l) Região Norte, Região Centro-Oeste e Região Sudeste.
m) O estado da Bahia faz divisa com 8 estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. O estado é banhado pelo Oceano Atlântico.
"aprender é divertido"
- Amazonas.
- São Paulo.
- Bahia.
PÁGINA 26
a) Estado do Amazonas.
b) Desenhar a rosa dos ventos.
c) - estados que fazem divisa: Roraima, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
- países que fazem limite: Venezuela, Colômbia e Peru.
GABARITO DE INGLÊS
LIVRO DE INGLÊS
PÁGINA 34
2º a) windy b) sunny c) snowy
d) cloudy e) rainy f) hot
3º Escrever a resposta da pergunta "Como está o tempo em sua cidade hoje?" e desenhar.
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 29
1º Sublinhar: " resíduos recicláveis, ou seja, papel, plástico, metal e vidro."
2º Catação, pois os resíduos recicláveis são separados manualmente de acordo com o tipo de material de que são feitos: papel, plástico vidro e metal.
3º Ligar:
garrafa > plástico (vermelho)
papel amassado > papel (azul)
banana > orgânico (marrom)
lata > metal (amarelo)
pote > vidro (verde)
PÁGINA 30
1º (x) salada (x) copo com água e óleo (x) vitamina de morango
a) Salada: alface, tomate, pepino e pimentão. Vitamina de morango: leite e morango. Copo com água e óleo: água e óleo.
b) Salada: catação. Mistura de água e óleo: decantação.
PÁGINA 31
2º a) ( x ) mistura.
b) plasma - células.
c) decantação.
3º - catação
- peneiração
- decantação
- evaporação
- filtração
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 28
1º Muito emigrantes saíram de seus locais de origem em busca de condições melhores de vida e visavam conseguir emprego e terras para trabalhar. Outros grupos vieram fugindo de guerras e/ou de perseguições religiosas.
2º Salários baixos e dificuldade para se adaptarem à alimentação brasileira, por exemplo.
*explorando documentos*
1º a) A partida da terra natal em direção ao Brasil.
b) Com a família.
2º ( x ) Os imigrantes acreditavam que teriam uma vida muito melhor no Brasil.
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 60
3º a) Pintar 9 quadradinhos para André, até o número 27.
Pintar 7 quadradinhos para Paulo, até o número 21.
Pintar 5 quadradinhos para Bernardo, até o número 15.
Pintar 3 quadradinhos para Cassiano, até o número 9.
Pintar 4 quadradinhos para Breno, até o número 12.
3º a) Pintar 9 quadradinhos para André, até o número 27.
Pintar 7 quadradinhos para Paulo, até o número 21.
Pintar 5 quadradinhos para Bernardo, até o número 15.
Pintar 3 quadradinhos para Cassiano, até o número 9.
Pintar 4 quadradinhos para Breno, até o número 12.
PÁGINA 61
b) Pontos marcados no campeonato de basquete.
c) André.
d) Cassiano.
e) 21 - 15 = 6 Paulo marcou 6 pontos a mais do que Bernardo.
4º Completar com: "do 4º ano usam ônibus escolar; 40 alunos do 3º ano; 50 alunos do 2º ano e 35 alunos do 1º ano.
b) Pontos marcados no campeonato de basquete.
c) André.
d) Cassiano.
e) 21 - 15 = 6 Paulo marcou 6 pontos a mais do que Bernardo.
4º Completar com: "do 4º ano usam ônibus escolar; 40 alunos do 3º ano; 50 alunos do 2º ano e 35 alunos do 1º ano.
PÁGINA 62
5º a) 4
b) 5
c) 10 + 5 = 15 15 crianças têm aula nessa escola.
5º a) 4
b) 5
c) 10 + 5 = 15 15 crianças têm aula nessa escola.
PÁGINA 65
1º 24 alunos.
2º 18 reais.
LIVRO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORISMO
PÁGINA 8 e 9
Resposta pessoal.
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 1
PÁGINA 58
6º Nesse caso, espera-se que o aluno perceba que os numerais tornam o texto mais longo. Além disso, os algarismos facilitam a leitura da informação.
6º Nesse caso, espera-se que o aluno perceba que os numerais tornam o texto mais longo. Além disso, os algarismos facilitam a leitura da informação.
PÁGINA 59
7º a b
d c
b a
7º a b
d c
b a
PÁGINA 60
8º O som representado pelas letras SS, S e Ç.
9º a) Pintar SS nas palavras.
b) Em todas as palavras, o dígrafo SS está entre vogais.
c) Não há palavra começando ou finalizando com SS. Portanto, o dígrafo está sempre no meio da palavra.
10º a) Pintar a letra S nas palavras.
b) Não, a letra S está entre consoante e vogal, ou vogal e consoante, ou entre consoantes. Pode estar, também, no início e no final das palavras.
c) Sim, ela pode estar no começo, no meio ou no final das palavras.
8º O som representado pelas letras SS, S e Ç.
9º a) Pintar SS nas palavras.
b) Em todas as palavras, o dígrafo SS está entre vogais.
c) Não há palavra começando ou finalizando com SS. Portanto, o dígrafo está sempre no meio da palavra.
10º a) Pintar a letra S nas palavras.
b) Não, a letra S está entre consoante e vogal, ou vogal e consoante, ou entre consoantes. Pode estar, também, no início e no final das palavras.
c) Sim, ela pode estar no começo, no meio ou no final das palavras.
PÁGINA 65
2º a) África do Sul transforma neblina em água potável.
b) Cidades africanas usam sistema de redes para coleta de água pela neblina.
3º Oito parágrafos.
4º A ONU.
2º a) África do Sul transforma neblina em água potável.
b) Cidades africanas usam sistema de redes para coleta de água pela neblina.
3º Oito parágrafos.
4º A ONU.
PÁGINA 66
5º A criação, na África do Sul, de uma técnica de coleta de neblina para transformá-la em água potável.
6º ( x ) No primeiro parágrafo.
7º O aluno pode escolher uma destas frases: "O país tem 490 milímetros de chuva por ano, o que representa a metade da média mundial"; Há previsões que a região enfrente escassez de água em 2025.
8º a) O acesso a água potável e ao saneamento básico.
b) Espera-se que o aluno perceba que a resolução da ONU ressalta a importância da criação de técnicas (como a da África do Sul) que levem água potável até as comunidades carentes.
CALIGRAFIA
PÁGINA 5
4º a) proparoxítona
b) oxítona
c) paroxítona
5º Resposta Pessoal.
4º a) proparoxítona
b) oxítona
c) paroxítona
5º Resposta Pessoal.
Comentários
Postar um comentário