3º ANO - SEMANA DE 15/06 À 19/06


3º ANO - SEMANA DE 15/06 À 19/06 


HISTÓRIA 
CONTEÚDO: O lazer nas cidades. 
LEITURA: página 22 do Livro Didático Volume 2. 
ATIVIDADE:  página 23 do Livro Didático Volume 2, caderno de História. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA


1º Os seres humanos precisam de diversão. Ela nos dá momentos de descanso, relaxamento e satisfação.
Observando as imagens da página 22 do seu livro de História, coloque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as falsas: 
-
a) (   ) Todas as pessoas das gravuras estão se divertindo. 
b) (   ) A leitura também é uma forma de lazer. 
c) (   ) As crianças que estão jogando bola estão brigando. 
d) (   ) Assistir a uma peça de teatro além de nos divertir, também nos ensina alguma coisa. 
e) (   ) Caminhar e andar de bicicleta também são formas de diversão. 
 Escolha uma das gravuras da página 22 do seu livro de História e crie uma frase. 
-
-
-
 E você, o que gosta de fazer para se divertir? Escreva e desenhe. 
-
-
-
-


PORTUGUÊS 
CONTEÚDO: Variação linguística; Verbo; Tempo verbais.  
ATIVIDADE: páginas 32, 33, 34 e 35 do Livro Didático Volume 2, caderno de Português.

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS


1º Leia o poema abaixo: 
-
O acrobata 
O acrobata desenha com o corpo 
uma pirueta no céu 
pula e vira 
salta e rola 
dança e gira 
solto no ar 
como se fosse um balão....  
a) Circule os verbos encontrados no poema. 
-
b) Escreva a forma infinitiva de cada um deles, ou seja, os verbos sem estar conjugado. Ex: desenha – desenhar(infinitivo). 
-
-
-
2º Complete as frases com o verbo adequado. 
-
a) Eu gosto de _____ suco de laranja no lanche. 
b) Ana _________ a lição todos os dias. 
c) João _________ a janela, vai chover. 
d) Maria gosta de ________ corda no recreio. 
-
3º Há verbos que usamos para indicar vozes dos animais. Observe o exemplo, depois pesquise e escreva os outros. 
-
Ex: boi – mugir
a) cavalo - 
b) pássaro - 
c) lobo - 
d) sapo - 
e) inseto -
f) leão - 
g) galinha -

CALIGRAFIA 
ATIVIDADE: páginas 15 e 16 do Livro de Atividades Caligráficas. 


MATEMÁTICA 
CONTEÚDO: Áreas das figuras planas. 
LEITURA: páginas 24 e 27 do Livro Didático Volume 2. 
ATIVIDADE: páginas 24, 25 e 26 do Livro Didático Volume 2, caderno de Matemática. 
OBS: Copiar e estudar a tabuada de 4 de multiplicação. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 


1º Observe  as figuras planas, que Felipe desenhou na página 25 do seu livro e responda: 
-
a)  Qual a área da figura E? 
-
b) Qual a área da soma das figuras B e C? 
-
c) Qual a área da soma das figuras C e D? 
-
d) Qual a área da soma das figuras A, B e D? 
-
e) Qual a área da soma de todas as figuras? 
-
2º Analise as figuras da página 27 e escreva: 
-
a) Nome dos poliedros: 
-
b) Nome dos corpos redondos: 
-
3º Escreva o número de lados da figuras dadas. 
-
a) Quadrado: 
b) Triângulo: 
c) Trapézio: 
d) Retângulo: 


GEOGRAFIA 
CONTEÚDO: Relações entre o campo e a cidade. 
LEITURA: páginas 20, 21 e 22 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 23 e 24 do Livro Didático Volume 2, caderno de Geografia. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA 


1º O que nos mostra a circulação de produtos e serviços entre o campo e a cidade? 
-
-
-
 Responda com atenção: 
-
a) Para fazer o ketchup que consumimos a indústria precisa de que? 
-
-
b) O agricultor, por sua vez, para cultivar os tomates precisa de quê? 
-
-
c) Geralmente as indústrias ficam onde? 
-
-
 Marque a resposta certa: 
-
a) De maneira geral, o campo: 
-
(   ) Produz os alimentos e as matérias primas.
(   ) Produz as ferramentas para as indústrias. 
-
b) As indústrias transformam: 
-
(   ) O que é produzida na cidade. 
(   ) O que é produzido no campo. 


CIÊNCIAS 
CONTEÚDO: Planeta Terra. 
ATIVIDADE: Caderno de Ciências. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS


Leia o texto abaixo: 
-
A terra é nosso planeta, tem a forma arredondada e gira em torno do Sol. 
O Sol é uma grande estrela que ilumina a Terra. 
A superfície da Terra é formada por oceanos, rios, lagos, pedras, terra, vegetais e animais. 
A Terra pode ser representada por globo, mapas e fotos. 
A Terra é envolvida por uma atmosfera. Atmosfera é uma camada de ar. Os animais e as plantas necessitam de água, ar, luz e calor solar para sobreviver. 
-
1º Use dos seus conhecimento prévios e assinale todas as alternativas corretas sobre o Sol. 
-
a) O Sol é: 
-
(   ) Muito quente. 
(   ) Muito frio. 
-
b) O Sol é: 
-
(   ) Uma estrela. 
(   ) Um planeta. 
(   ) Uma Galáxia. 
-
2º De acordo com o texto, relacione o nome com as definições. 
-
(A) Terra 
(B)  Sol 
(C) Superfície da terra 
(D) Atmosfera 
(E) Animais e planetas 
-
(   ) Necessitam de água, ar luz e calor solar para sobreviver. 
(   ) É formada por oceanos, rios, lagos pedras, terra vegetais e animais. 
(   ) É uma camada de ar. 
(   ) É uma grande estrela que ilumina a terra. 
(   ) É nosso planeta e tem a forma arredondada. 
-
3º Qual a importância do Sol e da Lua para o desenvolvimento da vida na Terra? 
-
-
-
4º O que representa o globo terrestre? 
-
-
-
5º Responda: 
-
a) Nome do satélite natural da terra? 
-
b) O que são planeta? 
-
c) Qual o nome do elemento essencial para a existência de vida na Terra? 
-
d) O que é o mapa múndi ? 
-
6º De acordo com a página (3) do seu Livro Volume 2 responda, completando as questões abaixo: 
-
a) Esta imagem da _______ é uma das primeiras ______________ do nosso __________. 
-
b) Ela foi tirado do espaço por _____________ que estavam a caminho da _____. 
-
c) Esses e outros elementos, como o______ e a ______ e o ______ do ____ fazem da ________ um lugar muito especial. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO