3º ANO - SEMANA DE 29/06 À 03/07
3º ANO - SEMANA DE 29/06 À 03/07
HISTÓRIA
CONTEÚDO: O lazer nas cidades do passado.
LEITURA: página 23 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: página 24 do Livro Didático Volume 2, caderno de História.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
DATA COMEMORATIVA > FESTAS JUNINAS
1º Estamos em um período muito diferente, uma quarentena por causa de uma pandemia. Se fosse um período normal, estaríamos no período das festas juninas. Essas festas fazem parte do lazer no passado e no presente. O que você costumava fazer durante as festas juninas? Escreva e desenhe:
-
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Crônica – leitura e interpretação; Classificação das palavras: oxítona, paroxítona e proparoxítona (sílaba tônica).
LEITURA: página 36 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: página 37, 38 e 39 do Livro Didático Volume 2.
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: página 17 do Livro de Atividades Caligráficas e caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia o poema:
-
-
Qual é a dúvida?
-
Juro que eu nunca vi
Um cachorro relinchando
Um leão comendo alface
Dizendo que está gostando
Jacaré mostrando a língua
Chipanzé feliz nadando
-
Um morcego lá nas nuvens
Peixe dando piscadela
Bicho alegre numa jaula
Ou preguiça tagarela
Juro que também não vi
Pena em corpo de gazela.
-
a) Observe as palavras sublinhadas. Escreva-as na coluna certa, de acordo com a sílaba mais forte.
-
• Última:
-
• Penúltima:
-
• Antepenúltima:
-
b) Circule os verbos encontrados no poema.
-
c) Agora copie-os abaixo:
-
-
-
2º Circule as sílabas tônicas das palavras abaixo, e depois classifique.
-
(A) Oxítona (B) Paroxítona (C) Proparoxítona
-
a) ( ) chipanzé b) ( ) árvore
c) ( ) gazela d) ( ) feliz
e) ( ) médico f) ( ) preguiça
g) ( ) tagarela h) ( ) cachorro
-
3º Escolha uma das palavras acima e forme uma frase.
-
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Fatos básicos; Adição com reagrupamento.
LEITURA: páginas 29, 32, 33, 34 e 35 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 30, 31, 36 e 37 do Livro Didático Volume 2, caderno de Matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Observe a operação abaixo e responda:
-
3 4 2
+ 1 2 5
4 6 7
-
a) Qual o nome dessa operação? -
b) Que número está na segunda parcela?
-
c) Que número está no total?
-
d) Que número está na primeira parcela?
-
2º Observe a situação apresentada a seguir.
-
Na escola de Ronaldo, estão matriculados 326 alunos no período da manhã e 541 alunos no período da tarde. Ao todo, quantos alunos estudam na mesma escola?
-
-
-
-
-
Para resolver esse problema, é preciso resolver uma....
-
3º Agora desenhe objetos que tenha a forma de:
-
a) Cilindro b) Cubo
-
-
-
-
c) Paralelepípedo d) Esfera
-
-
-
-
e) Cone
-
-
-
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: Aquecimento global, Cuidando das árvores.
LEITURA: página 17 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: 16, 18 e 19 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Matéria-Prima e Produtos industrializados.
LEITURA: páginas 21 e 22 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 25 e 26 do Livro Didático Volume 2, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º A circulação de produtos e serviços entre campo e cidade nos mostra o quê?
--
-
2º A cidade é prestadora de serviços especializados, como:
-
a) ( ) Ciências e Geografia
b) ( ) Ciências e Tecnologia
-
3º Complete de acordo com o texto da página 22 do seu livro.
-
a) As novas ________________ para o trabalho no ____________ favoreceram o ___________ da _________________.
-
b) Denominado ______________, incluindo grandes e _____________ propriedades ___________.
-
4. Explique o esquema da gravura do seu livro da página 22.
-
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Ambiente da Terra; Características dos ambientes.
LEITURA: páginas 22, 23, 24, 25 e 26 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 27 do Livro Didático Volume 2, caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Leia o poema abaixo.
-
Vale a pena reparar
Na forma da vegetação
Pois os galhos retorcidos,
vão crescendo, enrolados,
[...]
Nem se atreva a dizer que
ser TORTO é ter defeito!
-a) O texto refere-se a um dos biomas brasileiro. Qual é ele?
-
(A) Campos (B) Cerrado (C) Caatinga
-
2º Usando a sua imaginação represente através de desenho o Bioma do poema acima.
-
-
-
-
-
-
3º Assinale V para verdadeiro F para falso.
-
( ) O clima da caatinga é muito seco, por isso nenhum animal ou planta vive lá.
( ) A vegetação dos campos é caracterizada por muitas árvores de grande porte.
( ) As árvores do cerrado conseguem água mesmo durante a estação seca.
( ) Em regiões mais frias, podemos encontrar as Florestas temperadas.
( ) A Floresta Amazônica é maior floresta tropical do mundo e abriga inúmeras especies de seres vivos.

Comentários
Postar um comentário