4º ANO - SEMANA DE 29/06 À 03/07


4º ANO - SEMANA DE 29/06 À 03/07


HISTÓRIA 
CONTEÚDO: Novos modos de vida. 
LEITURA: páginas 23, 24 e 25 do Livro Didático Volume 2.  
ATIVIDADE: páginas 24 e 26 do Livro Didático Volume 2, caderno de História. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA 

DATA COMEMORATIVA > FESTAS JUNINAS

1º Cada época do ano há um tipo de alimentação. Os povos antigos escolhiam viver perto dos rios, pois dependiam muito da agricultura para viver. Ainda estamos em quarentena por causa da pandemia. Se fosse uma época normal estaríamos no período das festas juninas. Que alimentos específicos são consumidos durante as festas juninas? Escreva uma receita que sua família costuma comer durante essa época: 
-


PORTUGUÊS 
CONTEÚDO: Palavras com terminação: AGEM; Pronomes pessoais caso oblíquo. 
ATIVIDADE: páginas 32, 33, 37 e 38 do Livro Didático Volume 2. 

CALIGRAFIA 
ATIVIDADE: páginas 17 e 18 do Livro de Atividades Caligráficas, caderno de Português. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º Leia a piada abaixo: 
-
Um louco estava escrevendo uma carta. 
Outro louco aproximou-se e lhe perguntou: 
_ Para quem você está escrevendo uma carta? 
_ Para mim mesmo. 
_ E o que você está escrevendo? 
_ Não sei. Ainda não recebi-a. 
-
-
a) Circule no texto os pronomes pessoais do caso oblíquo. 
-
b) Agora copie-os abaixo. 
-
-
2º Escreva a segunda frase substituindo as palavras destacadas pelos pronomes lhe ou lhes. Veja o exemplo. 
-
EX: Mamãe me deu um presente. Dei a ela outro presente. 
R -  Dei-lhe outro presente. 
-
a) A escritora chegou. Entreguei a ela um livro. 
-
-
b) Joana estuda bastante. A mãe deu a ela um livro. 
-
-
c) As crianças estão com fome. Ofereci a elas esses doces. 
-
-
d) Minha irmã adora minhas roupas. Emprestei a ela minha saia nova. 
-
-
3º Complete as frases usando as palavras abaixo: 
-
bagagem – garagem – miragem – pagem
a) Esse rapaz é um ótimo __________________ 
-
b) João levou a minha ______________ ao aeroporto. 
-
c) Tânia é tão linda que parece uma ______________ 
-
d) A ______________do papai está muito cheia! 
-
4º Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo: 
-
a) Pagem: 
-
-
-
b) Miragem: 
-
-

MATEMÁTICA 
CONTEÚDO: As tabuadas e os múltiplos. 
LEITURA: páginas 50 e 51 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 48, 49, 52, 53 e 54 do Livro Didático Volume 2, caderno de Matemática. 
OBS: Estudar a tabuada de 2 e 3 de multiplicar. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 

1º Observe a operação abaixo, calcule e responda. 
-
4 6 0 2 
     X 5 
-
a) Qual a operação efetuada? 
-
b) Qual o multiplicando? 
-
c) Qual o produto? 
-
d) Qual o multiplicador? 
-
2º Observe os números abaixo e circule os múltiplos de 5. 
-
 15,   23,  55,  9,  10,  25,  7,  0 
-
3º Encontre os 6 múltiplos de: 
-
a) M ( 3 ) 
b) M ( 10 ) 
c) M ( 8 ) 
-
4º Agora calcule as multiplicações abaixo: 
-
*468 X 0 =        *18 X 0 =        *56 X 0 =        *1 550 X 0 = 
-
*846 X 10 =        *1 562 X 10 =        *39 X 10 =        *146 X 10 = 
-
*3246 X 100 =        *9 X 100 =        *285 X 100 =        *3568 X 100 = 
-
5º Arme e efetue as multiplicações. 
-
a) 3 257 X 3 
-
-
-
-
-
b) 2 053 X 2 
-
-
-
-
-

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 
CONTEÚDO: Compostagem,  Hortas Urbanas e Hortas na Escola.
LEITURA: páginas 14, 15 e 16 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 
ATIVIDADE: páginas 16 e 17 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 


GEOGRAFIA 
CONTEÚDO: Pirâmide etária brasileira. 
LEITURA: página 27 do Livro Didático Volume 2. 
ATIVIDADE: páginas 29 e 30 do Livro Didático Volume 2, caderno de Geografia. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA 

1º A pirâmide etária brasileira do seu livro na página 27 foi construída com base em que? 
-
-
-
2º A construção e a análise das pirâmides etárias são importantes para quê?
-
-
-
-
3º Com base da pirâmide cada vez menor ao longo dos anos, fica evidente a necessidade de se investir mais em quê?
-
-
-
4º O corpo largo da da pirâmide indicou o quê?
-
-
-
5º Explique a base, o corpo e o ápice da pirâmide.
-
a) Base: 
-
-
b) Corpo:
-
-
c) Ápice: 
-
-


CIÊNCIAS 
CONTEÚDO: Cadeia alimentar; Fluxo de energia da matéria.
ATIVIDADE: páginas 29, 30 e 32 do Livro Didático Volume 2, caderno de Ciências. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS. 

1º Sublinhe a definição de cadeia alimentar. 
-
a) Produção do próprio alimento pelos seres vivos. 
b) Transferência de energia de um ser vivo para o outro, por meio do alimento. 
-
2º Em uma cadeia alimentar, os produtores são os: 
-
-
-
3º Como são chamados os seres vivos que dependem de outros seres vivos para se alimentar? 
-
-
-
4º Os seres que se alimentam de vegetais e animais mortos são os: 
-
-
-
5º Represente uma cadeia alimentar com os seguintes componentes:  
-
vegetal - sapo - gavião - lagarta - serpente 
-
R: 
-
-
6º Complete as  frases abaixo com as palavras em destaque:
-
mortos - plantas - animais - seres vivos - ecologia - alimentos - consumidores - decompositores - produtores
-
a) ____________ é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.
-
b) Por produzirem seu próprio alimento as ___________ são chamadas de ___________. 
-
c) Os _________ e outros _______________ que não produzem seus  ____________, mas consomem os que existem na natureza são chamados seres__________________. 
-
d) Os seres vivos que se alimentam dos seres ______________ são chamados _________________. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO