5º ANO - SEMANA DE 29/06 À 03/07
5º ANO - SEMANA DE 29/06 À 03/07
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Os povos africanos e a oralidade.
LEITURA: página 24 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: página 25 do Livro Didático Volume 2, caderno de História.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
DATA COMEMORATIVA > FESTAS JUNINAS
1º Estamos aprendendo a importância da oralidade entre os povos. Com essa prática muitas histórias são passadas de geração para geração. Sobre as festas juninas há muitas histórias relacionadas aos santos comemorados no mês de junho. Pesquise com seu pais ou avós alguma história relacionada a esse mês (junho) e escreva aqui. Se quiser pode desenhar também.
-
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Conjunções: oposição; Conjunções: adição.
ATIVIDADE: páginas 32, 33, 34 e 35 do Livro Didático Volume 2.
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: páginas 18 e 19 do Livro de Atividades Caligráficas, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia o texto:
-
João é um bom rapaz, porém quando fica aborrecido costuma ser muito grosso!
Ontem seu irmão pegou o carro dele para sair, contudo não lhe avisou.
João ficou muito bravo, todavia o irmão havia deixado um bilhete que ele não viu.
-
a) Circule as conjunções de oposição encontradas no texto.
-
b) Agora copie-as abaixo:
-
-
2º Leia as frases abaixo e separe-as retirando as conjunções de oposição depois de sublinhá-las.
-
a) Hoje fui fazer uma exame, porém a médica não compareceu.
-
-
b) Gosto de fazer trabalho em grupo, no entanto meus colegas não contribuem.
-
-
c) Acordei cedo para a aula, todavia acabei me atrasando.
-
-
3º Use as conjunções de adição para formar frases, juntando as frases abaixo.
-
Conjunções de adição: e, também, nem ou mais.
-
de ir ao shopping -- bolo de chocolate -- Gosto de suco de laranja -- Estou com vontade de ir a praia -- várias canjicas -- viajarei esse ano -- Ano passado não viajei -- Ganhei 2 bolos de milho
-
-
-
-
-
-
-
-
4º Elabore uma frase com uma conjunção:
-
a) oposição:
-
b) adição:
-
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Adição e subtração de frações com o mesmo denominador; Grandezas proporcionais.
LEITURA: 38, 39, 47 e 48 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: 43, 44, 49, 50, 51 e 52 do Livro Didático Volume 2, caderno de Matemática.
OBS: Estudar a tabuada de 2, 3, 4 e 5.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA.
1º Para encontrar o resultados das frações, soma os numeradores e repetem os denominadores se forem iguais, agora encontre os resultados das mesmas.
-
a) ¹⁴/₁₁ +²³/₁₁ + ¹⁸/₁₁ = -
b) ⁴⁶/₁₀₀ + ¹³/₁₀₀ =
-
c) ²⁴/₁₂ + ³⁰⁰/₁₂ + ⁴⁸/₁₂ =
-
d) ¹³⁴/₁₀₀ + ²⁷/₁₀₀ =
-
2º Na subtração acontece o mesmo, só subtrai. Calcule.
-
a) ⁷⁶/₁₀ - ⁴⁵/₁₀ =
-
b) ²³/₁₀₀ - ¹⁴/₁₀₀ =
-
c) ⁷⁶/₂₈ - ¹⁵/₂₈ =
-
d) ³⁰/₂₀ - ¹⁴/₂₀ =
-
3º Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero. Agora complete.
-
a) ²/₅ x ²/₂ =
-
b) ⁴/₃ x ³/₃ =
-
c) ⁶/₄ x ²/₂ =
-
d) ⁵/₂₅ x ⁵/₅ =
-
4º Ao dividir o numerador e o denominador de uma fração pelo mesmo número, estamos encontrando uma fração equivalente e, ao mesmo tempo, realizando uma simplificação de fração. Observe e complete.
-
a) ³⁵/₂₅ : ⁵/₅ =
-
b) ³²/₂₄ : ⁴/₄ = : ²/₂ =
-
c) ⁷²/₄₈ : ⁸/₈ = : ³/₃ =
-
d) ³⁶/₈₁ : ⁹/₉ =
-
5º Observe a fração abaixo e responda:
-
⁷/₅
Podemos simplificá-la? Porque?
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: Necessidade ou desejo; Partiu economizar.
LEITURA: páginas 13 e 14 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: páginas 12, 13, 14 e 15 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: A importância dos oceanos e mares.
LEITURA: páginas 29, 30 e 31 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: página 32 do Livro Didático Volume 2, caderno de Geografia.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
1º Para que os oceanos e mares são importantes?
--
-
2º Mesmo sendo fundamentais para o planeta, o que os oceanos e mares recebem diariamente?
-
-
-
3º De onde vem a maior parte dessa poluição?
-
-
-
4º Escreva três desses principais poluentes. (Escolha do aluno)
-
a)
-
b)
-
c)
-
5º Explique com suas palavras as gravuras da página 30.
-
-
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Sentidos.
LEITURA: páginas 24 e 25 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: página 26 do Livro Didático Volume 2, caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º De acordo com as páginas 20, 21 e 22 do seu do 2º modulo, responda completando as frases:
-
a) Controla os músculos e o equilíbrio.
-
b) Recebe todas as mensagens vindas do ambiente. -
c) Fazem a ligação entre o encéfalo e a medula espinhal e todo o organismo.
-
d) São as principais células do Sistema nervoso.
-
2º Relacione as colunas, escrevendo a letra correspondente a cada definição:
( A ) Sistema nervoso
(B) Encéfalo
(C) Cérebro
(D) Cerebelo
(E) Tronco encefálico
(F) Caixa craniana
(G) Coluna vertebral
( ) É a estrutura óssea que protege a medula espinal.
( ) É o responsável por funções involuntários como batimentos cardíacos e respiração.
( ) É formado pelo cérebro, pelo tronco encefálico e pelo cerebelo.
( ) É o responsável por funções como memória, pensamento emoções e sentidos.
( ) É o centro de comando do nosso corpo.
( ) É responsável pelo equilíbrio e por coordenar nossos movimentos.
( ) É a estrutura óssea que protege o encéfalo.
-
3º Relacione a 2º coluna de acordo com a primeira.
-
(1) orelha
(2) olho
(3) nariz
(4) pele
(5) língua
-
( ) É o órgão que usamos para sentir o sabor dos alimentos.
( ) É o órgão usado para ouvir sons.
( ) É o órgão que usamos para sentir frio ou calor.
( ) É o órgão usado para sentir os cheiros.
( ) É o órgão usado para ver as coisas ao nosso redor.
-

Gostei muito
ResponderExcluir😄😄😄😄😎
ResponderExcluir