3º ANO - SEMANA DE 27/07 À 31/07
3º ANO - SEMANA DE 27/07 À 31/07
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Som nasal; M e N no final da sílaba.
ATIVIDADE: páginas 62 e 63 do Livro Didático Volume 2, caderno de Português.
REVISÃO NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia o texto abaixo:
-Marque um X na resposta certa:
-
a) O texto é:
-
( ) Lenda
( ) Receita
( ) História
-
b) Circule na receita os verbos que estão no imperativo.
-
c) Sublinhe no texto, com lápis vermelho uma palavra oxítona e de azul uma paroxítona.
-
2º Nesse texto não tem nenhuma palavra proparoxítona. Complete a frase abaixo com a regra.
-
a) Todas as palavras proparoxítonas possuem 3 ou mais _____________ e sempre são __________________ a sílaba tônica (mais forte).
-
3º Complete as frases com um verbo.
-
a) Comprei um guarda-chuva porque________ muito.
-
b) Ana gosta de ________ corda no parque.
-
c) Gosto de ________ pizza no jantar.
-
d) Eles __________ tv toda noite.
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: páginas 28 e 29 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Figuras geométricas espaciais; Poliedros e corpos redondos; Planificação de sólidos geométricos; Figuras geométricas planas; Figuras congruentes; Áreas das figuras planas; Adição e subtração.
LEITURA: páginas 3, 4, 7, 12, 16, 17, 20, 21, 24, 29 e 47 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: caderno de Matemática.
REVISÃO NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Observando as páginas 3 e 4 e desenhe os sólidos geométricos abaixo:
-
a) Cubo
-
-
-
-
b) Cilindro
-
-
-
-
c) Paralelepípedo
-
-
-
-
d) Esfera
-
-
-
-
e) Cone
-
-
-
-
f) Pirâmide
-
-
-
-
2º Sabendo-se que os sólidos geométricos são divididos em dois grupos: Poliedros e corpos redondos. Contorne os que são corpos redondos.
-
Cilindro - pirâmide - paralelepípedo - esfera - cubo - cone
-
3º Veja as planificações da página 15 e desenhe a que se refere
ao paralelepípedo. -
-
-
-
-
4º Baseado no que foi estudado sobre figuras geométricas planas
nomeei-as de acordo ao número de lados.
-
a) Tem três lados:
b) Tem quatro lados:
-
5º Agora desenhe as figuras conhecidas como quadriláteros.
-
-
-
-
-
6º Observe a imagem do cubo da página 3 e escreva o número de faces, vértices e arestas.
-
-
-
7º Observe a página 26 e desenhe uma malha quadrada e represente um retângulo com oito quadrinhos.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
8º Realize adições nas retas numéricas, observando cada situação.
-
-
9º Leia o probleminha abaixo com atenção e responda:
-
a) Leonardo e Ricardo colecionam figurinhas, Ricardo tem 134 figurinhas e Leonardo tem 286. Quantas figurinhas eles tem juntos?
-
-
-
-
10º Agora vamos representar na reta numérica a subtração abaixo.
-
-
11º Observe o gráfico da página 39 e responda:
-
a) Quantos ursinhos de pelúcia foram vendidos no mês de janeiro e fevereiro?
-
-
-
-
b) Quantas bonecas foram vendidas no mês de janeiro e fevereiro?
-
-
-
-
c) Qual a diferença de bolas que foram vendidas entre o mês de janeiro e fevereiro?
-
-
-
-
12º Vamos armar e efetuar essas operações abaixo e escrever o nome dos termos.
-
a) 7452 + 2718 =
-
-
-
-
b) 8639 - 5217 =
-
-
-
-
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Revisão de conteúdos.
ATIVIDADE: caderno de Ciências.
REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS
REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Escreva o nome dos elementos que possibilitam a existência de vida no planeta terra.
-
-
-
2º Observe as imagens abaixo e identifique colocando o nome nas formas que representam a terra.
-
-
a) Qual dessas formas podemos utilizar para visualizar toda a superfície terrestre de uma só vez?
-
-
-
3º Complete com as frases com as palavras abaixo:
-
Sol, Lua, Terra, planeta
-
a) O______ brilha no céu durante o dia
b) A_______ é visto á noite no céu.
c) Nós vivemos no planeta ______.
d) A terra é um _______.
-
4º Como é a temperatura nas regiões de tundra?
-
-
-
5º Descreva abaixo as águas de:
-
a) Mares e oceanos.
-
-
-
b) Rios e lagos.
-
-
-
6º Pesquise recorte e cole gravuras ou desenhe, seres vivos que vivem nos mares, oceanos, rios e lagos.
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Trabalho na cidade e Setores econômicos.
LEITURA: páginas 14 e 15 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: caderno de Geografia.
REVISÃO NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º Complete com atenção de acordo com o texto da página 14 do seu livro.
-
a) Na indústria ______________, a _____________ e a _____________ nas linhas de _____________ são cada vez mais ____________ e tendem a _______________ postos de _____________ antes _____________ por _____________.
-
2º Responda:
-
a) As relações de trabalho vêm demonstrando o quê?
-
-
-
b) No entanto, nas cidades há também dificuldade relacionadas a quê?
--
-
c) Atualmente, algumas pessoas têm profissões que possibilitam realizar seus trabalhos em casa, no sistema conhecido como?
-
-
-
3º Escreva o significado das palavras abaixo:
-
a) Coworking
-
-
-
b) Home office
-
-
-
4º As Atividades econômicas podem ser divididas em três partes. Quais são elas?
-
-
-
5º As matérias-primas podem ser de qual origem?
-
-
-
-
6º O que produz o setor secundário?
-
-
-
7º Relacione corretamente:
-
(a) Setor Terciário
(b) Setor Primário
(c) Setor Secundário
-
( ) Atividade que produz matéria-prima como pecuária, extrativismo e a agricultura.
( ) Atividade responsável em transformar as matérias-primas.
( ) Atividade econômica de comércio e prestação de serviços.
-
8º É a atividade de extrair minério do solo:
-
a) ( ) agricultura
b) ( ) pecuária
c) ( ) extrativismo
-
9º Escreva quem é responsável:
-
a) Pela agricultura:
-
-
b) Pela pecuária:
-
-
10º Desenhe alguns produtos fornecidos pela:
-
a) Agricultura
-
-
-
-
b) Pecuária
-
-
-
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Revisão de conteúdos.
ATIVIDADE: caderno de História.
REVISÃO NO CADERNO DE HISTÓRIA
Chegamos ao fim de mais um módulo. Nele aprendemos como é viver no campo e na cidade. É hora de recordar! Responda às questões com atenção:
-
1º Pessoas moram em cidades. Que necessidades básicas as pessoas precisam para viver bem?
-
-
-
2º Na cidade há espaços públicos e privados. Coloque (1) para os espaços públicos e (2) para os espaços privados.
-
( ) Cinema
( ) Apartamento( ) Praça
( ) Rua
( ) Casa
( ) Escola
-
3º Os espaços urbanos são aqueles que acontecem nas cidades. Tendo como base seu livro página 4 e 5, coloque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as falsas.
-
( ) Na prefeitura fica o presidente.
( ) As ruas se conectam os diferentes bairros.
( ) Na câmara municipal trabalham os vereadores.
( ) As ruas e praças são espaços privados.
( ) Existe escola pública e particular.
( ) Os hospitais atendem as pessoas que estão doentes.
-
4º A prefeitura da cidade é responsável por certos serviços públicos. Escreva um serviço público e sua importância. Consulte seu livro página 9.
-
-
-
5º Ter iluminação pública e água encanada é essencial para a população. Mas nem sempre foi assim. Como as pessoas coletavam água antigamente?
-
-
-
6º O espaço doméstico é o espaço da nossa casa. O que você mais gosta de fazer em sua casa?
-
-
-
7º Pessoas sempre trabalharam, mas antigamente o trabalho era bem diferente. Consulte seu livro página 19 e escreva dois tipos de trabalho que hoje não existe mais.
-
-
-
8º Toda pessoa precisa de diversão. Geralmente as atividades de lazer ocorrem depois do trabalho ou das aulas. Marque somente as atividades de lazer nas cidades.
-
( ) Jogar bola na praça
( ) Estudar a lição
( ) Andar de bicicleta
( ) Copiar a tarefa
( ) Jogar vídeo game
( ) Ir ao cinema
-
9º Muitas pessoas vivem nas zonas rurais. O modo de viver no campo segue o ritmo da natureza. Marque a afirmativa que comprova isso.
-
( ) As pessoas do campo acordam bem cedo quando o sol nasce e vão dormir quando anoitece.
( ) As pessoas do campo acordam tarde e vão dormir depois da meia noite.
-
10º O homem do campo trabalha muito. Relacione o trabalho do homem na zona rural.
-
(1) Agricultura
(2) Pecuária
(3) Extrativismo mineral
(4) Extrativismo vegetal
(5) Extrativismo animal
-
( ) O homem colhe castanha-do-pará.
( ) A pescaria do índio é feita com arco e flecha.
( ) Essa prática consiste em plantar e colher.
( ) Em muitas regiões é extraído da terra minério como chumbo.
( ) Essa é a prática de cuidar dos animais como galinhas, porcos, patos, vacas.
-
11º Consultando seu livro página 28, escreva como as pessoas do campo se divertem?
-
-
-
-
INGLÊS
Assistir ao vídeo abaixo:
Assistir ao vídeo abaixo:





Comentários
Postar um comentário