4º ANO - SEMANA DE 20/07 À 24/07
4º ANO - SEMANA DE 20/07 À 24/07
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Agricultura brasileira na atualidade.
LEITURA: página 33 do Livro Didático Volume 2.
LEITURA: página 33 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: página 34 do Livro Didático Volume 2, caderno de História.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
AGRICULTURA BRASILEIRA NA ATUALIDADE – OUTROS OLHARES
1º Muitas pessoas hoje preferem consumir alimentos orgânicos, isto é, produtos cultivados sem agrotóxicos. Esses alimentos provêm de pequenas propriedades de agricultores que vendem a produção na região onde moram. Sabendo disso, escreva um texto falando da importância desses agricultores para a economia e para a saúde.
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Processo de formação de palavras; Variação linguística: palavras com OU; Cardápio.
ATIVIDADE: páginas 55, 56, 59, 60, 61 e 62 do Livro Didático Volume 2, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
ATIVIDADE: páginas 55, 56, 59, 60, 61 e 62 do Livro Didático Volume 2, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
Analise o cardápio abaixo e responda:
-
-
1º Os cardápios, em geral, são divididos em seções. Por que?
-
-
-
2º Dos itens apresentados acima, quais você escolheria para fazer uma refeição rápida?
-
-
-
3º Quais comidas são as mais caras nesse cardápio?
-
-
-
4º Quais alimentos são mais saudáveis nesse cardápio?
-
-
-
5º Complete as frases com os pronomes demonstrativos abaixo.
-
este - aquilo - esta - estes - essa - aquela - esse - aquele - isto - esses
-
a) __________ bicicleta é minha, ___________ é a sua?
-
b) Guarde ____________ livro na mochila.
-
c) Você conhece ___________ menino?
-
d) O que é ______________ dentro do armário?
-
e) Pegue ____________ boneca perto de você, por favor!
-
6º - Elabore seu cardápio de alimentação semanal. Nele deve conter café da manhã, almoço, lanche e jantar. Ilustrar e pintar.
-
-
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: 25 e 26 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Multiplicação por 2 algarismo; Propriedades da multiplicação.
LEITURA: páginas 68, 69, 71 e 72 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 69, 70, 72 e 73 do Livro Didático Volume 2, caderno de Matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
LEITURA: páginas 68, 69, 71 e 72 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: páginas 69, 70, 72 e 73 do Livro Didático Volume 2, caderno de Matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Sabemos que para encontrar os múltiplos, multiplicamos os números. Escreva os múltiplos dos números dados.
-
a)
x 4 =
4 x 6 =
x 8 =
b)
x 7 =
6 x 9 =
x 6 =
-
2º Dados os números 4, 5, determine:
-
a) Os múltiplos de 4.
-
b) Os múltiplos de 5.
-
c) Qual foi o menor múltiplo encontrado entre os múltiplos de 4 e 5?
-
3º Agora vamos calcular as multiplicações.
-
a)
342
x23
-
b)
596
x35
-
4º De acordo com a multiplicação por, 0, 10, 100, calcule as multiplicação abaixo.
-
a) 386 x 0 =
b) 59 x 100 =
c) 73 x 10 =
d) 8 x 100 =
e) 146 x 10 =
f) 247 x 10 =
g) 99 x 100 =
h) 18 x 10 =
-
5º Agora leia os probleminhas abaixo e resolva com atenção:
-
a) Em uma gaveta posso guardar 18 pares de meias. Quantos pares de meias vou guardar em 5 gavetas?
-
-
-
-
-
b) Fábio comprou 1 caneta colorida por R$ 12,00. Quanto Fábio pagou em 23 canetas,para dar aos colegas de classe?
-
-
-
-
-
c) Uma caixa de picolé cabe 250 picolés. Quantos picolés podem caber em 6 caixas?
-
-
-
-
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Chegada dos Portugueses.
LEITURA: páginas 8, 9, 10 e 12 do Livro Didático Volume 2.
LEITURA: páginas 8, 9, 10 e 12 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º Os índios tupi-Guarani chamavam suas terras de Pindorama. O que essa palavra significa? É quais são os tipos de palmeiras existentes na paisagem brasileira?
-
-
-
-
2º Qual é o nome da árvore que originou o nome Brasil? E porquê?
-
-
-
3º O mapa do Brasil elaborado em 1565 por Sebastião Lopes representa o quê?
-
-
-
4º As outras duas gravuras da página 8 estão representando o quê?
-
-
-
5º Nos séculos XV e XVI, as navegações marítimas permitiram o quê?
-
-
-
6. Para que alguns avanços tecnológicos foram fundamentais?
-
-
-
-
7. De que forma os colonizadores portugueses não respeitaram os povos indígenas?
-
-
-
-
8. De que forma atualmente diversas comunidades indígenas garantem a preservação de seus territórios e cultura?
-
-
-
9. O que os povos indígenas apresentam aqui no Brasil? E o que muitos resistem até hoje para preservar?
-
-
-
-
10. Como vivem os povos indígenas de modo geral? E o que eles acumulam?
-
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Teias alimentares.
LEITURA: páginas 32, 33, 34 e 38 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
LEITURA: páginas 32, 33, 34 e 38 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
Teia alimentar.
Teia alimentar pode ser descritos como o conjunto de cadeias alimentares. Não é linear e nem possui os níveis trópicos definidos, pois em uma Teia um ser vivo pode desempenhar papeis diferentes em cadeias alimentares diferentes. Elas representam o fluxo de obtenção de energia por parte dos seres vivos que participam de um ecossistema.
-
-
A Teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares que estão conectadas. Um mesmo organismo pode participar de varias
cadeias alimentares diferentes, que fazem parte de um ecossistema maior.
Na cadeia alimenta temos a ideia de ciclo. A teia alimenta, por sua vez, une todos esses ciclos, mostrando as relações tróficas
entre os seres vivos, que são bem mais complexas.
-
-
1º Observe a representação da primeira gravura do texto de uma Teia alimentar e responda.
-
a) Caracterize uma Teia alimentar.
-
-
-
-
b) Identifique três cadeias alimentares formadas pelos seres vivos que compõem essa Teia alimentar.
-
-
-
-
2º) Classifique os seres vivos dessa Teia alimentar em:
-
Produtores:
-
Consumidores:
-
-
3º Analise o esquema da segunda gravura e marque a alternativa correta:
-
(A) 1 Decompositor, 6 produtores, 2 consumidores.
(B) 1 Produtor, 5 consumidores, 0 decompositor.
(C) 1 Consumidor, 3 decompositores, 2 produtores.
(D) 1 Decompositor, 2 consumidores, 3 produtores.
-
4º O que aconteceria se uma substância tóxica produzida pelo ser humano matasse todos os insetos e mamíferos das duas imagem do texto?
-
-
-
5º Agora é a sua vez, crie uma:
-
a) cadeia alimentar
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
b) uma teia alimentar
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-




Comentários
Postar um comentário