5º ANO - SEMANA DE 27/07 À 31/07
5º ANO - SEMANA DE 27/07 À 31/07
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Continuação da interpretação de texto; Conjunção: condição.
ATIVIDADE: páginas 64, 65, 68 e 69 do Livro Didático Volume 2, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Observe o gráfico abaixo e responda as questões: (desenhar e pintar).
-População Indígena nas Regiões Brasileiras

Fonte: FUNAI
-
a) De onde foram retiradas as informações para esse gráfico?
-
-
-
b) Qual a região com:
-
• Maior números de índios:
• Menor números de índios:
-
c) Qual é a população indígena da sua região?
-
-
-
d) Qual é a função de um gráfico?
-
-
-
2º Complete o bilhete usando os verbos abaixo.
-
fazer-ter-ser-estar-inventar-gostar-dar
-
*Atenção! Em uma parte do bilhete, use verbos no pretérito. Em outra parte, use os verbos no presente.*
-
*Atenção! Em uma parte do bilhete, use verbos no pretérito. Em outra parte, use os verbos no presente.*
-
"Aninha,
Eu __________ muito da ideia que você me _____ de escrever um livro.
Até já ___________ umas personagens bem malucas para minha história.
A personagem principal ______ uma galinha que _____ um bico de tucano. A rival é uma gata que _____ de tudo para atrair a atenção de todos.
Ah! ________ tão empolgada!
Beijocas
Camila."
-
3º Elabore uma frase com o verbo no modo:
-
a) Indicativo:
-
b) Imperativo:
-
c) Subjuntivo:
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: páginas 27, 28 e 29 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Frações; frações equivalentes; simplificação de frações; comparação de frações; fração de quantidade; adição e subtração de frações; grandezas proporcionais; divisão em partes iguais; figuras geométricas espaciais; volume.
LEITURA: páginas 3, 4, 9, 12, 19, 23, 29, 38, 47, 53, 59, 60 e 70.
ATIVIDADE: caderno de Matemática.
REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Três alunos estavam estudando fração e cada um representou as frações. André disse que vai representar a fração ¹/₈, Artur representou ½ e Carol representou ¼.
Agora represente as frações dos alunos e escreva por extenso as mesmas.
-
a) André:
-
b) Artur:
-
c) Carol:
-
2º Entre os alunos da classe de Theo, ½ tem 11 anos, ¹/₃ tem 10 anos e ¹/₆ tem 12 anos.
-
Qual dos gráficos indica melhor essa distribuição das idades?
-
-
No gráfico que você escolheu, pinte segundo a legenda:
11 anos azul, 10 anos lilás, 12 anos ou mais pinte de laranja.
-
3º Sabendo-se que frações equivalentes são as frações que
representam a mesma parte do todo. Agora escreva uma fração equivalente a: -
a) 4
9
-
b) 5
3
-
c) 6
10
-
d) 3
10
-
4º Simplifique as frações e complete as igualdades.
-
a) 15 : 5 =
20 : 5
-
b) 16 : 8 =
40 : 8
-
c) 14 : 7 =
21 : 7
-
d) 36 : 9 =
45 : 9
-
e) 12 : 4 =
16 : 4
-
f) 24 : 6 =
42 : 6
-
5º Escreva uma fração com:
-
a) Cinco décimos
-
b) Sete doze avos
-
c) Quinze centésimos
-
d) Cinco sétimos
-
e) Doze milésimos
-
f) Um meio
-
g) Cem vinte avos
-
h) Três terços
-
6º Compare as frações colocando os sinais > ou <.
-
a)
1 __ 1
5 4
b)
2 __ 2
7 6
c)
2 __ 2
9 10
d)
5 __ 9
15 15
e)
6 __ 8
3 3
f)
3 __ 8
2 2
-
7º Um metro tem 100 cm. Quantos centímetros há em:
-
a) ½ de 100
-
b) ²/₄ de 100
-
c) ¹/₅ de 100
-
8º Fabiana comprou 5 abacaxis por 5 reais. Quanto pagaria por 15 abacaxis?
-
-
9º Juliana e Gabriel jantaram uma pizza dividida em 8 pedaços iguais. Juliana comeu 2 pedaços da pizza e Gabriel 3 pedaços.
Na figura pinte:
Amarelo, os pedaços comidos por Juliana.
Vermelho, os pedaços comidos por Gabriel.
Qual a soma das frações: ²/₈ + ³/₈ =
Que fração representa as partes que comeram juntos? _____
Que fração da pizza restou ____ - ____ = ____
-
10º Mariana fez 150 brigadeiros que serão divididos em duas bandejas. Uma das bandejas tem o dobro da outra. Quantos brigadeiros há em cada bandeja?
-
-
-
-
-
11º Escreva o número de faces, arestas e vértices de cada poliedro:
-
-
12º Sabendo-se que volume é o espaço ocupado por um corpo ou objeto, encontre em cada multiplicação cada volume.
-
a) 6 X 2 X 4
-
b) 5 X 3 X 2
-
c) 3 X 3 X 3
-
d) 3 X 6 X 2
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Revisão de Conteúdos.
ATIVIDADE: caderno de Ciências.
REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS
REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Observe o esquema e numere os quadros de acordo com as estruturas indicadas.
-
1-Nervos
2-Medula espinal
3-Encéfalo
-
2º Dê a definição de:
-
a) Encéfalo:
-
-
b) Cérebro:
-
-
c) Cerebelo:
-
-
d) Tronco Encefálico:
-
-
3º O coração, o sangue e os vasos sanguíneos fazem parte de qual sistema?
-
-
-
4º Responda o que se pede:
-
a) Sentir o cheiro das flores.
Órgão ___________
Sentido __________
b) Sentir a maciez do pelo do coelho.
Órgão ____________
Sentido ___________
c) Ouvir o barulho da chuva.
Órgão __________
Sentido _________
d) Ao me alimentar com as frutas.
Órgão ___________
Sentido___________
e) Ao ver os animais.
Órgão ________________
Sentido _______________
-
5º De acordo com o que estudamos sobre o esqueleto do corpo humano, escreva a localização correta:
-
a) Falange:
b) Fêmur:
c) Vértebras:
d) Rádio e ulna:
e) Úmero:
f) Crânio:
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Principais problemas ambientais urbanos; Mares e oceanos.
LEITURA: páginas 16, 17, 18, 26 e 27 do Livro Didático Volume 2.
LEITURA: páginas 16, 17, 18, 26 e 27 do Livro Didático Volume 2.
ATIVIDADE: caderno de Geografia.
REVISÃO NO CADERNO DE GEOGRAFIA
REVISÃO NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º Geralmente os problemas ambientais nas cidades estão relacionados a quê?
-
-
-
2º Entre os principais problemas ambientais urbanos, quais podemos citar?
-
-
-
3º Aponte alguns fatores relacionados aos problemas ambientais urbanos.
-
-
-
4º De acordo com o texto da página 20 do seu livro, responda:
-
a) Quais são as doenças mais comuns causadas pela impureza do ar?
-
-
b) A quem essas doenças atingem?
-
-
c) O que significa OMS?
-
-
d) Quais são as ideias que estão tentando bolar para melhorar a qualidade global do ar?
-
-
5º Quais são os oceanos existentes?
-
-
-
6º Qual é o oceano mais extenso? E quais continentes ele banha?
-
-
-
7º Leia os textos das páginas 30 e 31 e responda as questões a seguir.
-
a) Qual é a origem dos 80% dos lixos nos oceanos?
-
-
b) E os 20% restantes do lixo têm origem em quê?
-
-
c) Quais são as três nações que mais jogam lixo nos oceanos?
-
-
d) Qual é a posição que o Brasil ocupa no ranking dos países poluidores dos oceanos?
-
-
8º Para que os oceanos e mares são importantes?
-
-
-
9º Para você, qual é a importância dos mares e oceanos na sua vida?
-
-
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Revisão de conteúdos.
ATIVIDADE: caderno de História.
REVISÃO NO CADERNO DE HISTÓRIA
REVISÃO NO CADERNO DE HISTÓRIA
1º Chegamos ao fim de mais um módulo. Nele aprendemos muita coisa sobre cultura, modo de vida e registros que marcaram a História. Agora é hora de recordar! Responda com atenção as questões:
-
a) O homem viveu no passado e foi deixando pelo caminho vestígios, que chamamos de fontes históricas. Quais são elas? Escreva exemplos:
-
-
-
-
b) No passado a comunicação dos primeiros grupos humanos era diferente da nossa forma de se comunicar. Como esses grupos registravam suas expressões?
-
-
-
c) A necessidade de se comunicar sempre foi grande entre os povos primitivos. Que povos criaram a escrita cuneiforme? Marque:
-
( ) Japoneses
( ) Sumérios
-
2º Explique o motivo de a escrita cuneiforme ter esse nome:
-
-
-
a) Muitas vezes para se comunicar não há necessidade de palavras, bastam símbolos. Como esses símbolos são chamados?
-
-
-
b) Hoje podemos nos expressar somente com letras. Isso acontece com mensagens de texto em celulares, tablets, computadores. Escreva dois exemplos e o seu significado.
-
-
-
c) A história da escrita está relacionada à leitura. Durante a maior parte da história da humanidade, os livros e outros escritos eram difíceis de serem produzidos. No entanto um alemão chamado Johannes Gutenberg se destacou. Por quê?
-
-
-
d) Qual foi o primeiro livro impresso? Marque:
-
( ) Romance
( ) Bíblia
-
3º Por milhares de anos a arte é um meio de comunicação onde a humanidade podia expressar seus sentimentos. Durante essa aula vimos um vídeo (Saltimbancos). O que os artistas queriam expressar com essa obra?
-
-
-
-
4º O grafite é uma forma de arte moderna. Marque a afirmação verdadeira.
-
( ) Os grafiteiros sujam muros sem autorização do dono do imóvel.
( ) Os grafiteiros usam muros e espaços públicos, com autorização do dono do imóvel para desenhar e passar uma mensagem.
-
5º Existem diferentes culturas e diferentes histórias para explicar certos fatos. Uma dessas histórias vimos em forma de vídeo e texto. Descreva resumidamente a história de Anansi.
-
-
-
-
-
6º Nessas traduções orais muitos se destacaram em várias culturas. Na Grécia antiga eram os aedos. Quem eram?
-
-
-
a) Qual aedo grego mais conhecido e que história contava?
-
-
-
b) As histórias além de contadas eram também cantadas. Que tipo de artista cantava suas histórias?
-
( ) Griôs
( ) Grafiteiro
( ) Trovador
7º Qual a finalidade da oralidade tanto na cultura africana, quanto na indígena? Marque a alternativa correta:
-
( ) Somente transmitir alegria.
( ) Contar histórias bonitas.
( ) Contando as histórias se podia manter a cultura viva por muito tempo.
-
8º Além de escrever o homem também precisou contar, com isso surgiram os calendários. Descreva o calendário.
-
> Lunar :
-
-
-
> Solar:
-
-
-
-
-
9º Para que os calendários foram criados?
-
-
-
INGLÊS
Assistir ao vídeo abaixo:






Comentários
Postar um comentário