5º ANO - SEMANA DE 27/07 À 31/07


5º ANO - SEMANA DE 27/07 À 31/07 


PORTUGUÊS 
CONTEÚDO: Continuação da interpretação de texto; Conjunção: condição. 
ATIVIDADE: páginas 64, 65, 68 e 69 do Livro Didático Volume 2, caderno de Português. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 

1º Observe o gráfico abaixo e responda as questões: (desenhar e pintar). 
-
População Indígena nas Regiões Brasileiras


Fonte: FUNAI 
-
a) De onde foram retiradas as informações para esse gráfico? 
-
-
-
b) Qual a região com: 
-
 Maior números de índios: 
 Menor números de índios: 
-
c) Qual é a população indígena da sua região? 
-
-
-
d) Qual é a função de um gráfico? 
-
-
-
2º Complete o bilhete usando os verbos abaixo. 
-
fazer-ter-ser-estar-inventar-gostar-dar 
-
*Atenção! Em uma parte do bilhete, use verbos no pretérito. Em outra parte, use os verbos no presente.* 
-
"Aninha, 
Eu __________ muito da ideia que você me _____ de escrever um livro. 
Até já ___________ umas personagens bem malucas para minha história. 
A personagem principal ______ uma galinha que _____ um bico de tucano. A rival é uma gata que _____ de tudo para atrair a atenção de todos. 
Ah! ________ tão empolgada! 
Beijocas 
Camila."
-
3º Elabore uma frase com o verbo no modo: 
-
a) Indicativo: 
-
b) Imperativo: 
-
c) Subjuntivo: 
-


CALIGRAFIA 
ATIVIDADE: páginas 27, 28 e 29 do Livro de Atividades Caligráficas. 


MATEMÁTICA 
CONTEÚDO: Frações; frações equivalentes; simplificação de frações; comparação de frações; fração de quantidade; adição e subtração de frações; grandezas proporcionais; divisão em partes iguais; figuras geométricas espaciais; volume. 
LEITURA: páginas 3, 4, 9, 12, 19, 23, 29, 38, 47, 53, 59, 60 e 70. 
ATIVIDADE: caderno de Matemática. 

REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS 

1º Três alunos estavam estudando fração e cada um representou as frações. André disse que vai representar a fração ¹/₈, Artur representou ½ e Carol representou ¼. 
Agora represente as frações dos alunos e escreva por extenso as mesmas. 
-
a) André: 
-
b) Artur: 
-
c) Carol: 
-
2º Entre os alunos da classe de Theo, ½ tem 11 anos, ¹/₃ tem 10 anos e ¹/₆ tem 12 anos. 
Qual dos gráficos indica melhor essa distribuição das idades? 
-





-
No gráfico que você escolheu, pinte segundo a legenda: 
11 anos azul, 10 anos lilás, 12 anos ou mais pinte de laranja. 
-
3º Sabendo-se que frações equivalentes são as frações que
representam a mesma parte do todo. Agora escreva uma fração equivalente a: 
-
a) 
    9
-
b)
    3 
-
c)
   10 
-
d)
   10 
-
4º Simplifique as frações e complete as igualdades. 
-
a) 15 : 5 = 
    20 : 5 
-
b) 16 : 8 = 
    40 : 8 
-
c) 14 : 7 = 
     21 : 7 
-
d) 36 : 9 = 
    45 : 9 
-
e) 12 : 4 = 
    16 : 4 
-
f) 24 : 6 = 
    42 : 6 
-
5º Escreva uma fração com: 
-
a) Cinco décimos 
-
b) Sete doze avos 
-
c) Quinze centésimos 
-
d) Cinco sétimos 
-
e) Doze milésimos 
-
f) Um meio 
-
g) Cem vinte avos 
-
h) Três terços
-
6º Compare as frações colocando os sinais > ou <. 
-
a)
 __ 
5        4 

b) 
 2  __  2 
 7        6 

c) 
 2  __  2 
 9       10 

d) 
 5  __  9 
15      15 

e) 
 6  __  8 
 3        3 

f) 
 3  __  8 
 2        2 
-
7º Um metro tem 100 cm. Quantos centímetros há em: 
-
a) ½ de 100 
-
b) ²/₄ de 100 
-
c) ¹/₅ de 100 
-
8º Fabiana comprou 5 abacaxis por 5 reais. Quanto pagaria por 15 abacaxis? 







 -
9º Juliana e Gabriel jantaram uma pizza dividida em 8 pedaços iguais. Juliana comeu 2 pedaços da pizza e Gabriel 3 pedaços. 
Na figura pinte: 
Amarelo, os pedaços comidos por Juliana. 
Vermelho, os pedaços comidos por Gabriel. 
Qual a soma das frações: ²/₈ + ³/₈ = 














Que fração representa as partes que comeram juntos? _____
Que fração da pizza restou ____ - ____ = ____ 
-
10º Mariana fez 150 brigadeiros que serão divididos em duas  bandejas. Uma das bandejas tem o dobro da outra. Quantos brigadeiros há em cada bandeja? 
-
-
-
-
-
11º Escreva o número de faces, arestas e vértices de cada poliedro: 
-









-
12º Sabendo-se que volume é o espaço ocupado por um corpo ou objeto, encontre em cada multiplicação cada volume. 
-
a) 6 X 2 X 4 
-
b) 5 X 3 X 2 
-
c) 3 X 3 X 3 
-
d) 3 X 6 X 2


CIÊNCIAS 
CONTEÚDO: Revisão de Conteúdos. 
ATIVIDADE: caderno de Ciências. 

REVISÃO NO CADERNO DE CIÊNCIAS 


1º Observe o esquema e numere os quadros de acordo com as estruturas indicadas. 
-












1-Nervos 
2-Medula espinal 
3-Encéfalo 
-
2º Dê a definição de: 
-
a) Encéfalo:
-
-
b) Cérebro:
-
-
c) Cerebelo:
-
-
d) Tronco Encefálico:
-
-
3º O coração, o sangue e os vasos sanguíneos fazem parte de qual sistema? 
-
-
-
4º Responda o que se pede: 
-
a) Sentir o cheiro das flores. 
Órgão ___________ 
Sentido __________ 

b) Sentir a maciez do pelo do coelho.
Órgão ____________
Sentido ___________ 

c) Ouvir o barulho da chuva.
Órgão __________
Sentido _________ 

d) Ao me alimentar com as frutas.
Órgão ___________
Sentido___________

e) Ao ver os animais. 
Órgão ________________
Sentido _______________ 
-
5º De acordo com o que estudamos sobre o esqueleto do corpo humano, escreva a localização correta: 
-
a) Falange: 
b) Fêmur: 
c) Vértebras: 
d) Rádio e ulna: 
e) Úmero: 
f) Crânio: 



GEOGRAFIA 
CONTEÚDO: Principais problemas ambientais urbanos; Mares e oceanos. 
LEITURA: páginas 16, 17, 18, 26 e 27 do Livro Didático Volume 2. 
ATIVIDADE: caderno de Geografia. 

REVISÃO NO CADERNO DE GEOGRAFIA 


1º Geralmente os problemas ambientais nas cidades estão relacionados a quê? 
-
-
-
 Entre os principais problemas ambientais urbanos, quais podemos citar? 
-
-
-
 Aponte alguns fatores relacionados aos problemas ambientais urbanos. 
-
-
-
De acordo com o texto da página 20 do seu livro, responda: 
-
a) Quais são as doenças mais comuns causadas pela impureza do ar? 
-
-
b) A quem essas doenças atingem? 
-
-
c) O que significa OMS? 
-
-
d) Quais são as ideias que estão tentando bolar para melhorar a qualidade global do ar? 
-
-
 Quais são os oceanos existentes? 
-
-
-
Qual é o oceano mais extenso? E quais continentes ele banha? 
-
-
-
 Leia os textos das páginas 30 e 31 e responda as questões a seguir. 
-
a) Qual é a origem dos 80% dos lixos nos oceanos? 
-
-
b) E os 20% restantes do lixo têm origem em quê? 
-
-
c) Quais são as três nações que mais jogam lixo nos oceanos? 
-
-
d) Qual é a posição que o Brasil ocupa no ranking dos países poluidores dos oceanos? 
-
-
 Para que os oceanos e mares são importantes? 
-
-
-
 Para você, qual é a importância dos mares e oceanos na sua vida? 
-
-
-


HISTÓRIA 
CONTEÚDO: Revisão de conteúdos. 
ATIVIDADE: caderno de História. 

REVISÃO NO CADERNO DE HISTÓRIA 


1º Chegamos ao fim de mais um módulo. Nele aprendemos muita coisa sobre cultura, modo de vida e registros que marcaram a História. Agora é hora de recordar! Responda com atenção as questões: 
-
a) O homem viveu no passado e foi deixando pelo caminho vestígios, que chamamos de fontes históricas. Quais são elas? Escreva exemplos: 
-
-
-
-
b) No passado a comunicação dos primeiros grupos humanos era diferente da nossa forma de se comunicar. Como esses grupos registravam suas expressões? 
-
-
-
c) A necessidade de se comunicar sempre foi grande entre os povos primitivos. Que povos criaram a escrita cuneiforme? Marque: 
-
(   ) Japoneses 
(   ) Sumérios 
-
2º Explique o motivo de a escrita cuneiforme ter esse nome: 
-
-
-
a) Muitas vezes para se comunicar não há necessidade de palavras, bastam símbolos. Como esses símbolos são chamados? 
-
-
-
b) Hoje podemos nos expressar somente com letras. Isso acontece com mensagens de texto em celulares, tablets, computadores. Escreva dois exemplos e o seu significado. 
-
-
-
c) A história da escrita está relacionada à leitura. Durante a maior parte da história da humanidade, os livros e outros escritos eram difíceis de serem produzidos. No entanto um alemão chamado Johannes Gutenberg se destacou. Por quê? 
-
-
-
d) Qual foi o primeiro livro impresso? Marque: 
-
(   ) Romance 
(   ) Bíblia 
-
3º Por milhares de anos a arte é um meio de comunicação onde a humanidade podia expressar seus sentimentos. Durante essa aula vimos um vídeo (Saltimbancos). O que os artistas queriam expressar com essa obra? 
-
-
-
-
4º O grafite é uma forma de arte moderna. Marque a afirmação verdadeira. 
-
(   ) Os grafiteiros sujam muros sem autorização do dono do imóvel. 
(   ) Os grafiteiros usam muros e espaços públicos, com autorização do dono do imóvel para desenhar e passar uma mensagem. 
-
5º Existem diferentes culturas e diferentes histórias para explicar certos fatos. Uma dessas histórias vimos em forma de vídeo e texto. Descreva resumidamente a história de Anansi. 
-
-
-
-
-
6º Nessas traduções orais muitos se destacaram em várias culturas. Na Grécia antiga eram os aedos. Quem eram? 
-
-
-
a) Qual aedo grego mais conhecido e que história contava? 
-
-
-
b) As histórias além de contadas eram também cantadas. Que tipo de artista cantava suas histórias? 
-
(   ) Griôs 
(   ) Grafiteiro 
(   ) Trovador 

7º Qual a finalidade da oralidade tanto na cultura africana, quanto na indígena? Marque a alternativa correta: 
-
(   ) Somente transmitir alegria. 
(   ) Contar histórias bonitas. 
(   ) Contando as histórias se podia manter a cultura viva por muito tempo. 
-
8º Além de escrever o homem também precisou contar, com isso surgiram os calendários. Descreva o calendário. 
-
> Lunar : 
-
-
-
> Solar:  
-
-
-
-
-
9º Para que os calendários foram criados? 
-
-



INGLÊS 
Assistir ao vídeo abaixo: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO