GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 06/07 À 10/07
GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 06/07 À 10/07
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 25
-Eu faço parte da história
Resposta pessoal.
ATIVIDADE NO CADERNO
DE HISTÓRIA
1º
a) As pessoas no campo vivem em sítios, chácaras, fazendas ou granjas.
b) Pequenas propriedades rurais.
c) A rotina começa bem cedo, antes de amanhecer. Entre os pequenos agricultores, é comum haver famílias trabalhando nos cuidados dos animais e produtos da roça.
d) As crianças também ajudam, mas até o momento de irem à escola. Muitas delas vão à escola a pé, mas há regiões onde existe transporte escolar.
2º
(V)
(F)
(V)
(V)
(V)
GABARITO DE DATAS CULTURAIS
ALMANAQUE DE DATAS CULTURAIS
PÁGINA 8
A imagem é um microfone.
PÁGINA 9
Realizar com a professora em aula.
PÁGINA 11
Pares com palavras que rimam:
sol-anzol;
pincel-anel;
avião-espião;
panela-janela;
cenoura-tesoura;
ovelha-abelha;
baleia-meia;
telefone-microfone.
PÁGINA 13
Algumas palavras possíveis: caro, lona, colar, coral, calor, cola, ria, roca, orca, ralo, arca, Carol, Nilo, Lina, Ana, Ari, etc.
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 40
5º
última / oxítona
antepenúltima / proparoxítona
última / oxítona
antepenúltima / proparoxítona
penúltima / paroxítona
última / oxítona
antepenúltima / proparoxítona
última / oxítona
penúltima / paroxítona
antepenúltima / proparoxítona
penúltima / paroxítona
última / oxítona
6º (x) Algumas palavras levam acento na sílaba tônica, outras não.
PÁGINA 41
1º a) Volume de água resultante de chuvas fortes.
b) Porque causa entupimento de bueiros, gera estragos na rede de esgoto, colabora para a proliferação de doenças, entre outros problemas.
2º (x) iguais.
PÁGINA 42
3º b) mesmo
c) Todas as palavras começam com as letras EN.
4º Enxada.
5º enxerido
6º Resposta pessoal.
PÁGINA 45
Resposta pessoal.
PÁGINA 46
2º (x) Instruir sobre o preparo de um alimento.
PÁGINA 47
3º Pintar: "Bolo de macaxeira"
- O título de uma receita já identifica o alimento que será preparado.
- (x) ao nome do ingrediente especial.
4º As partes são: ingredientes e modo de preparo.
5º 3 / 1 / 2
PÁGINA 48
c) A quantidade necessária dos ingredientes para fazer o alimento.
d) A sequência, ou a ordem, de realização das ações de preparo do alimento.
7º (x) tipo de medida a ser usado.
8º a) medida com a mão.
b) Não, pois não há uma forma exata de medir essa quantidade.
ATIVIDADE NO CADERNO
DE PORTUGUÊS
1º a) Caxuxa e Pixoxo.
b) 4, 1, 2, 3
c) Roxo.
d) Ficou todo sujo.
2º
a) xícara
b) chuveiro
c) caixote
d) chuteira
e) mochila
3º Resposta pessoal.
GABARITO DE CALIGRAFIA
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS
PÁGINA 18
1º (X) Os personagens estão usando uma variedade da língua portuguesa.
2º aonde/onde - passear
você - mercadinho
vou
PÁGINA 19
3º Resposta pessoal.
*Sugestão de resposta*
conversar / comer
nadar / sorrir
jogar / pintar
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 38
4º a) Desenhar 1 argola na centena e 1 na dezena.
b) Desenhar 3 argolas na centena, 9 da dezena e 1 na unidade.
5º
38
+54
92
6º a) Idosos.
PÁGINA 39
b)
427
+289
716
c)
248
+470
718
A quantidade é maior do que 7 centenas.
PÁGINA 40
7º a)
54 / 76
27 / 45
12 / 19
88 / 109
b)
54
+76
130
c)
109
+88
197
d) Pessoal.
PÁGINA 41
1º a) 14 + 14
b) 30 + 30
c) 60 + 40
ATIVIDADE NO CADERNO
DE MATEMÁTICA
1º
a)
37
+41
78
Estudam 78 alunos.
b)
134
+134
268
Gasta 268 litros de água.
2º a) 75
b) 67
c) 56
d) 99
3º
a) 20 + 4 + 30 + 6
20 + 30 + 6 + 4
50 + 10 = 60
b) 10 + 9 + 80 + 5
80 + 10 + 9 + 5
90 + 14 = 104
c) 50 + 3 + 20 + 7
50 + 20 + 7 +3
70 + 10 = 80
d) 40 + 8 + 60 + 5
60 + 40 + 8 + 5
100 + 13 = 113
GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 27
1º a) Paisagem rural.
b) Paisagem urbana.
2º a) Terras e plantações.
b) Diversas construções.
3º a) Agricultura, pecuária, extrativismo.
b) Indústria, comércio e serviços.
ATIVIDADE NO CADERNO
DE GEOGRAFIA
1º É criar frestas no solo onde são plantadas as sementes.
2º (x) plantação, a irrigação e a fertilização do solo por meio de máquinas.
3º a) agricultura, extrativismo e pecuária.
b) O comércio, a indústria e a prestação de serviços.
4º É uma atividade econômica voltada à criação e reprodução de animais.
5º De bois, ovelhas e cabras.
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 28
1º a) O Cerrado ocorre em regiões quentes e que apresentam baixa umidade. Árvores retorcidas e arbustos constituem a vegetação típica desse ambiente.
b) Circular o 1º e o 4º animal.
c) A principal causa de degradação do Cerrado é o desmatamento para dar lugar a plantações. Além disso, como são muito resistentes, as árvores são usadas na fabricação de carvão. As queimadas provocadas pelos seres humanos também são uma grave ameaça a esse ambiente.
b) Circular o 1º e o 4º animal.
c) A principal causa de degradação do Cerrado é o desmatamento para dar lugar a plantações. Além disso, como são muito resistentes, as árvores são usadas na fabricação de carvão. As queimadas provocadas pelos seres humanos também são uma grave ameaça a esse ambiente.
PÁGINA 29
3º a) gramíneas/plantas rasteiras
b) Pampa
c) quero-quero
4º a) O Polo Norte.
b) Os polos da Terra estão mais afastados do Sol e, por isso, a intensidade da luz solar é menor nessas regiões, fazendo com que sejam mais frias.
c) O urso-polar tem pelos e uma camada de gordura sob a pele, que ajudam a manter o calor do corpo.
d) Sublinhar: "peixes" e "focas".
b) Pampa
c) quero-quero
4º a) O Polo Norte.
b) Os polos da Terra estão mais afastados do Sol e, por isso, a intensidade da luz solar é menor nessas regiões, fazendo com que sejam mais frias.
c) O urso-polar tem pelos e uma camada de gordura sob a pele, que ajudam a manter o calor do corpo.
d) Sublinhar: "peixes" e "focas".
PÁGINA 31
1º O manguezal.
2º Ocorre em regiões costeiras, apresenta solo lamacento e com pouco oxigênio e a vegetação tem raízes expostas para capturar o oxigênio do ar.
3º Esse ambiente é rico é rico em nutrientes e as raízes expostas das árvores formam uma proteção contra predadores para os filhotes.
2º Ocorre em regiões costeiras, apresenta solo lamacento e com pouco oxigênio e a vegetação tem raízes expostas para capturar o oxigênio do ar.
3º Esse ambiente é rico é rico em nutrientes e as raízes expostas das árvores formam uma proteção contra predadores para os filhotes.
PÁGINA 32
1º a) Oceano.
b) Pintar: tubarão, o outro peixe, a foca e o polvo.
PÁGINA 33
b) Pintar: tubarão, o outro peixe, a foca e o polvo.
PÁGINA 33
2º a) É a vegetação que fica às margens dos corpos-d'água.
b) Sublinhar: "funciona como uma espécie de filtro e impede a contaminação das águas por produtos poluentes", "possibilita a a absorção de nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio", "permite que os animais silvestres desloquem-se de uma região a outra para buscar alimentos e acasalar".
c) Representar um rio, lago, igarapé, represa ou olho-d'água. Os animais podem ser, peixes, tartarugas, sapos, caramujos, patos, jacarés, ariranhas, botos, peixes-boi, entre outros seres que habitam em água doce.
b) Sublinhar: "funciona como uma espécie de filtro e impede a contaminação das águas por produtos poluentes", "possibilita a a absorção de nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio", "permite que os animais silvestres desloquem-se de uma região a outra para buscar alimentos e acasalar".
c) Representar um rio, lago, igarapé, represa ou olho-d'água. Os animais podem ser, peixes, tartarugas, sapos, caramujos, patos, jacarés, ariranhas, botos, peixes-boi, entre outros seres que habitam em água doce.
PÁGINA 34
1º Tundra: urso-polar, raposa-do-ártico, rena;
Desertos: dromedário, lagarto, escorpião;
Mares e Oceanos: baleia, polvo, estrela-do-mar;
Savanas/Cerrado: leão, seriema, tamanduá;
Campos/Pampa: veado-campeiro, quero-quero, ema;
Florestas Tropicais: bicho-preguiça, anta, arara;
Rios e lagos: tartaruga, sapo, peixe-boi.
2º Pessoal.
Desertos: dromedário, lagarto, escorpião;
Mares e Oceanos: baleia, polvo, estrela-do-mar;
Savanas/Cerrado: leão, seriema, tamanduá;
Campos/Pampa: veado-campeiro, quero-quero, ema;
Florestas Tropicais: bicho-preguiça, anta, arara;
Rios e lagos: tartaruga, sapo, peixe-boi.
2º Pessoal.
ATIVIDADE NO CADERNO
DE CIÊNCIAS
1º
(x) A maior parte da superfície do nosso planeta.
2º
a) São constituídos de água doce.
b) Encontra-se em regiões quentes, como aquelas próximas a Linha do Equador.
c) Apresentam vegetação rasteira.
d) Ambiente em regiões quentes, sua vegetação inclui arbustos e árvores retorcidas.
e) Apresentam poucas chuvas e faz muito frio.
f) As chuvas são muito escassas e a temperatura muito alta.
g) São constituídos de água salgada.
(x) A maior parte da superfície do nosso planeta.
2º
a) São constituídos de água doce.
b) Encontra-se em regiões quentes, como aquelas próximas a Linha do Equador.
c) Apresentam vegetação rasteira.
d) Ambiente em regiões quentes, sua vegetação inclui arbustos e árvores retorcidas.
e) Apresentam poucas chuvas e faz muito frio.
f) As chuvas são muito escassas e a temperatura muito alta.
g) São constituídos de água salgada.

Comentários
Postar um comentário