GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 06/07 À 10/07


GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 06/07 À 10/07



GABARITO DE HISTÓRIA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 25

-Eu faço parte da história 

Resposta pessoal. 

ATIVIDADE NO CADERNO 
DE HISTÓRIA 

1º 
a) As pessoas no campo vivem em sítios, chácaras, fazendas ou granjas.

b) Pequenas propriedades rurais.

c) A rotina começa bem cedo, antes de amanhecer. Entre os pequenos agricultores, é comum haver famílias trabalhando nos cuidados dos animais e produtos da roça.

d) As crianças também ajudam, mas até o momento de irem à escola. Muitas delas vão à escola a pé, mas há regiões onde existe transporte escolar. 

2º 
(V) 
(F) 
(V) 
(V) 
(V) 


GABARITO DE DATAS CULTURAIS 
ALMANAQUE DE DATAS CULTURAIS 

PÁGINA 8 

A imagem é um  microfone. 

PÁGINA 9 

Realizar com a professora em aula. 

PÁGINA 11

Pares com palavras que rimam: 
sol-anzol; 
pincel-anel; 
avião-espião; 
panela-janela; 
cenoura-tesoura; 
ovelha-abelha; 
baleia-meia; 
telefone-microfone. 

PÁGINA 13 

Algumas palavras possíveis: caro, lona, colar, coral, calor, cola, ria, roca, orca, ralo, arca, Carol, Nilo, Lina, Ana, Ari, etc. 


GABARITO DE PORTUGUÊS 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 40

5º 
última / oxítona 
antepenúltima / proparoxítona
última / oxítona 
antepenúltima / proparoxítona
penúltima / paroxítona
última / oxítona 
antepenúltima / proparoxítona
última / oxítona 
penúltima / paroxítona
antepenúltima / proparoxítona
penúltima / paroxítona
última / oxítona 

6º (x) Algumas palavras levam acento na sílaba tônica, outras não. 

PÁGINA 41

1º a) Volume de água resultante de chuvas fortes. 
b) Porque causa entupimento de bueiros, gera estragos na rede de esgoto, colabora para a proliferação de doenças, entre outros problemas. 

2º (x) iguais. 

PÁGINA 42

3º b) mesmo 
c) Todas as palavras começam com as letras EN. 

4º Enxada. 

5º enxerido 

6º Resposta pessoal. 

PÁGINA 45

Resposta pessoal.

PÁGINA 46

2º (x) Instruir sobre o preparo de um alimento. 

PÁGINA 47

3º Pintar: "Bolo de macaxeira" 
- O título de uma receita já identifica o alimento que será preparado. 
- (x) ao nome do ingrediente especial. 

4º As partes são: ingredientes e modo de preparo. 

5º 3 / 1 / 2 

PÁGINA 48

c) A quantidade necessária dos ingredientes para fazer o alimento. 
d) A sequência, ou a ordem, de realização das ações de preparo do alimento. 

7º (x) tipo de medida a ser usado. 

8º a) medida com a mão. 
b) Não, pois não há uma forma exata de medir essa quantidade. 

ATIVIDADE NO CADERNO 
DE PORTUGUÊS 

1º a) Caxuxa e Pixoxo. 
b) 4, 1, 2, 3 
c) Roxo. 
d) Ficou todo sujo. 

2º 
a) xícara 
b) chuveiro 
c) caixote 
d) chuteira 
e) mochila 

3º Resposta pessoal. 


GABARITO DE CALIGRAFIA 
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS

PÁGINA 18

1º (X) Os personagens estão usando uma variedade da língua portuguesa. 

2º aonde/onde  -  passear 
você  -  mercadinho 
vou  

PÁGINA 19

3º Resposta pessoal. 
*Sugestão de resposta* 
conversar / comer 
nadar / sorrir 
jogar / pintar 


GABARITO DE MATEMÁTICA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 38

4º a) Desenhar 1 argola na centena e 1 na dezena. 
b) Desenhar 3 argolas na centena, 9 da dezena e 1 na unidade. 

5º 
   38 
+54 
   92 

6º a) Idosos. 

PÁGINA 39

b) 
  427 
+289 
  716 

c) 
   248 
+470 
   718 

A quantidade é maior do que 7 centenas. 

PÁGINA 40

7º a) 
54 / 76 
27 / 45 
12 / 19 
88 / 109 

b) 
   54 
+76 
 130 

c) 
109 
+88 
197 

d) Pessoal.


PÁGINA 41

1º a) 14 + 14 
b) 30 + 30 
c) 60 + 40 

ATIVIDADE NO CADERNO 
DE MATEMÁTICA 

1º 
a) 
   37 
+41 
   78 
Estudam 78 alunos. 

b) 
   134 
+134 
   268 
Gasta 268 litros de água. 

2º a) 75 
b) 67 
c) 56 
d) 99 

3º 
a) 20 + 4 + 30 + 6 
    20 + 30 + 6 + 4 
         50 + 10 = 60 

b) 10 + 9 + 80 + 5 
    80 + 10 + 9 + 5 
     90 + 14 = 104 

c) 50 + 3 + 20 + 7 
    50 + 20 + 7 +3 
     70 + 10 = 80 

d) 40 + 8 + 60 + 5 
    60 + 40 + 8 + 5 
    100 + 13 = 113


GABARITO DE GEOGRAFIA  
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 27

1º a) Paisagem rural. 
b) Paisagem urbana. 

2º a) Terras e plantações. 
b) Diversas construções. 

3º a) Agricultura, pecuária, extrativismo. 
b) Indústria, comércio e serviços. 

ATIVIDADE NO CADERNO 
DE GEOGRAFIA 

É criar frestas no solo onde são plantadas as sementes. 

2º (x) plantação, a irrigação e a fertilização do solo por meio de máquinas.  

3º a) agricultura, extrativismo e pecuária. 
b) O comércio, a indústria e a prestação de serviços.  

4º É uma atividade econômica voltada à criação e reprodução de animais. 

5º De bois, ovelhas e cabras.


GABARITO DE CIÊNCIAS  
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 28

1º a) O Cerrado ocorre em regiões quentes e que apresentam baixa umidade. Árvores retorcidas e arbustos constituem a vegetação típica desse ambiente. 
b) Circular o 1º e o 4º animal.  
c) A principal causa de degradação do Cerrado é o desmatamento para dar lugar a plantações. Além disso, como são muito resistentes, as árvores são usadas na fabricação de carvão. As queimadas provocadas pelos seres humanos também são uma grave ameaça a esse ambiente. 

PÁGINA 29

3º a) gramíneas/plantas rasteiras 
b) Pampa 
c) quero-quero 

4º a) O Polo Norte. 
b) Os polos da Terra estão mais afastados do Sol e, por isso, a intensidade da luz solar é menor nessas regiões, fazendo com que sejam mais frias. 
c) O urso-polar tem pelos e uma camada de gordura sob a pele, que ajudam a manter o calor do corpo. 
d) Sublinhar: "peixes" e "focas".   

PÁGINA 31 

1º O manguezal. 

2º Ocorre em regiões costeiras, apresenta solo lamacento e com pouco oxigênio e a vegetação tem raízes expostas para capturar o oxigênio do ar. 

3º Esse ambiente é rico é rico em nutrientes e as raízes expostas das árvores formam uma proteção contra predadores para os filhotes. 

PÁGINA 32 


1º a) Oceano. 
b) Pintar: tubarão, o outro peixe, a foca e o polvo.  

PÁGINA 33 

2º a) É a vegetação que fica às margens dos corpos-d'água. 
b) Sublinhar: "funciona como uma espécie de filtro e impede a contaminação das águas por produtos poluentes", "possibilita a a absorção de nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio", "permite que os animais silvestres desloquem-se de uma região a outra para buscar alimentos e acasalar". 
c) Representar um rio, lago, igarapé, represa ou olho-d'água. Os animais podem ser, peixes, tartarugas, sapos, caramujos, patos, jacarés, ariranhas, botos, peixes-boi, entre outros seres que habitam em água doce. 

PÁGINA 34   

1º Tundra: urso-polar, raposa-do-ártico, rena; 
Desertos: dromedário, lagarto, escorpião; 
Mares e Oceanos: baleia, polvo, estrela-do-mar; 
Savanas/Cerrado: leão, seriema, tamanduá; 
Campos/Pampa: veado-campeiro, quero-quero, ema; 
Florestas Tropicais: bicho-preguiça, anta, arara; 
Rios e lagos: tartaruga, sapo, peixe-boi. 

2º Pessoal. 
ATIVIDADE NO CADERNO 
DE CIÊNCIAS 

1º 
(x) A maior parte da superfície do nosso planeta. 

2º 
a) São constituídos de água doce. 
b) Encontra-se em regiões quentes, como aquelas próximas a Linha do Equador. 
c) Apresentam vegetação rasteira.
d) Ambiente em regiões quentes, sua vegetação inclui arbustos e árvores retorcidas.
e) Apresentam poucas chuvas e faz muito frio. 
f) As chuvas são muito escassas e a temperatura muito alta. 
g) São constituídos de água salgada.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO