GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 06/07 À 10/07


GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 06/07 À 10/07


GABARITO DE HISTÓRIA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 28

1º (x) As pessoas alteraram o meio natural para adaptá-lo às próprias necessidades de moradia, transporte e alimentação.  

PÁGINA 29

2º 
a) Derrubada de florestas para criar pastos para gado ou áreas de plantio. 

b) Construção de estradas em meio à natureza; construção de pontes. 

c) Exploração de florestas e matas para a construção de edifícios e moradias. 

3º Com a exploração de grandes quantidades de árvores de pau-brasil. 

-explorando documentos 

1º A construção de moradias.  

2º *Sugestão de resposta* 
Parque São Bartolomeu aqui no subúrbio de Salvador. Nesse parque há uma área de vegetação nativa com muita área verde e cachoeiras. Antigamente essa mata era habitada pelos índios tupinambás e é preservada até hoje para visitação da população.  


GABARITO DE PORTUGUÊS 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 35

2º a) (x) resume o fato noticiado. 
b) -É uma referência ao desenho "Os Jetsons", criado na década de 60, em que os personagens viviam em uma sociedade futurística e se locomoviam em carros voadores. 
- A linha-fina da notícia 1 apresenta informações sobre o valor do carro voador; a da notícia 2, sobre o futuro da mobilidade urbana, ou seja, sobre como as pessoas vão se locomover nas cidades. 

PÁGINA 36

-
12 
12 




-(x) uma opinião da autora do texto. 
- Resposta pessoal. 

4º Sim. O objetivo das fotos é levar o leitor a visualizar o carro voador, cujo lançamento está sendo anunciado. 

PÁGINA 39 

5º a) Jetsons. 
b) (x) aspas simples 
c) (x) o título de filme, série ou livro. 

6º Resposta pessoal. 

PÁGINA 40 

7º a) Sublinhar: "além", "máquina", "aparência", confortáveis". 
b) além / aparência, confortáveis / máquina 
- Por que sua terminação é  em. 
- Por que são terminadas em ditongo seguido ou não de S. 

8º Resposta pessoal. 

ATIVIDADE NO CADERNO 

DE PORTUGUÊS 

1º presidente – den; pronunciamento – men; madrugada - ga; líder – li; ataques – ta; pessoas – so; morte – mor; conseqüência – quên; inteligência – gên; exército – xér; terrorista – ris. 

b) Paroxítonas: presidente, pronunciamento, madrugada, líder, ataques, pessoas, inteligência e terrorista. 

c) Exército. 

d) acentuada. 

2º Por expor fatos reais de interesse da coletividade. 

3º a) Comprei-o. 
b) Guarde-as. 
c) Pegue-os. 

4º Resposta pessoal.


GABARITO DE CALIGRAFIA 
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS 

PÁGINA 19 

1º Resposta pessoal. 


PÁGINA 20  

2º passagem 
lavagem 
clonagem 
contagem 

3º a) Antes de viajar, verifique a calibragem dos pneus. 
b) Faremos uma delicada atividade de colagem. 


GABARITO DE MATEMÁTICA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 55

7º 
0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0  
0 / 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9 / 10  
0 / 2 / 4 / 6 / 8 / 10 / 12 / 14 / 16 / 18 / 20  
0 / 3 / 6 / 9 / 12 / 15 / 18 / 21 / 24 / 27 / 30  
0 / 4 / 8 / 12 / 16 / 20 / 24 / 28 / 32 / 36 / 40  
0 / 5 / 10 / 15 / 20 / 25 / 30 / 35 / 40 / 45 / 50  
0 / 12 / 18 / 24 / 30 / 36 / 42 / 48 / 54 / 60  
0 / 7 / 14 / 21 / 28 / 35 / 42 / 49 / 56 / 63 / 70  
0 / 8 / 16 / 24 / 32 / 40 / 48 / 56 / 64 / 72 / 80  
0 / 9 / 18 / 27 / 36 / 45 / 54 / 63 / 72 / 81 / 90  

0 / 10 / 20 / 30 / 40 / 50 / 60 / 70 / 80 / 90 / 100  

a) Todo número multiplicado por 1 é igual ao próprio número. 

b) Todo número multiplicado por 10 é igual ao próprio número seguido de um zero à direita. 

c) -12: 2 x 6, 6 x 2, 3 x 4, 4 x 3 
-36: 4 x 9, 9 x 4, 6 x 6 
-24: 3 x 8, 8 x 3, 4 x 6, 6 x 4 
-40: 4 x 10, 10 x 4, 5 x 8, 8 x 5 

d) 0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30   -   São múltiplos de 3. 

e) -0, 4, 8, 12, 16, 20.  
-0, 9, 18, 27, 36. 


PÁGINA 56

Atividade realizada em aula com a professora.  

PÁGINA 57

1º Marcar em Alana: 18, 45, 54, 72, 90; coloca 50. 
Marcar em Caio: 18, 27, 45, 54, 72, 90; coloca 60. 
-Caio, pois Alana errou o resultado de 9 X 3. 

2º Completa com: 30, 60, 80. 
- Múltiplos de 10. 

3º a) 30, 36, 42. 
b) Sim. 
c) Não. 
d) São múltiplos de 6. 

PÁGINA 58


4º 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18. 

 0, 11, 22, 33, 44.
- Sim, pois 11 X 10 = 110 

6º a) 16 
b) 24 
c) 32, 40, 48, 56, 64, 72, 80. 

d) 24 
e) 36, 48, 60, 72, 84, 96, 108, 120 
-12 
f) 25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200, 225, 250. 



ATIVIDADE NO CADERNO 
DE MATEMÁTICA 

1º a) 4, 6, 8, 20, 30, 36, 48 
b) 20, 30, 50. 
c) 6, 30, 36, 48. 
d) 3, 6, 27, 30, 36, 48. 

2º 
a) 632 x 5 = 3160 
b) 632 x 23 = 14566 
c) 23 x 5 = 115 

3º a) 12 + 0 = 12 
b) 5 + ( 7 + 9 ) 
c) 14 + 3 = 17 
d) 9 + 3 = 3 + 9 

4º 
a) 
   6048   Multiplicando 
     x13    Multiplicador 
 18144 
+6048 
 78624   Produto 

b) 
    1840   Multiplicando 
      x31    Multiplicador 
    1840 
+5520 
  57040  Produto 



GABARITO DO LIVRO DE 
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 

PÁGINA 18

1º São substancias químicas utilizadas na agricultura para o controle de insetos ou doenças. 

2º A intoxicação  por agrotóxicos  pode trazer problemas à saúde como : tonturas, náuseas, vômitos, dificuldades para respirar.

PÁGINA 21

Resposta pessoal. 


GABARITO DE GEOGRAFIA  
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 31

4º Realizar com a professora. 

5º a) Sim, traz porcentagem de pessoas em cada faixa etária,  já que a pirâmide da página 29 representa a quantidade total de pessoas por faixa etária. 

b) Pessoal. 

c) Pessoal.

PÁGINA 32

Pessoal.

ATIVIDADE NO CADERNO 
DE GEOGRAFIA 

1º a) Indica se o número absoluto (total) de habitantes é elevado. 
b) É o que diz respeito à densidade demográfica, isto é, a concentração da população em determinada área. 

 (x) é desigual. 

 Que a população relativa ou a densidade demográfica é maior. 

 Brasil: distribuição da população. 

 O IBGE. 

6º Mapas, gráficos e tabelas que ajudam na leitura rápida e eficiente de um grande volume de informações. 

 O gênero, as faixas etárias em que estão distribuídos a população. 

8º Se a população de um determinado território é predominantemente composta de jovens, adultos ou idosos, além de projetar estudos sobre taxas de natalidade, expectativa é taxa de mortalidade.


GABARITO DE CIÊNCIAS  
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 36

1º a) É o entrelaçamento de diversas cadeias alimentares, pois um mesmo ser vivo pode servir de alimento para vários seres vivos. 

b) - algas. 
- larva de mosquito, girino, barata-d'água e guaru. 

c) Pessoal. 

d) A quantidade de guarus e baratas-d'água provavelmente diminuiria bastante, pois esses animais se alimentam das larvas e dos girinos. Além disso, a quantidade de detritos e algas no ambiente provavelmente aumentaria.  

PÁGINA 37

2º a) Pintar de vermelho: ouriços, pacas, esquilos, gralhas, ratos, gralha-azul, macaco bugio, ouriço, besouros, formigas e uma infinidade de insetos. 

b) (x) consumidor 

c) A extinção da araucária causaria um grande desequilíbrio ambiental em seu ecossistema, pois seu desaparecimento provocaria a diminuição das populações de animais que se alimentam e suas sementes, podendo até mesmo levá-las à extinção. Além disso, a extinção dessa árvore pode afetar os seres vivos que dependem desses animais para a sua alimentação. 

ATIVIDADE NO CADERNO 
DE CIÊNCIAS 

Questões da página 26, observadas em experimento com a professora na aula. 

1º Espera-se que o pão fique embolorado, ou seja, em processo de decomposição. 

2º Espera-se que o pão fique seco e duro, mas sem bolor. 

3º Decomposição. 

4º A decomposição de restos de plantas e animais possibilita o retorno ao solo de nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento das plantas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO