GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 20/07 À 24/07


GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 20/07 À 24/07 


GABARITO DE HISTÓRIA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2 

PÁGINA 34 

- (x) A imagem retrata como é realizada a colheita de cana-de-açúcar atualmente. 
(x) A colheita de cana-de-açúcar passou por transformações no decorrer do tempo. 

ATIVIDADE NO CADERNO 

1º Resposta pessoal. 


GABARITO DE PORTUGUÊS 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2 

PÁGINA 55

1º a) Pessoa treinada para viajar pelo espaço ou para pilotar nave espacial. 
b) (x) cosmonauta. 

2º c-a-d-b 

PÁGINA 56

1º a) Separação silábica: a-li-men-tou. 
b) Pintar "ou" de alimentou. 
c) (x) Sim. 

2º vassoura-besoura-touro-ouro-lobo-louco 

PÁGINA 60

2º Cardápio de 1 dia: idade pré-escolar/escolar. 

3º À alimentação de crianças em idade pré-escolar e escolar. 

4º a) (x) Asterisco. 
b) (x) Indica que há uma informação complementar na parte inferior do texto. 

5º a) Magali. 
b) Pessoal. 

6º (x) Sentido horário.   

PÁGINA 61 

7º O formato é de um círculo. 

8º a) Verde, roxo e rosa. 
b) -As refeições do dia. 
c) verde-manhã-café da manhã, lanche da manhã. 
roxo-tarde-almoço, lanche da tarde. 
rosa-noite-jantar,ceia. 

9º a) É possível eliminar uma destas refeições: lanche da tarde ou ceia. 
b) Pessoal. 

10º a) Listar os alimentos que devem ser consumidos nessa refeição. 
b)Para representar visualmente o que está listado por meio de palavras. 

PÁGINA 62 

11º a) Ela tem um apetite insaciável, adora melancias e está celebrando o cinquentenário da criação dessa personagem. 
b) É uma alimentação variada em que estão presentes alimentos de cada grupo alimentar. 

ATIVIDADE NO CADERNO 

 Para facilitar a escolha dos alimentos a serem consumidos. 

2º Pessoal. 

 As carnes. 

4º As entradas. 

5º 
a) Aquela e essa. 
b) Esse. 
c) Este. 
d) Isto. 
e) Esta. 

6º Pessoal. 


GABARITO DE CALIGRAFIA 
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS 

PÁGINA 25

4º 
travesseiro 
viseira 
sobrancelha 
bandeja 

PÁGINA 26 

5º a) suportável 
b) miserável 
c) amigável 
d) confortável 

6º a) dobrável 
b) agradável 
c) confiável 
d) lavável 
e) imperdoável  

GABARITO DE MATEMÁTICA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2

PÁGINA 69 

1º 
      3 6 
   x 1 5 
   1 8 0 
+ 3 6 0 
   5 4 0 
R: Os alunos trouxeram 540 palitos.

2º 
      4 0 
   x 1 8 
   3 2 0 
+ 4 0 0 
   7 2 0 
R: O preço de 18 mochilas é R$ 720,00 

PÁGINA 70 

3º a) Na quarta-feira e na sexta-feira. 

b) 
      2 5 
   x 1 3 
      7 5 
+ 2 5 0 
   3 2 5 
R: Foram arrecadados R$ 325, 00 

c
      2 5 
   x 1 5 
   1 2 5 
+ 2 5 0 
   3 7 5 

      2 5 
   x 1 1 
      2 5 
+ 2 5 0 
   2 7 5 

375  -  275  =  100
Foram arrecadados R$ 100,00 a mais na quinta-feira.

PÁGINA 72 

1º 35 x 16 Ligue para 16 x 35 
10 x 89 para 89 x 10 
30 x 14 para 14 x 30 
44 x 11 para 11 x 44 

2º a) 100 
b) 35 
c) 159 
d) 600 
e) 4 
f) 398 
g) 1 

PÁGINA 73 

3º a) 68 x 3 = 204 
17 x 12 = 204 

b) 24 x 11 = 264 
3 x 88 = 264 

c) 110 x 4 = 440 
11 x 10 x 4 = 110 x 4 = 440 

d) 18 x 50 = 900 
45 x 20 = 900 

 
a) 2 x 5 = 10 
8 x 10 = 80 

b) 6 x 5 = 30 
30 x 9 = 270 

c) 4 x 20 = 80 
2 x 80 = 160 

d) 5 x 2 = 10 
10 x 40 = 400 

ATIVIDADE NO CADERNO

1º a) 16/24/32 
b) 42/54/36 

2º 
a) 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40. 
b) 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50. 
c) 20 

3º 
a) 
      3 4 2
      x 2 3 
   1 0 2 6 
+ 6 8 4 
   7 8 6 6 

b) 
          5 9 6 
          x 3 5 
       2 9 8 0 
+ 1 7 8 8 
   2 0 8 6 0 

4º 
a) 0 
b) 5 900 
c) 730 
d) 800 
e) 1 460 
f) 2 470 
g) 9 900 
h) 180 

5º 
a) 
1 8 
x 5 
9 0 
R: Vou guardar em 5 gavetas 90 pares. 

b) 
       1 2 
    x 2 3 
       3 6
+ 2 4    
    2 7 6 

c) 
   2 5 0 
      x 6 
1 5 0 0 
R: Posso guardar 1500 picolés.


GABARITO DE GEOGRAFIA 
ATIVIDADE NO CADERNO 

1º Terras das Palmeiras. Coqueiros, Carnaúba, Acaizeiro, buriti, pupunha, tucum, inajá, tucumã, pindoba, etc. 

2º Pau Brasil porque sua madeira é vermelha como brasa.  

3º Representa povos indígenas e o corte da Madeira pau Brasil.

4º A árvore pau-brasil e a palmeira do tipo carnaúba. 

5º A chegada dos portugueses em 1500 no Brasil. 

6º Para que os portugueses conseguissem desbravar é atravessar o oceano até chegar as terras indígenas. 

7º Com violência e repressão,  obrigaram os indígenas a mudar seus hábitos e tradições culturais. 

8º Realizando atividades de subsistência de maneira sustentável. 

9º Variadas origens étnicas e linguísticas  A língua,  os hábitos, as tradições e os territórios de seus povos. 

10º Vivem em integração com a floresta nas áreas reservadas a eles. Acumulam conhecimentos milenares de plantas,  animais e manejo florestal.  


GABARITO DE CIÊNCIAS 
ATIVIDADE NO CADERNO 

1º a) Teia alimentar é o entrelaçamento de diversas cadeias alimentares, pois um mesmo ser vivo pode servir de alimento para vários seres vivos. 

b) Algumas possibilidades são: 
plantas - serpente - sapo - rato - gavião / 
semente - tartaruga - coelho - raposa - onça / 
frutos - flores - gafanhoto - besouro carnívoro - escorpião - andorinha 

2º Produtores: Plantas, frutas. 
Consumidores: rato, gafanhoto, tartaruga-terrestre, sapo, escorpião, besouro-carnívoro, coelho, caititu, raposa, andorinha, serpente, gavião, onça 

3º B 

4º Provavelmente diminuiria as espécies e poderia ocorrer um desequilíbrio ambiental. 

5º Resposta pessoal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO