GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 20/07 À 24/07
GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 20/07 À 24/07
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 34
- (x) A imagem retrata como é realizada a colheita de cana-de-açúcar atualmente.
(x) A colheita de cana-de-açúcar passou por transformações no decorrer do tempo.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Resposta pessoal.
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 55
1º a) Pessoa treinada para viajar pelo espaço ou para pilotar nave espacial.
b) (x) cosmonauta.
2º c-a-d-b
PÁGINA 56
1º a) Separação silábica: a-li-men-tou.
b) Pintar "ou" de alimentou.
c) (x) Sim.
2º vassoura-besoura-touro-ouro-lobo-louco
PÁGINA 60
2º Cardápio de 1 dia: idade pré-escolar/escolar.
3º À alimentação de crianças em idade pré-escolar e escolar.
4º a) (x) Asterisco.
b) (x) Indica que há uma informação complementar na parte inferior do texto.
5º a) Magali.
b) Pessoal.
6º (x) Sentido horário.
PÁGINA 61
7º O formato é de um círculo.
8º a) Verde, roxo e rosa.
b) -As refeições do dia.
c) verde-manhã-café da manhã, lanche da manhã.
roxo-tarde-almoço, lanche da tarde.
rosa-noite-jantar,ceia.
9º a) É possível eliminar uma destas refeições: lanche da tarde ou ceia.
b) Pessoal.
10º a) Listar os alimentos que devem ser consumidos nessa refeição.
b)Para representar visualmente o que está listado por meio de palavras.
PÁGINA 62
11º a) Ela tem um apetite insaciável, adora melancias e está celebrando o cinquentenário da criação dessa personagem.
b) É uma alimentação variada em que estão presentes alimentos de cada grupo alimentar.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Para facilitar a escolha dos alimentos a serem consumidos.
2º Pessoal.
3º As carnes.
4º As entradas.
5º
a) Aquela e essa.
b) Esse.
c) Este.
d) Isto.
e) Esta.
6º Pessoal.
GABARITO DE CALIGRAFIA
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS
PÁGINA 25
4º
travesseiro
viseira
sobrancelha
bandeja
PÁGINA 26
5º a) suportável
b) miserável
c) amigável
d) confortável
6º a) dobrável
b) agradável
c) confiável
d) lavável
e) imperdoável
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 69
1º
3 6
x 1 5
1 8 0
+ 3 6 0
5 4 0
R: Os alunos trouxeram 540 palitos.
2º
4 0
x 1 8
3 2 0
+ 4 0 0
7 2 0
R: O preço de 18 mochilas é R$ 720,00
PÁGINA 70
3º a) Na quarta-feira e na sexta-feira.
b)
2 5
x 1 3
7 5
+ 2 5 0
3 2 5
R: Foram arrecadados R$ 325, 00
c)
2 5
x 1 5
1 2 5
+ 2 5 0
3 7 5
2 5
x 1 1
2 5
+ 2 5 0
2 7 5
375 - 275 = 100
Foram arrecadados R$ 100,00 a mais na quinta-feira.
PÁGINA 72
1º 35 x 16 Ligue para 16 x 35
10 x 89 para 89 x 10
30 x 14 para 14 x 30
44 x 11 para 11 x 44
2º a) 100
b) 35
c) 159
d) 600
e) 4
f) 398
g) 1
PÁGINA 73
3º a) 68 x 3 = 204
17 x 12 = 204
b) 24 x 11 = 264
3 x 88 = 264
c) 110 x 4 = 440
11 x 10 x 4 = 110 x 4 = 440
d) 18 x 50 = 900
45 x 20 = 900
4º
a) 2 x 5 = 10
8 x 10 = 80
b) 6 x 5 = 30
30 x 9 = 270
c) 4 x 20 = 80
2 x 80 = 160
d) 5 x 2 = 10
10 x 40 = 400
ATIVIDADE NO CADERNO
1º a) 16/24/32
b) 42/54/36
2º
a) 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40.
b) 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50.
c) 20
3º
a)
3 4 2
x 2 3
1 0 2 6
+ 6 8 4
7 8 6 6
b)
5 9 6
x 3 5
2 9 8 0
+ 1 7 8 8
2 0 8 6 0
4º
a) 0
b) 5 900
c) 730
d) 800
e) 1 460
f) 2 470
g) 9 900
h) 180
5º
a)
1 8
x 5
9 0
R: Vou guardar em 5 gavetas 90 pares.
b)
1 2
x 2 3
3 6
+ 2 4
2 7 6
c)
2 5 0
x 6
1 5 0 0
R: Posso guardar 1500 picolés.
GABARITO DE GEOGRAFIA
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Terras das Palmeiras. Coqueiros, Carnaúba, Acaizeiro, buriti, pupunha, tucum, inajá, tucumã, pindoba, etc.
2º Pau Brasil porque sua madeira é vermelha como brasa.
3º Representa povos indígenas e o corte da Madeira pau Brasil.
4º A árvore pau-brasil e a palmeira do tipo carnaúba.
5º A chegada dos portugueses em 1500 no Brasil.
6º Para que os portugueses conseguissem desbravar é atravessar o oceano até chegar as terras indígenas.
7º Com violência e repressão, obrigaram os indígenas a mudar seus hábitos e tradições culturais.
8º Realizando atividades de subsistência de maneira sustentável.
9º Variadas origens étnicas e linguísticas A língua, os hábitos, as tradições e os territórios de seus povos.
10º Vivem em integração com a floresta nas áreas reservadas a eles. Acumulam conhecimentos milenares de plantas, animais e manejo florestal.
GABARITO DE CIÊNCIAS
ATIVIDADE NO CADERNO
1º a) Teia alimentar é o entrelaçamento de diversas cadeias alimentares, pois um mesmo ser vivo pode servir de alimento para vários seres vivos.
b) Algumas possibilidades são:
plantas - serpente - sapo - rato - gavião /
semente - tartaruga - coelho - raposa - onça /
frutos - flores - gafanhoto - besouro carnívoro - escorpião - andorinha
2º Produtores: Plantas, frutas.
Consumidores: rato, gafanhoto, tartaruga-terrestre, sapo, escorpião, besouro-carnívoro, coelho, caititu, raposa, andorinha, serpente, gavião, onça
3º B
4º Provavelmente diminuiria as espécies e poderia ocorrer um desequilíbrio ambiental.
5º Resposta pessoal.
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 34
- (x) A imagem retrata como é realizada a colheita de cana-de-açúcar atualmente.
(x) A colheita de cana-de-açúcar passou por transformações no decorrer do tempo.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Resposta pessoal.
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 55
1º a) Pessoa treinada para viajar pelo espaço ou para pilotar nave espacial.
b) (x) cosmonauta.
2º c-a-d-b
PÁGINA 56
1º a) Separação silábica: a-li-men-tou.
b) Pintar "ou" de alimentou.
c) (x) Sim.
2º vassoura-besoura-touro-ouro-lobo-louco
PÁGINA 60
2º Cardápio de 1 dia: idade pré-escolar/escolar.
3º À alimentação de crianças em idade pré-escolar e escolar.
4º a) (x) Asterisco.
b) (x) Indica que há uma informação complementar na parte inferior do texto.
5º a) Magali.
b) Pessoal.
6º (x) Sentido horário.
PÁGINA 61
7º O formato é de um círculo.
8º a) Verde, roxo e rosa.
b) -As refeições do dia.
c) verde-manhã-café da manhã, lanche da manhã.
roxo-tarde-almoço, lanche da tarde.
rosa-noite-jantar,ceia.
9º a) É possível eliminar uma destas refeições: lanche da tarde ou ceia.
b) Pessoal.
10º a) Listar os alimentos que devem ser consumidos nessa refeição.
b)Para representar visualmente o que está listado por meio de palavras.
PÁGINA 62
11º a) Ela tem um apetite insaciável, adora melancias e está celebrando o cinquentenário da criação dessa personagem.
b) É uma alimentação variada em que estão presentes alimentos de cada grupo alimentar.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Para facilitar a escolha dos alimentos a serem consumidos.
2º Pessoal.
3º As carnes.
4º As entradas.
5º
a) Aquela e essa.
b) Esse.
c) Este.
d) Isto.
e) Esta.
6º Pessoal.
GABARITO DE CALIGRAFIA
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS
PÁGINA 25
4º
travesseiro
viseira
sobrancelha
bandeja
PÁGINA 26
5º a) suportável
b) miserável
c) amigável
d) confortável
6º a) dobrável
b) agradável
c) confiável
d) lavável
e) imperdoável
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 2
PÁGINA 69
1º
3 6
x 1 5
1 8 0
+ 3 6 0
5 4 0
R: Os alunos trouxeram 540 palitos.
2º
4 0
x 1 8
3 2 0
+ 4 0 0
7 2 0
R: O preço de 18 mochilas é R$ 720,00
PÁGINA 70
3º a) Na quarta-feira e na sexta-feira.
b)
2 5
x 1 3
7 5
+ 2 5 0
3 2 5
R: Foram arrecadados R$ 325, 00
c)
2 5
x 1 5
1 2 5
+ 2 5 0
3 7 5
2 5
x 1 1
2 5
+ 2 5 0
2 7 5
375 - 275 = 100
Foram arrecadados R$ 100,00 a mais na quinta-feira.
PÁGINA 72
1º 35 x 16 Ligue para 16 x 35
10 x 89 para 89 x 10
30 x 14 para 14 x 30
44 x 11 para 11 x 44
2º a) 100
b) 35
c) 159
d) 600
e) 4
f) 398
g) 1
PÁGINA 73
3º a) 68 x 3 = 204
17 x 12 = 204
b) 24 x 11 = 264
3 x 88 = 264
c) 110 x 4 = 440
11 x 10 x 4 = 110 x 4 = 440
d) 18 x 50 = 900
45 x 20 = 900
4º
a) 2 x 5 = 10
8 x 10 = 80
b) 6 x 5 = 30
30 x 9 = 270
c) 4 x 20 = 80
2 x 80 = 160
d) 5 x 2 = 10
10 x 40 = 400
ATIVIDADE NO CADERNO
1º a) 16/24/32
b) 42/54/36
2º
a) 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40.
b) 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50.
c) 20
3º
a)
3 4 2
x 2 3
1 0 2 6
+ 6 8 4
7 8 6 6
b)
5 9 6
x 3 5
2 9 8 0
+ 1 7 8 8
2 0 8 6 0
4º
a) 0
b) 5 900
c) 730
d) 800
e) 1 460
f) 2 470
g) 9 900
h) 180
5º
a)
1 8
x 5
9 0
R: Vou guardar em 5 gavetas 90 pares.
b)
1 2
x 2 3
3 6
+ 2 4
2 7 6
c)
2 5 0
x 6
1 5 0 0
R: Posso guardar 1500 picolés.
GABARITO DE GEOGRAFIA
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Terras das Palmeiras. Coqueiros, Carnaúba, Acaizeiro, buriti, pupunha, tucum, inajá, tucumã, pindoba, etc.
2º Pau Brasil porque sua madeira é vermelha como brasa.
3º Representa povos indígenas e o corte da Madeira pau Brasil.
4º A árvore pau-brasil e a palmeira do tipo carnaúba.
5º A chegada dos portugueses em 1500 no Brasil.
6º Para que os portugueses conseguissem desbravar é atravessar o oceano até chegar as terras indígenas.
7º Com violência e repressão, obrigaram os indígenas a mudar seus hábitos e tradições culturais.
8º Realizando atividades de subsistência de maneira sustentável.
9º Variadas origens étnicas e linguísticas A língua, os hábitos, as tradições e os territórios de seus povos.
10º Vivem em integração com a floresta nas áreas reservadas a eles. Acumulam conhecimentos milenares de plantas, animais e manejo florestal.
GABARITO DE CIÊNCIAS
ATIVIDADE NO CADERNO
1º a) Teia alimentar é o entrelaçamento de diversas cadeias alimentares, pois um mesmo ser vivo pode servir de alimento para vários seres vivos.
b) Algumas possibilidades são:
plantas - serpente - sapo - rato - gavião /
semente - tartaruga - coelho - raposa - onça /
frutos - flores - gafanhoto - besouro carnívoro - escorpião - andorinha
2º Produtores: Plantas, frutas.
Consumidores: rato, gafanhoto, tartaruga-terrestre, sapo, escorpião, besouro-carnívoro, coelho, caititu, raposa, andorinha, serpente, gavião, onça
3º B
4º Provavelmente diminuiria as espécies e poderia ocorrer um desequilíbrio ambiental.
5º Resposta pessoal.

Comentários
Postar um comentário