3º ANO - SEMANA DE 17/08 À 21/08
3º ANO - SEMANA DE 17/08 À 21/08
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Tempos verbais; Palavras com G e GU; Tirinha.
ATIVIDADE: páginas 12, 13, 14 e 15 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
OBS: Ler a Literatura.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia a literatura – páginas 16 á 19.
-
Interpretação:
-
a) Qual foi a pergunta feita pela mãe do menino? Ele soube responder?
-
-
-
b) Como o pai o lhe ensinava?
-
-
-
c) E árvore? Como ela lhe ensinava?
-
-
-
2º Escreva o tempo e o infinitivo dos verbos destacados. Veja o exemplo:
-
EX.: Os cães entraram na casa. > Tempo passado, verbo entrar.
-
a) Elas lavaram a louça. >
-
b) Os alunos sairão mais cedo. >
-
c) O menino joga bola. >
-
d) As garotas guardaram os livros. >
-
e) Eu brincarei no parque. >
-
f) Eles nadam no logo. >
-
3º Complete as palavras com G ou GU, e depois copie.
-
a) co___melo-
-
b) lín___a-
-
c) a___do-
-
d) comi___o-
-
e) ___arani-
-
f) afo___a-
-
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Metro, centímetro e milímetro.
LEITURA: páginas 7 e 8 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 9, 10, 11 e 12 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Escreva o nome dos profissionais que utilizam esses objetos de medida de comprimento no seu dia a dia.
-
a) Régua em seus projetos:
-
b) Fita métrica:
-
c) A trena:
-
2º Antigamente como era feita a medida de comprimento?
-
-
-
3º Que objeto é utilizado na escola para medir comprimentos?
-
-
-
4º Agora pegue sua régua, com ajuda da mamãe meça esses objetos e registre aqui os comprimentos encontrados.
-
a) Lápis:
-
b) Borracha:
-
c) Seu livro:
-
d) Seu caderno:
-
e) Desses objetos qual é o maior?
-
5º Agora assinale com um (X), nos objetos que são medidos com o metro.
-
Tecido ( )
Leite ( )
Fio elétrico ( )
Lápis de cor ( )
Arroz ( )
Fita ( )
Maçã ( )
Barbante ( )
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: Um olhar criativo; Na ponta do lápis.
ATIVIDADE: páginas 30, 31 e 32 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: A água no planeta Terra.
LEITURA: página 6 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 7 e 8 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Que nome é dado a água apropriada para o consumo?
-
-
-
2º Qual o aspecto de uma água limpa?
-
-
-
3º Complete:
-
a) A água que consumimos vem, principalmente, de _____________________________.
-
b) Para se tornar potável, ela precisa passar por uma __________________________.
-
4º Cite alguns cuidados que devemos tomar com a água para torná-la potável.
-
-
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: A natureza e o ser humano transformam as paisagens.
LEITURA: página 3 Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 5 e 6 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
OBS: A página 5 será feita com a professora na aula.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º Observe as gravuras da página 2 e responda as perguntas a seguir:
-
a) Quais são os elementos naturais que aparecem na paisagem do ano de 1854?
-
-
b) O que aconteceu com a paisagem em 1914?
-
-
c) Quais são os elementos culturais que aparecem na paisagem de 2018?
-
-
2º De acordo com as paisagens do seu livro página 03. Escreva se as paisagens são naturais ou culturais.
-
a) Paisagem de São João Manhuaçu:
-
b) Paisagem de Curitiba, Paraná:
-
c) Paisagem do Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí:
-
d) Quais dessas paisagens apresentam mais elementos culturais?
-
-
3º As paisagens são mais transformadas:
-
( ) pelo ser humano
( ) pela natureza
-
4º Aponte o nome de alguns elementos:
-
a) Culturais:
-
-
b) Naturais:
-
-
5º Construa (desenhe) uma paisagem:
-
a) Natural
b) Cultural
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Monumentos que contam histórias
LEITURA: páginas 6, 8 e 9 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 7 e 10 do Livro Didático Volume 3.
OBS: A página 10 será respondida em aula com a professora.

Comentários
Postar um comentário