3º ANO - SEMANA DE 31/08 À 04/09
3º ANO - SEMANA DE 31/08 À 04/09
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Palavras com S, Z e X; Gráfico; Reportagem e gráfico.
LEITURA: página 26 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: 21, 22, 27, 28, 29, 30 e 31 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português.
OBS: Ler a Literatura.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia a literatura páginas: 24 e 25.
-
Interpretação:
-
a) O que a mãe dizia para o menino?
-
-
-
b) O que ele fazia para a sua amiga árvore sobreviver?
-
-
-
c) O que aconteceu com o poço?
-
-
-
d) O que o pai do menino disse antes de ir trabalhar?
-
-
-
2º Desembaralhe as letras as letras e forme palavras com X.
Dica: a primeira letra está sublinhada.
-
a) X – R – E – L – I – A – I
-
b) G – A – T – E – N – X – E – R – A
-
c) X – N – R – I – F – I – A – E – O
-
d) O – L –I – R – E – X – P –D
-
3º Complete as palavras com: x, z ou s.
-
a) a__arado
b) ma__i__e
c) e__ército
d) en__ame
e) pai__agem
f) e__ame
g) e__plicar
h) ga__olina
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Horas, minutos e segundos.
LEITURA: páginas 15, 16, 17 e 18 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 19, 20, 21 e 22 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática.
OBS: Confeccionar o relógio da página 18 com o material de apoio.
ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Observe os relógios da página 15, do seu livro e escreva as horas marcadas por extenso.
-
-
-
-
-
-
-
2º Agora complete as frases.
-
a) O relógio é um aparelho usado para medir o _____.
b) O relógio tem ___ ponteiros.
c) O ponteiro pequeno marca as_____.
d) O ponteiro ______ marca os minutos.
-
3º Para escrever as palavras horas, minutos e segundos podemos usar as abreviações h, min., s.
Agora escreva abreviadamente:
-
a) 10 horas e 36 minutos.
-
b) 16 horas, 25 minutos e 45 segundos.
-
c) 1 hora e 30 minutos.
-
d) 18 horas, 15 minutos e 10 segundos.
-
4º Escreva as horas que os relógios digitais estão informando.
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: Reciclagem, moedas.
LEITURA: páginas 35, 36 e 37 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: páginas 37 e 38 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Uso da água, consumo residencial.
ATIVIDADE: páginas 12, 13 e 14 do Livro Didático Volume 3, caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
-
a) ( ) É possível viver sem água na terra.
b) ( ) A água que bebemos deve ser sem cor, sem cheiro e sem sabor.
c) ( ) Geralmente nas cidades a água passa por estações de tratamento, onde recebe substâncias para matar os micróbios.
d) ( ) A água que vai para a geladeira não precisa ser filtrada.
e) ( ) As caixas d’água devem ser bem tampadas.
f) ( ) Podemos utilizar a água.
-
2º Numere a 2º coluna de acordo com a 1º.
-
(1) Água potável.
(2) Água poluída.
(3) Água contaminada.
-
( ) Contem sujeiras.
( ) Contém vermes e micróbios.
( ) Não tem vermes, cor, nem sabor.
-
3º Escreva exemplos de lugares em que a água possa ser encontrada no estado:
-
Sólido:
-
Liquido:
-
Gasoso:
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Ações humanas e os impactos à natureza.
LEITURA: páginas 9 e 10 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 11 e 12 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º Alguns dos principais impactos ambientais causados no campo pela ação do ser humano estão relacionados a quê?
-
-
-
2º A utilização inadequada dos agrotóxicos pode poluir:
-
a) ( ) O solo, o homem, pássaro e a natureza.
-
b) ( ) O solo e a água, causando problemas ambientais.
-
3º Nas cidades, o que as construções e pavimentação das ruas impedem?
-
-
-
4º Quando há desmatamento ou construção em áreas impróprias, o que acontece com o solo?
-
-
-
5º Leia o trecho da música Herdeiros do Futuro composta por Toquinhos. Escreva o trecho que mais lhe chamou atenção.
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Os museus guardam muitas histórias.
LEITURA: páginas 15, 16 e 17 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 16 e 17 do Livro Didático Volume 3.
OBS: Fazer a questão 3 da página 16 com a professora em aula.


Comentários
Postar um comentário