4º ANO - SEMANA DE 24/08 À 28/08
4º ANO - SEMANA DE 24/08 À 28/08
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Leitura e interpretação; Poema; Palavras com QU; Cordel.
ATIVIDADE: páginas 24, 25, 26, 27, 28, 30, 31, 32 e 33 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia a literatura, páginas 16 e 17.
-
Interpretação:
-
a) O que foi fazer o filho do prefeito na capital? E o que ele trouxe?
-
-
-
-
b) Procure no dicionário o significado da palavra “ calamidade” tanto usada pela mãe do Alaor.
-
-
-
c) O que aconteceu quando o aeroclube começou a funcionar?
-
-
-
-
d) Por conta do sucesso do aeroclube, o que aconteceu com o Hotel Paraíso?
-
-
-
2º Transforme os advérbios de modo em locuções adverbiais:
-
a) Ele agiu violentamente.
-
-
b) Ela respondeu nervosamente.
-
-
c) Ele dirige imprudentemente.
-
-
3º Complete as frases com advérbios de tempo.
-
a) Ele ____________ vai acabar o serviço.
-
b) Você quer um lanche ___________ ou ___________ ?
-
c) __________ vou falar com papai sobre isso.
-
d) ___________ lavamos as mãos ________ das refeições.
-
4º Elabore uma frase com locução adverbial.
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: página 31 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: O resto na divisão.
LEITURA: página 17 do Livro Didático Volume 3
ATIVIDADE: páginas 18, 19 e 20 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Relendo a página 17 do seu livro calcule as divisões e classifique como exata ou não exata.
-
a) 7 8 2 : 2 =
b) 5 3 0 : 3 =
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
*Agora escreva como podemos afirmar, quando uma divisão é:
-
a) Exata:
b) Não é exata:
-
2º Agora assinale o resultado correto da divisão e escreva se é exata ou não.
-
a) 721 : 7 = ( ) 10 ( ) 13 ( ) 103 >
-
b) 248 : 2 = ( ) 124 ( ) 142 ( ) 104 >
-
c) 888 : 4 = ( ) 221 ( ) 212 ( ) 222 >
-
d) 87 : 4 = ( ) 20 ( ) 21 ( ) 121 >
-
3º Leia o texto abaixo.
-
Na aula de Educação Física, os 36 alunos da classe de Renata formam grupos para realizar as atividades. Faça os cálculos e complete a tabela.
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: O valor do lixo.
LEITURA: páginas 33 e 34 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: Questões para discutir sobre a leitura em aula.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: *Saiba mais; Calendário Suyá, Calendário Maia, Calendário Chinês; Calendário Gregoriano.
LEITURA: páginas 10 e 11 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: página 12 do Livro Didático Volume 3, Caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS.
1º Explique como começaram a ser desenvolvidos os primeiros calendários.
-
-
-
2º Qual a intenção dos povos antigos ao começar a construir calendários?
-
-
-
3º Descreva corretamente, a composição dos calendários abaixo:
-
a) Calendário Suyá:
-
-
-
b) Calendário Maia:
-
-
-
-
c) Calendário Chinês:
-
-
-
-
d) Calendário Gregoriano:
-
-
-
4º Qual calendário é usado atualmente no Brasil?
-
-
-
5º Defina ano bissexto.
-
-
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Setores da Economia.
LEITURA: páginas 6 e 7 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 8, 9 e 10 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º Complete corretamente os espaços.
-
a) O plantio e ____________ de algodão são _____________ agrícolas do setor _______________.
-
b) Processo de ________________ do algodão em ____________ é uma atividade __________ do setor ________________.
-
c) Processo de _______________ do ___________ em ______________ é uma atividade industrial do setor ______________.
-
d) Comércio de ______________ é uma atividade _____________ do ________ terciário.
-
2º Como você pode observar no exemplo da camiseta, vários trabalhadores estiveram envolvidos. Em que diretamente estiveram envolvidos?
-
-
-
3º O agricultor que está no campo produz o algodão que serve de matéria-prima para quê?
-
-
-
-
4º Que atividades são realizadas por vendedores e motoristas?
-
-
-
5º Relacione corretamente.
-
(A) Setor Primário.
(B) Setor Secundário.
(C) Setor Terciário.
-
( ) Comércio
( ) Prestação de serviços
( ) Agricultura
( ) Indústria
( ) Pesca
( ) Construção civil
( ) Pecuária
( ) Fábrica de camisetas
( ) Transporte de produtos
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Comércio no passado brasileiro.
LEITURA: páginas 12 e 13 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 14 e 15 do Livro Didático Volume 3.
OBS: Fazer a atividade (explorando documentos) questão b) do 2º, página 15, no caderno.


Comentários
Postar um comentário