4º ANO - SEMANA DE 24/08 À 28/08

 


 4º ANO - SEMANA DE 24/08 À 28/08 



PORTUGUÊS 

CONTEÚDO: Leitura e interpretação; Poema; Palavras com QU; Cordel. 

ATIVIDADE: páginas 24, 25, 26, 27, 28, 30, 31, 32 e 33 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º Leia a literatura, páginas 16 e 17. 

-

Interpretação: 

-

a) O que foi fazer o filho do prefeito na capital? E o que ele trouxe? 

-

-

-

-

b) Procure no dicionário o significado da palavra “ calamidade”  tanto usada pela mãe do Alaor. 

-

-

-

c) O que aconteceu quando o aeroclube começou a funcionar? 

-

-

-

-

d) Por conta do sucesso do aeroclube, o que aconteceu com o Hotel Paraíso? 

-

-

-

2º Transforme os advérbios de modo em locuções adverbiais: 

-

a) Ele agiu violentamente. 

-

-

b) Ela respondeu nervosamente. 

-

-

c) Ele dirige imprudentemente. 

-

-

3º Complete as frases com advérbios de tempo. 

-

a) Ele ____________ vai acabar o serviço. 

-

b) Você quer um lanche ___________ ou ___________ ? 

-

c) __________ vou falar com papai sobre isso. 

-

d) ___________ lavamos as mãos ________ das refeições. 

-

4º Elabore uma frase com locução adverbial. 

- 

 

CALIGRAFIA 

ATIVIDADE: página 31 do Livro de Atividades Caligráficas.  



MATEMÁTICA 

CONTEÚDO: O resto na divisão. 

LEITURA: página 17 do Livro Didático Volume 3

ATIVIDADE: páginas 18, 19 e 20 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 


1º Relendo a página 17 do seu livro calcule as divisões e classifique como exata ou não exata. 

-

a) 7 8 2 : 2 = 

b) 5 3 0 : 3 = 

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

*Agora escreva como podemos afirmar, quando uma divisão é: 

-

a) Exata: 

b) Não é exata: 

-

2º Agora assinale o resultado correto da divisão e escreva se é exata ou não. 

-

a) 721 : 7 = (   ) 10  (   ) 13  (   ) 103 > 

-

b) 248 : 2 = (   ) 124  (   ) 142  (   ) 104 > 

-

c) 888 : 4 = (   ) 221  (   ) 212  (   ) 222 > 

-

d) 87 : 4 = (   ) 20  (   ) 21  (   ) 121 > 

-

3º Leia o texto abaixo. 

-

Na aula de Educação Física, os 36 alunos da classe de Renata formam grupos para realizar as atividades. Faça os cálculos e complete a tabela. 

-




EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 

CONTEÚDO: O valor do lixo. 

LEITURA: páginas 33 e 34 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 

ATIVIDADE: Questões para discutir sobre a leitura em aula. 



CIÊNCIAS 

CONTEÚDO: *Saiba mais; Calendário Suyá, Calendário Maia, Calendário Chinês; Calendário Gregoriano. 

LEITURA: páginas 10 e 11 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: página 12 do Livro Didático Volume 3, Caderno de Ciências. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS. 


1º Explique como começaram a ser desenvolvidos os primeiros calendários. 

-

-

-

2º Qual a intenção dos povos antigos ao começar a construir calendários? 

-

-

3º Descreva corretamente, a composição dos calendários abaixo: 

-

a) Calendário Suyá: 

-

-

b) Calendário Maia: 

-

-

-

-

c) Calendário Chinês: 

-

-

-

-

d) Calendário Gregoriano: 

-

-

-

4º Qual calendário é usado atualmente no Brasil? 

-

-

-

5º Defina ano bissexto. 

-

-

-



GEOGRAFIA 

CONTEÚDO: Setores da Economia. 

LEITURA: páginas 6 e 7 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: páginas 8, 9 e 10 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA 


1º Complete corretamente os espaços. 

-

a) O plantio e ____________ de algodão são _____________ agrícolas do setor _______________. 

-

b) Processo de ________________ do algodão em ____________ é uma atividade __________ do setor ________________. 

-

c) Processo de _______________ do ___________ em ______________ é uma atividade industrial do setor ______________. 

-

d) Comércio de ______________ é uma atividade _____________ do ________ terciário. 

-

 Como você pode observar no exemplo da camiseta, vários trabalhadores estiveram envolvidos. Em que diretamente estiveram envolvidos? 

-

-

-

 O agricultor que está no campo produz o algodão que serve de matéria-prima para quê? 

-

-

-

-

4º Que atividades são realizadas por vendedores e motoristas? 

-

-

-

5º Relacione corretamente. 

-

(A) Setor Primário.

(B) Setor Secundário. 

(C) Setor Terciário. 

(   ) Comércio 

(   ) Prestação de serviços 

(   ) Agricultura 

(   ) Indústria 

(   ) Pesca 

(   ) Construção civil

(   ) Pecuária

(   ) Fábrica de camisetas 

(   ) Transporte de produtos 



HISTÓRIA 

CONTEÚDO: Comércio no passado brasileiro. 

LEITURA: páginas 12 e 13 do Livro Didático Volume 3.

ATIVIDADE: páginas 14 e 15 do Livro Didático Volume 3. 

OBS: Fazer a atividade (explorando documentos) questão b) do 2º, página 15, no caderno. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO