5º ANO - SEMANA DE 17/08 À 21/08
5º ANO - SEMANA DE 17/08 À 21/08
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Modo indicativo X modo subjuntivo; Modo indicativo: futuro do presente X futuro do pretérito; Entrevista.
ATIVIDADE: páginas 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
OBS: Ler a Literatura.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia a literatura - Páginas 14 e 15.
-
Interpretação:
-
a) O que a enchente trouxe? E o que eles fizeram?
-
-
-
b) Para onde o bêbado convidou o cão para ir? Porque?
-
-
-
c) Porque o bêbado achou que Maria do Socorro tinha outro amor?
-
-
-
d) O que aconteceu ao amanhecer?
-
-
-
2º Circule os verbos nas frases abaixo, depois classifique se estão no modo indicativo ou imperativo.
-
a) Meu tio comprou um carro novo. >
-
b) Mariana, venha cá! >
-
c) Amanhã, visitaremos o museu. >
-
d) Já acabei a atividade de Português. >
-
e) Não maltrate os animais! >
-
f) Crianças, recolham esses brinquedos! >
-
g) Eu estudo todos os dias. >
-
3º Dê respostas usando talvez e o verbo no modo subjuntivo.
-
a) Júlia vai visitar sua avó?
-
-
-
b) Lúcia vai fazer a tarefa?
-
-
-
c) João vai comprar um celular?
-
-
-
d) Maria vai comer o bolo?
-
-
-
4º Elabore uma frase com um verbo no subjuntivo.
-
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Comparação de números decimais.
LEITURA: páginas 11 e 12 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 13, 14, 15 e 16 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Veja a comparação de alturas, em metros, que estão indicadas na forma de números decimais. Para compará-las, primeiro observamos a parte inteira do número decimal.
Observe os números decimais abaixo e escreva na ordem crescente.
-
1,90 - 2,05 - 2,11 - 1,84 - 2,03 - 1,92
-
-
-
2º Compare os números e complete com os sinais >, < ou =.
-
a) 7,4 ___ 7,40
b) 4,75___ 4,9
c) 1,51 ___ 1,15
d) 6,8 ___ 6,80
e) 2,4 ___ 3,5
f) 3,8 ___ 2,7
-
3º Pinte o quadrinho da mesma cor da representação fracionária e decimal de um mesmo número.
-
a) 5/100 (azul)
b) 5/10 (verde)
c) 15/100 (vermelho)
d) 15/10 (amarelo)
e) 15/1000 (rosa)
[ ] 0,5 [ ] 0,15 [ ] 0,015 [ ] 0,05 [ ] 1,5
-
4º Observe as imagens da página 13 e escreva com palavras o preço de cada uma.
-
-
-
Agora escreva os preços dos produtos na ordem crescente.
-
-
5º Olhe os preços de gasolina, nos três postos da página 14 e responda as questões abaixo.
-
a) Qual o posto que vende a gasolina mais cara?
-
-
b) Qual o posto que vende a gasolina mais barata?
-
-
c) Se eu comprasse um litro de gasolina em cada posto, quanto eu pagaria?
-
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: A pizza.
LEITURA: página 30 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: página 31 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ARTES
CONTEÚDO: Arquitetura das pirâmides à Pampulha.
LEITURA: páginas 17 e 18 do Livro de Arte.
ATIVIDADE: página 18 do Livro de Arte.
OBS: Fazer o desenho na matéria de matemática.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Ciclo da água; experimento.
LEITURA: páginas 6, 6, 7 e 8 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO CIÊNCIAS
1º A água pode se apresentar em quais estados?
-
-
-
2º Ela também pode passar de um estado para outro. Observe o exemplo na página 5.
-
a) Escreva exemplos de lugares em que a água posso ser encontrada no estado:
-
Sólido =
Liquido =
Gasoso=
-
3º O desenho encontrado nas páginas 6 e 7, mostra o ciclo da água na natureza. Escreva o nome de cada um dos processos representados.
-
-
-
4º Defina abaixo os processos citados na questão anterior.
-
1.
-
-
2.
-
-
3.
-
-
4.
-
-
5.
-
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Expansão e conexão entre as cidades.
LEITURA: páginas 6, 7 e 8 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: página 9 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
OBS: A página 9 é para a aula do dia 21/08.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º De acordo com o texto da página 6, o que são as metrópoles?
-
-
-
2º Por serem maiores e mais populosas, as capitais e as grandes cidades geralmente contam com o quê?
-
-
-
3º Qual é a maior cidade do país, com cerca de 14 milhões de habitantes? E quais são as cidades de tamanho médio habitadas por 400 mil habitantes cada uma?
-
-
-
-
4º Quais são as cidades que aparecem no seu livro página 7 que apresentam o processo de conurbação?
-
-
-
5º O que os estudos da ONU indicam para 2050?
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: A cidadania em outros tempos.
LEITURA: página 6 e 7 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: página 8 do Livro Didático Volume 3, atividade no caderno.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
1º Estamos estudando sobre cidadania, mas, precisamos conhecer a história e os acontecimentos que marcaram a cidadania na Antiguidade. Consultando seu livro página 6, responda com atenção:
-
a) Onde surgiu a palavra democracia?
-
-
-
b) Qual o significado da palavra democracia?
-
-
-
c) Como os cidadãos se comportavam nessa forma de governo?
-
-
-
d) As decisões que os atenienses tomavam tinham regras. Quais eram?
-
-
-
e) Os cidadãos tomavam as decisões. Então quem era e quem não era considerado cidadão em Atenas?
-

Comentários
Postar um comentário