GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 24/08 À 28/08

 


 GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 24/08 À 28/08 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 24 


Pessoal. 


PÁGINA 26 


2º a) O jequitibá. 

b) O poema descreve a imponência do jequitibá. 


3º estrofes: 6, versos: 23 


4° As rimas são: jequitibá-dá; trovão-admiração-tufão-obstinação; quati-ali; fundo-mundo. 


5º Pessoal. 


6º a) (x) tocar. 

b) A outra palavra é "cutucar". 

c) Segundo o poema, se o jequitibá crescer a ponto de roçar as nuvens e os trovões, a única coisa a fazer é ficar admirando. 


7º a) A expressão é "o gigante da floresta".  


PÁGINA 27 


b) A ação de temer. 

c) Ao dizer que a árvore "não teme tempestade", reforça a ideia de sua grandiosidade. 


8º a) Nesse caso, a obstinação se refere à resistência da árvore a situações diversas. 

b) (x) a pessoas. 

c) De seus predadores e do mau tempo. 


9º a) As veias e as artérias têm a função de conduzir o sangue, responsável por distribuir nutrientes e outros elementos para o nosso corpo. 

b) (x) Para deixar evidente a importância da árvore para a vida (flora e fauna) no planeta. 


PÁGINA 28 


Pessoal. 


PÁGINA 30 


1º je-qui-ti-bá


3º (x) diferentes. 


4º (x) quati (x) tranquilidade 


5º Verde: tranquilo, consequência, aquário, quadrado, quarenta, quanto, quadro, frequente. 

Azul: quintal, maquiagem, basquete, queijo, quitute, tanque, leque, máquina, quente, esquilo. 


PÁGINA 32 


2º a) 1: explorado-espantado-preservado; planta-canta. 

2: pinhão-chão-preservação; comer-vê. 

3: for-hora-flora. 

4: exata-maltrata-mata; rapaz-trás. 

b) O último verso da estrofe sempre rima com o primeiro verso da estrofe seguinte.  


PÁGINA 33


3º (x) O poema explica a importância da gralha-azul para os pinheiros, ou araucárias. 


4º [3] Enterra o pinhão com a parte mais fina para cima. 

[4] Enterra vários outros. 

[2] Corta a cabeça do pinhão. 

[1] Come alguns, mas não todos. 


5º Porque contribuem para a preservação da floresta de araucárias, tendo em vista que muitos pinhões enterrados vão germinar. 


6º a) O caçador. 

b) Pede-se ao caçador que não atire na gralha-azul. 

c) Fazer um alerta de que a extinção da gralha-azul terá consequências na natureza, pois a araucária perderá seu principal disseminador. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) Ele foi estudar e trouxe um pequeno avião de dois lugares e a ideia de construir um aeroclube. 

b) Substantivo feminino. 1 – Catástrofe. 2 – Infortúnio. 

c) A cidade enchia de gente: pilotos, curiosos vindos dos arredores, aprendizes de pilotos, seus amigos e parentes. 

d) Aumentou a clientela, principalmente na doceria da mãe de Alaor. 


2º 

a) Ele agiu com violência. 

b) Ela respondeu com nervosismo. 

c) Ele dirige com imprudência. 


3º 

a) nunca 

b) agora - depois 

c) Amanhã 

d) Sempre - antes 


4º Pessoal.


GABARITO DE CALIGRAFIA 

LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS 


PÁGINA 31 


1º S, S, N, S, N 

S, N, S, N, N 

-quintal, psiquiatra, esquerda, arquivo, quente. 



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 18 


1º 


2º a) 4 X 10 = 40   Ela colocou 40 bonecas nas prateleiras. 

b) 4 X 10 = 40 e 40 + 3 = 43   Na coleção há 43 bonecas. 


PÁGINA 19 


3º 3 X 15 = 45 

45 + 5 = 50 

R: Havia 50 livros. 


 a) R$ 32, 00 

b) 32 X 3 = 96 

96 + 4 = 100 

R: Amélia tinha R$ 100,00. 


5º  26 X 2 = 52 

52 + 1 = 53 

R: O total é de 53 alunos.


PÁGINA 20 


6º a) 6, 12, 18, 24, 30. 

-O resto é zero. 

b) 7, 13, 19, 25, 31. 

-O resto é um. 

c) 8, 14, 20, 26, 32. 

-O resto é dois. 

d) Em cada item, o número somado e o resto são iguais. 

e) 7, 14, 21, 28, 35. 

f) O resto é 5. 


7º a) 10, 19, 28, 37. 

b) 14, 23, 32, 41. 

c) 17, 26, 35, 44.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) Quando o resto for igual a zero. 

b) Quando o resto for maior que zero. 


2º a) (X) 103 > Exata 

b) (X) 124 > Exata 

c) (X) 222 > Exata 

d) (X) 21 > Não é exata, resto = 3 


3º  

12  |  0 

  9  |  0 

  7  |  1 

  6  |  0 



GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 12 


1º Movimento da Terra em torno de seu próprio eixo (rotação). 

Movimento da Terra ao redor do Sol (translação). 


a) 24 horas, 1 dia 

b) 365 dias, 1 ano 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Fazendo a marcação do tempo utilizando ciclos que envolvem o Sol e a Lua. 


2º Planejar os momentos mais favoráveis para as atividades agrícolas, as festividades a os eventos religiosos. 


3º 

a) O povo suyá organizava o tempo associando cada mês do ano a uma atividade agrícola, ao clima ou a alguma festividade. 

b) Baseando-se no ciclo solar, ele era composto de 365 dias, organizados em 18 meses de 20 dias. Ao final do calendário, eram adicionados mais 5 dias para completar o ano. 

c) Composto de 354 dias, organizados em 12 meses de 29 ou 30 dias. A cada 3 anos um mês adicional é inserido para corrigir a diferença entre o ano solar, de 365 dias, e o ano lunar, de 354 dias. 

d) Composto por 365 dias, organizados em 12 meses de 28 a 31 dias. 


4º Calendário Gregoriano. 


5º Ocorre a cada quatro anos e tem 366 dias, com um dia mais inserido no mês de fevereiro, que fica com 29 dias. 



GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 8 


2º Primário - Imagem 1: Pecuária: criação de gado bovino. 

Secundário - Imagem 2: indústria frigorífica: corte e processamento da carne. 

Terciário - Imagem 3: serviço: transporte do produto. 

Imagem 4: comércio: venda do produto em açougues e supermercados.


PÁGINA 9 


3º Pessoal. 


4º a) (x)  b) (x)  c) (x) 


PÁGINA 10 


1º V, V, V, F, F 


2º Mata atlântica à venda: desmatamento em Salvador cresce de forma assustadora a cada ano. Atividade econômica praticada pelos mercados imobiliários.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º a) colheita, atividades, primário. 

b) transformação, tecido, industrial, secundário. 

c) transformação, tecido, camiseta, secundário. 

d) vestuário, comercial, setor. 


 Na fabricação e comercialização do produto. 


 Para as indústrias fabricarem por meio de uma equipe especializada, fios, tecidos, roupas e outros produtos. 


4º A comercialização e o transporte dessas mercadorias. 


  

(C) Comércio 

(C) Prestação de serviços 

(A) Agricultura 

(B) Indústria 

(A) Pesca 

(B) Construção civil

(A) Pecuária

(B) Fábrica de camisetas 

(C) Transporte de produtos



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 14 


1º O escambo foi o primeiro tipo de troca comercial que ocorreu entre esses povos. Os indígenas cortavam, carregavam e entregavam os troncos de pau-brasil aos portugueses e em troca recebiam espelhos, pentes e facas, por exemplo. 


2° (x) Frutas, verduras, doces...


3º a) ambulante. 

b) caixeiro-viajante. 

c) mascate. 


PÁGINA 15


1º a) Comércio de um vendedor ambulante de vassouras e espanadores. 

b) Esse tipo de vendedor não tinha um lugar fixo de venda, como uma loja; por isso, ele se locomovia pelas cidades oferecendo produtos às pessoas. 

c) Pessoal. 


2º a) O tropeirismo. 

b) Pessoal. No caderno. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO