GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 10/08 À 14/08
GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 10/08 À 14/08
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 7
2º (x) expor informações sobre a Antártica.
3º (x) Contextualizam a entrevista, ou seja, informam quem é a entrevistada e quem participou da entrevista.
(x) Antecipam o assunto da entrevista.
4º É possível deduzir que o texto se destina a crianças e jovens.
5º Pessoal.
6º As perguntas estão destacadas em negrito, e as respostas estão logo abaixo de cada pergunta.
PÁGINA 8
7º B/A/B
8º Pessoal.
9º a) (x) Como a Antártica foi descoberta?
b) Não. Exploradores que desbravaram os mares para caçar baleias desconfiaram que tinha terra no Polo Sul em virtude de haver icebergs soltos.
10º Pessoal.
PÁGINA 9
11º (x) Deixar evidente que a entrevistada já esteve na Antártica.
12º Os cientistas estudam fósseis que ajudam a contar a história do planeta e observam as mudanças no clima da Terra.
13º a) Que a Antártica é realmente muito fria.
b) A comparação foi feita em virtude de os leitores serem crianças, pois ela torna a informação mais compreensível para esse público.
PÁGINA 10
1º a) O ponto de interrogação.
b) Como as respostas, em geral, são frases declarativas, é comum o uso do ponto-final ao final delas.
2º Para informar ao leitor que o título da entrevista é uma frase da fala da entrevistada.
3º a) Para separar os diversos elementos, ou seja, as profissões dos pesquisadores que costumam ir à Antártica.
b) Elas indicam que há outros profissionais que costumam ir à Antártica.
PÁGINA 11
4º a) As perguntas são dirigidas, a princípio, aos entrevistadores. Contudo, também pode-se supor que a entrevistada deseja se comunicar com os leitores.
b) É possível deduzir que a pesquisadora deseja despertar o interesse para o assunto sobre o qual está falando.
5º Anunciar uma explicação a um fato anteriormente citado.
6º (x) entusiasmo.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) O tamanho da felicidade (três histórias em dias de chuva) – Angélica Bevilacqua.
b) Porque choveu muito.
c) Alguém falou em dar-lhe banho.
d) Para o coreto, no meio da praça, onde já estava um bêbado dormindo.
e) Um sapo de guarda-chuva, porque suas ideias começaram a se embaralhar.
2º Conhecer as ideias do entrevistado sobre um assunto de interesse da sociedade.
3º Pessoal.
GABARITO DE CALIGRAFIA
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS
2º a) Eu escrevi...
b) Nós pulamos...
c) Ele/Ela dividiu...
3º a) Eu respondia a seus e-mails.
b) Ela lia os livros da estante.
c) Nós vendíamos nossas roupas usadas para pagar as contas.
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 6
1º a)
- ³⁰/₁₀₀
- 0, 30
b) Trinta centésimos.
PÁGINA 7
2º a) Denise 21,50
Marcelo 25,05
b) Denise: Vinte e um inteiros e cinquenta centésimos.
Marcelo: Vinte e cinco inteiros e cinco centésimos.
c)Denise: 2 dezenas + 1 unidade + 5 décimos.
Marcelo: 2 dezenas + 5 unidades + 5 centésimos.
3º a) 7 unidades
b) 7 décimos
c) 7 milésimos
d) 7 centésimos
4º 3,001
5º Não, a leitura correta é quatro centésimos.
PÁGINA 8
6º (C) (D) (U) , (d) (c) (m)
a) 4 9 , 0
b) 4 , 9
c) 0 , 4 9
d) 0 , 0 4 9
e) 3 0 9 , 0
f) 3 0 , 9
g) 3 , 0 9
h) 0 , 3 0 9
7º
⁸/₁₀ 0,8
³⁵/₁₀ 3,5
⁶/₁₀₀ 0,06
⁴²/₁₀₀ 0,42
⁹/₁₀₀₀ 0,009
³⁰⁰/₁₀₀₀ 0,300
PÁGINA 9
8º
a) Completando a fita: 0,3 0,4 0,6 0,7 0,9
Sucessor 0,6
antecessor 0,9
entre 0,9
antecessor 0
b) Completando a fita: 19,9 20 20,2 20,4 20,5
Sucessor 20
antecessor 20,4
antecessor 20
entre 20
c) Completando a fita: 9,8 9,9 10 10,1 10,2 10,3 10,4
Sucessor 9,8
antecessor 10,4
antecessor 9,9
entre 10
PÁGINA 10
9º a) 5,5
b) 28,7
b) 28,7
Encontrar o nome dos números decimais: vinte inteiros, oito centésimos, seis décimos, doze milésimos.
1º
4,489 >Quatro inteiros e quatrocentos e oitenta e nove centésimos.
1,5 >um inteiros e cinco décimos.
25,07 >Vinte e cinco inteiros e sete centésimos
3,25 >Três inteiros e vinte e cinco centésimos.
2º
C D U , d c
2 , 0 4
1 2 , 0 5
4 , 2 7
1 3 , 0 2
1 3 0 , 2
3º Renata cresceu um metro e quarenta e oito centímetros.
Você vai se medir e escrever a sua altura.
4º
a) ²⁸/₁₀
b) ⁵³⁵/₁₀₀
c) ⁹⁴⁶⁸/₁₀₀₀
d) ³/₁₀
5º a) 3,5
b) 0,04
c) 0,098
d) 0,18
e) 4,386
f) 0,936
GABARITO DO LIVRO DE
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
3º Responder com a turma na aula.
4º Todas as questões são pessoais.
PÁGINA 27
1º
Gasto:
5,00 + 6,20 + 5,80 + 0,80 + 15,00 = 32,80.
32,80 : 8 = 4,10
O custo será de R$ 4,10 por copinho.
Vendendo 8 copinhos por R$ 8,00 cada um, tem-se um ganho de R$ 64,00
8 X R$ 8,00 = R$ 64,00
Ganho - gasto = lucro
R$ 64,00 - R$ 32,80 = R$ 31,20
Sim, Carmem terá um lucro de R$ 31,20
PÁGINA 28
1º a) 1,10 + 6,20 + 0,70 + 0,50 + 12,00 = 20,50
b) 25 X 1,50 = 37,50
Ganho - gasto = lucro
R$ 37,50 - R$ 20,50 = R$ 17,00
O lucro será de R$ 17,00
GABARITO DO LIVRO
DE ARTE
PÁGINA 16
1º Pessoal. Não esqueça de usar o material de apoio, desenhe na matéria de matemática.
GABARITO DE CIÊNCIAS
ATIVIDADE NO CADERNO 1º É formada por 2 elementos: hidrogênio e oxigênio. É representada pela forma H²O.
2º As plantas ficam murchas. Porque sem água, suas células reduzem de tamanho e podem secar.
3º
V
F
V
F
V
V
4º
a) (x) Na forma de gelo, neve e geleiras
b) (x) Mares, rios, lagos, etc
c) (x) No vapor de água no ar
5º
(2)
(1)
(4)
(3)
GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 3
1º
a) São imagens capturadas por satélites artificiais, em órbitas, a uma distância muito grande.
b) Ambas são de Manaus, capital do Amazonas. Uma de 1985 e outra de 2016.
c) Os naturais são os rios e a floresta, já os culturais são as áreas urbanizadas.
d) A expansão da área urbana de Manaus e o desmatamento de parte da floresta.
e) A natureza demorou milhares de anos para compor a floresta, enquanto a urbanização avançou de maneira relativamente rápida no intervalo de 31 anos.
PÁGINA 5
1º a) A industrialização.
b) O processo foi mais intenso nas regiões sudeste e centro-oeste e menos intenso nas regiões Norte e Nordeste.
2º a) Entre 1960 a 2010.
b) 80%
c) 60%
d) Que é possível concluir que as duas regiões apresentavam taxas de urbanização semelhantes até 1970, mas, a partir de 1980, a região Sul urbanizou-se mais rapidamente.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º a) Suas próprias atividades, isto é, seu potencial econômico.
b) Conforme suas características naturais, como relevo, clima, proximidade dos oceanos.
2º O crescimento acelerado, que predominou em muitas no século passado, mas que ainda aconteceu no século XXI, porém com intensidade, em geral, bem menor.
3º Em países europeus e da América do Norte, como os Estados Unidos. Devido aos processos de urbanização.
4º Produzem aço, carros, aparelhos eletrodomésticos e outras mercadorias.
5º Chegaram em meados do século XXI, em especial, a partir das décadas de 1920 e 1930. Impulsionaram o crescimento das cidades brasileiras.
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 5
1º Se as pessoas agissem somente conforme as próprias vontades sem observar as regras de convivência, a vida coletiva não funcionaria. Por isso, regras foram criadas e transformadas em leis, visando organizar a vida em sociedade.
2º Cidadania é o conjunto de direitos e deveres praticados pelas pessoas que vivem coletivamente em um país.

Comentários
Postar um comentário