GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 10/08 À 14/08


GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 10/08 À 14/08 


GABARITO DE PORTUGUÊS 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3

PÁGINA 7

2º (x) expor informações sobre a Antártica. 

3º (x) Contextualizam a entrevista, ou seja, informam quem é a entrevistada e quem participou da entrevista. 
(x) Antecipam o assunto da entrevista. 

4º É possível deduzir que o texto se destina a crianças e jovens. 

5º Pessoal. 

6º As perguntas estão destacadas em negrito, e as respostas estão logo abaixo de cada pergunta. 

PÁGINA 8

7º B/A/B 

8º Pessoal. 

9º a) (x) Como a Antártica foi descoberta? 
b) Não. Exploradores que desbravaram os mares para caçar baleias desconfiaram que tinha terra no Polo Sul em virtude de haver icebergs soltos.  

10º Pessoal. 

PÁGINA 9

11º (x) Deixar evidente que a entrevistada já esteve na Antártica. 

12º Os cientistas estudam fósseis que ajudam a contar a história do planeta e observam as mudanças no clima da Terra. 

13º a) Que a Antártica é realmente muito fria. 
b) A comparação foi feita em virtude de os leitores serem crianças, pois ela torna a informação mais compreensível para esse público. 

PÁGINA 10

1º a) O ponto de interrogação. 

b) Como as respostas, em geral, são frases declarativas, é comum o uso do ponto-final ao final delas. 

2º Para informar ao leitor que o título da entrevista é uma frase da fala da entrevistada. 

3º a) Para separar os diversos elementos, ou seja, as profissões dos pesquisadores que costumam ir à Antártica. 
b) Elas indicam que há outros profissionais que costumam ir à Antártica.  

PÁGINA 11

4º a) As perguntas são dirigidas, a princípio, aos entrevistadores. Contudo, também pode-se supor que a entrevistada deseja se comunicar com os leitores. 

b) É possível deduzir que a pesquisadora deseja despertar o interesse para o assunto sobre o qual está falando. 

5º Anunciar uma explicação a um fato anteriormente citado. 

6º (x) entusiasmo.   

ATIVIDADE NO CADERNO 

1º 
a) O tamanho da felicidade (três histórias em dias de chuva) – Angélica Bevilacqua.
b) Porque choveu muito.
c) Alguém falou em dar-lhe banho.
d) Para o coreto, no meio da praça, onde já estava um bêbado dormindo.
e) Um sapo de guarda-chuva, porque suas ideias começaram a se embaralhar.

2º Conhecer as ideias do entrevistado sobre um assunto de interesse da sociedade.

3º Pessoal.


GABARITO DE CALIGRAFIA  
LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS

PÁGINA 24

2º a) Eu escrevi... 
b) Nós pulamos... 
c) Ele/Ela dividiu... 

3º a) Eu respondia a seus e-mails. 
b) Ela lia os livros da estante. 
c) Nós vendíamos nossas roupas usadas para pagar as contas. 


GABARITO DE MATEMÁTICA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 6

1º a) 
- ³⁰/₁₀₀ 
- 0, 30 

b) Trinta centésimos. 

PÁGINA 7

2º a) Denise 21,50 
Marcelo 25,05 

b) Denise: Vinte e um inteiros e cinquenta centésimos. 
Marcelo: Vinte e cinco inteiros e cinco centésimos. 

c)Denise: 2 dezenas + 1 unidade + 5 décimos. 
Marcelo: 2 dezenas + 5 unidades + 5 centésimos. 

3º a) 7 unidades 
b) 7 décimos 
c) 7 milésimos 
d) 7 centésimos 

4º 3,001 

5º Não, a leitura correta é quatro centésimos.  

PÁGINA 8

6º (C) (D) (U) , (d) (c) (m) 
a)         4     9  ,   0 
b)                4   ,   9 
c)                0   ,   4    9 
d)                0   ,   0    4    9 
e)   3    0    9   ,   0 
f)         3    0    ,   9 
g)               3   ,   0    9 
h)               0   ,    3    0    9 

7º 
⁸/₁₀  0,8 
³⁵/₁₀  3,5 
⁶/₁₀₀  0,06 
⁴²/₁₀₀  0,42 
⁹/₁₀₀₀  0,009 
³⁰⁰/₁₀₀₀  0,300


PÁGINA 9

8º 
a) Completando a fita: 0,3  0,4  0,6  0,7  0,9 
Sucessor 0,6 
antecessor  0,9 
entre 0,9 
antecessor  0 

b) Completando a fita: 19,9  20  20,2  20,4  20,5 
Sucessor 20 
antecessor 20,4 
antecessor 20 
entre 20

c) Completando a fita: 9,8  9,9  10   10,1   10,2  10,3  10,4
Sucessor 9,8
antecessor 10,4
antecessor 9,9
entre 10


PÁGINA 10

9º a) 5,5  
b)  28,7

Encontrar o nome dos números decimais: vinte inteiros, oito centésimos, seis décimos, doze milésimos.

ATIVIDADE NO CADERNO 

1º 
4,489 >Quatro inteiros e quatrocentos e oitenta e nove centésimos. 
1,5 >um inteiros e cinco décimos. 
25,07 >Vinte e cinco inteiros e sete centésimos 
3,25 >Três inteiros e vinte e cinco centésimos. 

2º 
C  D  U  ,  d  c 
          2  ,  0    4 
     1   2  ,  0    5 
          4  ,  2    7 
     1   3  ,  0    2 
1   3   0  ,  2 

3º Renata cresceu um metro e quarenta e oito centímetros. 
Você vai se medir e escrever a sua altura. 

4º 
a) ²⁸/₁₀ 
b) ⁵³⁵/₁₀₀ 
c) ⁹⁴⁶⁸/₁₀₀₀ 
d) ³/₁₀ 

 a) 3,5 
b) 0,04 
c) 0,098 
d) 0,18 
e) 4,386 
f) 0,936 


GABARITO DO LIVRO DE 
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 

PÁGINA 26

3º Responder com a turma na aula. 

4º Todas as questões são pessoais.

PÁGINA 27


1º 
Gasto: 
5,00 + 6,20 + 5,80 + 0,80 + 15,00 = 32,80. 
32,80 : 8 = 4,10 
O custo será de R$ 4,10 por copinho. 
Vendendo 8 copinhos por R$ 8,00 cada um, tem-se um ganho de R$ 64,00 
8 X R$ 8,00 = R$ 64,00 
Ganho - gasto = lucro 
R$ 64,00 - R$ 32,80 = R$ 31,20 

Sim, Carmem terá um lucro de R$ 31,20

PÁGINA 28

1º a) 1,10 + 6,20 + 0,70 + 0,50 + 12,00 = 20,50 

b) 25 X 1,50 = 37,50 
Ganho - gasto = lucro 
R$ 37,50 - R$ 20,50 = R$ 17,00 
O lucro será de R$ 17,00


GABARITO DO LIVRO 
DE ARTE 

PÁGINA 16


1º Pessoal. Não esqueça de usar o material de apoio, desenhe na matéria de matemática. 

      
GABARITO DE CIÊNCIAS 
ATIVIDADE NO CADERNO 

1º É formada por 2 elementos: hidrogênio e oxigênio. É representada pela forma H²O. 

2º As plantas ficam murchas. Porque sem água, suas células reduzem de tamanho e podem secar.

3º 
V
F
V
F
V
V


a) (x) Na forma de gelo, neve e geleiras 
b) (x) Mares, rios, lagos, etc
c) (x) No vapor de água no ar


(2) 
(1) 
(4) 
(3) 


GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 3

1º 
a) São imagens capturadas por satélites artificiais, em órbitas, a uma distância muito grande. 

b) Ambas são de Manaus, capital do Amazonas. Uma de 1985 e outra de 2016.

c) Os naturais são os rios e a floresta, já os culturais são as áreas urbanizadas.

d) A expansão da área urbana de Manaus e o desmatamento de parte da floresta.

e) A natureza demorou milhares de anos para compor a floresta, enquanto a urbanização avançou de maneira relativamente rápida no intervalo de 31 anos.


PÁGINA 5

1º a) A industrialização.

b) O processo foi mais intenso nas regiões sudeste e centro-oeste e menos intenso nas regiões Norte e Nordeste.

2º a) Entre 1960 a 2010.

b) 80%

c) 60%

d) Que é possível concluir que as duas regiões apresentavam taxas de urbanização semelhantes até 1970, mas, a partir de 1980, a região Sul urbanizou-se mais rapidamente.


ATIVIDADE NO CADERNO 

1º a) Suas próprias atividades, isto é, seu potencial econômico. 

b) Conforme suas características naturais, como relevo, clima, proximidade dos oceanos.

2º O crescimento acelerado, que predominou em muitas no século passado, mas que ainda aconteceu no século XXI, porém com intensidade, em geral, bem menor.

3º Em países europeus e da América do Norte, como os Estados Unidos. Devido aos processos de urbanização.

4º Produzem aço, carros, aparelhos eletrodomésticos e outras mercadorias.

5º Chegaram em meados do século XXI, em especial, a partir das décadas de 1920 e 1930. Impulsionaram o crescimento das cidades brasileiras.


GABARITO DE HISTÓRIA 
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 5

1º Se as pessoas agissem somente conforme as próprias vontades sem observar as regras de convivência, a vida coletiva não funcionaria. Por isso, regras foram criadas e transformadas em leis, visando organizar a vida em sociedade. 

2º Cidadania é o conjunto de direitos e deveres praticados pelas pessoas que vivem coletivamente em um país. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO