3º ANO - SEMANA DE 28/09 À 01/10
3º ANO - SEMANA DE 28/09 À 01/10
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Sinopse; Pronomes possessivos.
ATIVIDADE: páginas 55, 56, 57, 58, 59, 60 e 61 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia a literatura, página: 42.
-
a) Como foi a despedida entre o menino e a árvore?
-
-
-
b) O que a árvore depositou na mão do menino?
-
-
-
c) Como ele chamou essa semente?
-
-
-
d) Escreva uma frase sobre o que você mais gostou nessa literatura.
-
-
-
2º Circule os pronomes pessoais nas frases abaixo:
-
a) Meu pai deu banho na minha cadela.
-
b) Guarde seu lápis na sua mochila.
-
c) Nossos amigos chegaram ao seu aniversário.
-
d) Minha tia viajou com seus vizinhos.
-
3º Forme uma frase com 2 pronomes possessivos.
-
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Cédulas e moedas.
LEITURA: páginas 55 e 56 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 57, 58, 59, 60, 61, 62 e 63 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Observe as quantias da página 55 do seu livro e escreva as mesmas com palavras:
-
-
-
2º Veja a página 56 e escreva com palavras.
-
a) A maior cédula:
-
b) A menor moeda:
-
3º Resolva os probleminhas abaixo, lendo com atenção:
-
a) Marta comprou um vestido por R$ 55,00, ela deu R$ 100,00. Quanto ela recebeu de troco?
-
-
-
-
-
b) Mauro tinha R$ 15,00, ele comprou um sorvete por R$ 5,00 e um sanduíche por R$ 4,00. Quanto ele gastou e quanto restou?
-
-
-
-
-
-
4) Coloque as adições em forma de multiplicação e calcule.
-
a) 9 + 9 =
b) 5 + 5 + 5 =
c) 3 + 3 + 3 + 3 =
d) 8 + 8 + 8 + 8 + 8 =
-
5º Represente com bolinhas as multiplicações:
-
a) 4 X 5 = 20
b) 3 X 8 = 24
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Degradação do solo; Cuidados com o solo; Compostagem.
LEITURA: páginas 29, 30, 31 e 34 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 32 e 33 do Livro Didático Volume 3, caderno de Ciências.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Marque F para falso e V para verdadeiro em relação as queimadas.
-
a) ( ) As queimadas ajudam a adubar o solo.
b) ( ) As queimadas representam a pior forma de destruição do solo.
c) ( ) As Queimadas eliminam os vegetais que protegem o solo.
d) ( ) As queimadas tornam o solo mais fértil.
e) ( ) As queimadas destroem os nutrientes do solo.
f) ( ) As queimadas matam os pequenos seres vivos que colaboram na decomposição de restos de animais e de vegetais.
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: A água e Saneamento Básico.
LEITURA: páginas 27 e 28 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 25 e 26 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º No “Planeta Água”, três em cada dez pessoas não têm acesso a quê? E o que acontece com 80% dos esgotos?
-
-
-
2º “Planeta Água” é um mundo de contradições, onde três em cada dez pessoas não têm acesso a uma fonte segura de água potável. O que acontecia, a cada 20 segundos, com uma criança?
-
-
-
3º Mulheres e meninos caminham por mais de seis quilômetros por esse “Planeta” em busca de quê?
-
-
-
4º O que no Brasil é um direito garantido pela constituição a todos os cidadãos?
-
-
-
5º O que inclui o saneamento básico?
-
-
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Revisão do 3º Módulo.
LEITURA: páginas de Leitura do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: caderno de História.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
1º Estamos chegando ao fim de mais um módulo. Nele aprendemos sobre os lugares de memória, também as cidades e seus patrimônios. Responda as questões sobre ele:
-
a) Lugares de memória são aqueles que contam história. Na página 2 relatou que lugar de memória?
-
-
-
b) Os monumentos são construções que tem a função de preservar a memória de fatos históricos de uma cidade. Na página 5 do seu livro há um monumento. Sobre ele, responda:
-
> Que monumento é esse?
-
-
-
> Que personagem histórico homenageia?
-
-
-
> Que memória preserva?
-
-
-
> Onde está localizada?
-
-
-
> Quando foi inaugurada?
-
-
-
c) Leia as frases com atenção e coloque (V) se for verdadeiro e (F) se for falso.
-
( ) As praças existem desde tempos bastante antigos.
( ) Toda praça tem chafariz.
( ) Cada rua tem uma história em seu nome.
( ) Os museus são locais para guardar coisas velhas e sem importância.
-
d) O texto que lemos nas páginas 18 e 19 fala de tesouros. O que os moradores citados no texto entendem como tesouro?
-
-
-
-
-
e) Há bens que fazem parte do patrimônio de uma região com seus costumes e modos de fazer e de viver. Que figura tradicional é o símbolo da Bahia?
-
-
-
f) Além das construções, dos saberes e das festas, as paisagens naturais também podem ser consideradas um patrimônio cultural ou natural. Escreva o que faz parte dos sítios arqueológicos:
-
-
-
g) Escreva um exemplo de patrimônio natural, consultando seu livro página 24:
-

Comentários
Postar um comentário