4º ANO - SEMANA DE 08/09 À 11/09

 



 4º ANO - SEMANA DE 08/09 À 11/09 



PORTUGUÊS 

CONTEÚDO: Leitura e interpretação; Campanha de Conscientização; Colagem – Material de apoio; Foco na escrita. 

ATIVIDADE: páginas 39, 40, 41, 42 e 43 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º Leia a literatura páginas: 22 e 23. 

-

Interpretação: 

-

a) Qual a informação que Alaor recebeu ao chegar á escola? 

-

-

-

-

b) Como Alaor considerava o pai? 

-

-

-

-

c) Qual era o nome do “louco oficial da cidade”? Porque ele tinha esse nome? 

-

-

-

-

-

d) Qual o nome do objeto que ameaçava despencar do céu? 

-

-

-

2º Transforme as locuções adverbiais em advérbio de modo. 

-

a) Ele agiu com tranquilidade. 

-

-

-

b) Ele agiu com prudência. 

-

-

-

c) Dirija com cuidado. 

-

-

-

d) Eles agiram com esperteza. 

-

-

-

3º Circule os advérbios e classifique-os. 

-

a) Provavelmente irei viajar amanhã. 

-

-

b) Laura mora perto, por isso vai devagar. 

-

-

c) Não gosto de acordar tarde. 

-

-

d) Estudei muito, certamente passarei. 

-

-


CALIGRAFIA 

ATIVIDADE: página 32 do Livro de Atividades Caligráficas.  



MATEMÁTICA 

CONTEÚDO: Frações; Frações de quantidade. 

LEITURA: páginas 27, 28, 29 e 32 do Livro Didático Volume 3

ATIVIDADE: páginas 29, 30, 31, 33, 34, 35 e 36 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 


1º Pizza é sempre redonda? Que nada! Neste concurso, ganha quem fizer a pizza mais gostosa e num formato diferente. 

As pizzas foram divididas em partes iguais. Para mostrar a fatia de cada uma que o juiz vai comer, represente as partes.

-

a) 1/2 

-

-

-

-

b) 1/3 

-

-

-

-

c) 1/4 

-

-

-

-

d) 1/5 

-

-

-

-

2º Alice fez um sanduíche e dividiu-o em quatro partes iguais. 

-

a) Primeiro Alice comeu uma parte. 

Escreva uma fração para indicar a parte de sanduíche que Alice comeu. 

-

-

Como se lê essa fração? 

-

b) Depois, Alice comeu mais um pedaço. Que fração do sanduíche Alice comeu? 

-

-

Como se lê essa fração? 

-

3º Agora circule as frações que representam o inteiro. 

-

2/8, 5/5, 3/4, 9/9, 6/6, 7/3, 10/10 

-

4º Encontre  os resultados das frações de quantidades abaixo: 

-

a) 1/2 de 10 = 

-

-

b) 1/4 de 20 = 

-

-

c) 1/8 de 16 = 

-

-

d) 1/7 de 35 = 

-

-

5º Arme e efetue as divisões: 

-

a) 2 345 : 5 = 

b) 86 438 : 11 = 

 

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 

CONTEÚDO: As informações de um cartão. 

LEITURA: página 37 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 

ATIVIDADE: página 38 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 

OBS: O jogo será feito na hora da aula.  



CIÊNCIAS 

CONTEÚDO: Orientação pelo sol; Orientação pela bússola. 

LEITURA: páginas 16, 17 e 18 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: caderno de Ciências. 

OBS: Copiar e responder questões da página 17 no caderno. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS 


1º Responda corretamente: 

-

a) O Sol nasce ao: 

-

b) O Sol desaparece ao: 

-

c) São pontos de referência utilizados no mundo inteiro: 

-

2º Complete: 

-

a) Existem ___ pontos cardeais, são eles: ________, ______, _____ e ________. 

-

b) Os pontos cardeais podem ser representados pela ______________________. 

-

3º As direções cardeais são pontos de referência utilizados no mundo inteiro. Escreva os símbolos utilizados para cada ponto. 

-

-

-

4º Qual o instrumento podemos usar para nos localizarmos no espaço? 

-

-

-



GEOGRAFIA 

CONTEÚDO: Conteúdo: O trabalho e os setores da economia. 

LEITURA: páginas 12, 13 e 16 do Livro Didático Volume 3.

ATIVIDADE: páginas 15 e 17 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA 


1º O que os trabalhadores conhecidos como “boias-frias” geralmente têm? E o que eles também não têm nesse trabalho? 

-

-

-

-

-

Quais são os exemplos de profissões que não existem mais hoje em dia? 

-

-

-

O que a ciência e tecnologia vêm automatizando? 

-

-

-

Responda de acordo com o texto do seu livro páginas 15 e 16. 

-

a) O que a declaração Universal dos Direitos Humanos diz? 

-

-

-

b) O que todos devem receber? 

-

-

-

c) O que é no Brasil e no mundo a exploração do trabalho infantil? 

-

-

-

Milhares de crianças e adolescentes deixam de ir à escola e de ter seus direitos garantidos por causa dessa prática. Onde eles trabalham? 



HISTÓRIA 

CONTEÚDO: A vida em movimento. 

LEITURA: páginas 19, 20, 21 e 22 do Livro Didático Volume 3.

ATIVIDADE: páginas 22, 23 e 24 do Livro Didático Volume 3. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO