4º ANO - SEMANA DE 08/09 À 11/09
4º ANO - SEMANA DE 08/09 À 11/09
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Leitura e interpretação; Campanha de Conscientização; Colagem – Material de apoio; Foco na escrita.
ATIVIDADE: páginas 39, 40, 41, 42 e 43 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Leia a literatura páginas: 22 e 23.
-
Interpretação:
-
a) Qual a informação que Alaor recebeu ao chegar á escola?
-
-
-
-
b) Como Alaor considerava o pai?
-
-
-
-
c) Qual era o nome do “louco oficial da cidade”? Porque ele tinha esse nome?
-
-
-
-
-
d) Qual o nome do objeto que ameaçava despencar do céu?
-
-
-
2º Transforme as locuções adverbiais em advérbio de modo.
-
a) Ele agiu com tranquilidade.
-
-
-
b) Ele agiu com prudência.
-
-
-
c) Dirija com cuidado.
-
-
-
d) Eles agiram com esperteza.
-
-
-
3º Circule os advérbios e classifique-os.
-
a) Provavelmente irei viajar amanhã.
-
-
b) Laura mora perto, por isso vai devagar.
-
-
c) Não gosto de acordar tarde.
-
-
d) Estudei muito, certamente passarei.
-
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: página 32 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Frações; Frações de quantidade.
LEITURA: páginas 27, 28, 29 e 32 do Livro Didático Volume 3
ATIVIDADE: páginas 29, 30, 31, 33, 34, 35 e 36 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Pizza é sempre redonda? Que nada! Neste concurso, ganha quem fizer a pizza mais gostosa e num formato diferente.
As pizzas foram divididas em partes iguais. Para mostrar a fatia de cada uma que o juiz vai comer, represente as partes.
-
a) 1/2
-
-
-
-
b) 1/3
-
-
-
-
c) 1/4
-
-
-
-
d) 1/5
-
-
-
-
2º Alice fez um sanduíche e dividiu-o em quatro partes iguais.
-
a) Primeiro Alice comeu uma parte.
Escreva uma fração para indicar a parte de sanduíche que Alice comeu.
-
-
Como se lê essa fração?
-
b) Depois, Alice comeu mais um pedaço. Que fração do sanduíche Alice comeu?
-
-
Como se lê essa fração?
-
3º Agora circule as frações que representam o inteiro.
-
2/8, 5/5, 3/4, 9/9, 6/6, 7/3, 10/10
-
4º Encontre os resultados das frações de quantidades abaixo:
-
a) 1/2 de 10 =
-
-
b) 1/4 de 20 =
-
-
c) 1/8 de 16 =
-
-
d) 1/7 de 35 =
-
-
5º Arme e efetue as divisões:
-
a) 2 345 : 5 =
b) 86 438 : 11 =
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: As informações de um cartão.
LEITURA: página 37 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: página 38 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
OBS: O jogo será feito na hora da aula.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Orientação pelo sol; Orientação pela bússola.
LEITURA: páginas 16, 17 e 18 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: caderno de Ciências.
OBS: Copiar e responder questões da página 17 no caderno.
ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS
1º Responda corretamente:
-
a) O Sol nasce ao:
-
b) O Sol desaparece ao:
-
c) São pontos de referência utilizados no mundo inteiro:
-
2º Complete:
-
a) Existem ___ pontos cardeais, são eles: ________, ______, _____ e ________.
-
b) Os pontos cardeais podem ser representados pela ______________________.
-
3º As direções cardeais são pontos de referência utilizados no mundo inteiro. Escreva os símbolos utilizados para cada ponto.
-
-
-
4º Qual o instrumento podemos usar para nos localizarmos no espaço?
-
-
-
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Conteúdo: O trabalho e os setores da economia.
LEITURA: páginas 12, 13 e 16 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 15 e 17 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º O que os trabalhadores conhecidos como “boias-frias” geralmente têm? E o que eles também não têm nesse trabalho?
-
-
-
-
-
2º Quais são os exemplos de profissões que não existem mais hoje em dia?
-
-
-
3º O que a ciência e tecnologia vêm automatizando?
-
-
-
4º Responda de acordo com o texto do seu livro páginas 15 e 16.
-
a) O que a declaração Universal dos Direitos Humanos diz?
-
-
-
b) O que todos devem receber?
-
-
-
c) O que é no Brasil e no mundo a exploração do trabalho infantil?
-
-
-
5º Milhares de crianças e adolescentes deixam de ir à escola e de ter seus direitos garantidos por causa dessa prática. Onde eles trabalham?
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: A vida em movimento.
LEITURA: páginas 19, 20, 21 e 22 do Livro Didático Volume 3.
ATIVIDADE: páginas 22, 23 e 24 do Livro Didático Volume 3.

Comentários
Postar um comentário