4º ANO - SEMANA DE 14/09 À 18/09

  



 4º ANO - SEMANA DE 14/09 À 18/09 



PORTUGUÊS 

CONTEÚDO: Leitura e interpretação; Regras de jogo; Verbos e tempos verbais. 

LEITURA: páginas 46 e 47 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: páginas 48, 49, 50, 51, e 52 do Livro Didático Volume 3, caderno de Português. 

OBS: Ler a literatura. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º Leia a literatura páginas: 24 á 27. 

-

Interpretação: 

-

a) Porque a nave tinha o nome de Skylab? 

-

-

-

b) Qual era a nacionalidade das pessoas que levaram essa nave ao espaço? 

-

-

c) O que a mãe de Alaor dizia quando ganhava uma coisa que não estava esperando? 

-

-

-

d) Qual palavra era um palavrão naquele tempo? 

-

-

-

2º Use um dos adjetivos uniformes concordando com o substantivo para formar frases. 

-

 gentil – feroz – doente – grande – careca 

-

a) Meu pai é _________. 

-

b) Naquele quintal tem uma cadela ________. 

-

c) Sua mala é _________! 

-

d) Meu tio é ____________. 

-

e) Aquele gato é ___________. 

-

3º Relacione os verbos aos tempos verbais correspondente. 

-

( 1 ) passado 

( 2 ) presente 

( 3 ) futuro 

-

a) (   ) viajaremos 

b) (   ) dancei 

c) (   ) como 

d) (   ) nadaram 

e) (   ) dorme 

f) (   ) comerão 

g) (   ) apagas 

h) (   ) pulará 

i) (   ) visitou 

-

4º Elabore uma frase com o verbo na 1ª pessoa no plural no tempo futuro. 

-



MATEMÁTICA 

CONTEÚDO: Frações Decimais. 

LEITURA: página 37 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: páginas 38, 39, 40, 41, 42 e 43 do Livro Didático Volume 3, caderno de Matemática. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 


São chamadas de fração decimal aquelas cujo o denominador é  10 ou 100. 

-

1º Agora escreva as frações decimais com palavras. 

-

a) 8/10 

-

b) 2/10 

-

c) 25/100 

-

d) 145/100 

-

2º Represente as frações decimais em desenhos: 

-

a) 3/10 

-

-

-

b) 8/10 

-

-

-

c) 5/10 

-

-

-

d) 9/10 

-

-

-

3º Pinte os quadrinhos que registram as frações que representam o inteiro: 

-

8/8 [   ] 

10/10 [   ] 

6/8 [   ] 

2/2 [   ] 

7/10 [   ] 

1/5 [   ] 

9/9 [   ]  

4º Encontre os quocientes e classifique as divisões como exata e não exata. 

-

25 : 25 = 

-

14 : 2 = 

-

13 : 2 = 

-

15 : 3 = 

-

9 : 2 = 

-

45 : 9 = 

-

6 : 6 = 

-

5º Resolva, encontrando os resultados das frações de quantidade. 

-

a) 3/10 de 30 = 

-

-

b) 5/10 de 50 = 

-

-


EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇAO FINANCEIRA 

CONTEÚDO: Cartão não é dinheiro em espécie. 

LEITURA: página 39 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 

ATIVIDADE: página 40 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 



CIÊNCIAS 

CONTEÚDO: Sistema global de posicionamento; Construção de uma bússola. 

LEITURA: PÁGINAS 19, 20 e 23 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: páginas 20, 21 e 22 do Livro Didático Volume 3, caderno de Ciências. 

OBS: Copiar no caderno a questão 2 da página 19, e as questões 1 e 2 da página 20. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE CIÊNCIAS 


1º Complete as frases abaixo: 

-

a) A _________ foi inventada pelos ___________ há mais de ________ anos. 

-

b) Ela é composta de uma _____________________ (imantada), que funciona como um _______ e gira livremente sobre um ______. 

-

c) Sabendo onde fica o _________, fica mais fácil determinar os demais ________________. 

-

2º Para compreender o funcionamento da bússola o que é necessário? E para que são utilizados? 

-

-

-

-

3º Todos os imãs apresentam dois polos magnéticos, qual nome é dado a cada um deles? 

-

-

-

4º O que significa a sigla GPS? 

-

-

-

a) Como esse sistema funciona? 

-

-

-



GEOGRAFIA 

CONTEÚDO: Rede de Transporte no Brasil. 

LEITURA: páginas 18 e 19 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: páginas 19 e 21 do Livro Didático Volume 3, caderno de Geografia. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA 


1º Na cidade ou bairro onde você mora, provavelmente, há vias para transportes de cargas pelas quais são transportados o quê? 

-

-

-

A integração entre os espaços rural e urbano depende de quê? 

-

-

-

Para os diferentes tipos de mercadorias, quantidades e distância entre a origem e o destino, o que são utilizados? 

-

-

-

O abastecimento da população com mercadorias como vegetais, frutas, laticínios, carne e ovos são realizados por qual rede de transporte? 

-

-

-

Qual a definição de alimentos perecíveis? E como ele é realizado? 

-

-

-



HISTÓRIA 

CONTEÚDO: Diferentes formas de ir à escola. 

LEITURA: página 25 do Livro Didático Volume 3. 

ATIVIDADE: páginas 26 e 27 do Livro Didático Volume 3, caderno de História. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA 

DIFERENTES FORMAS DE IR À ESCOLA 


1º Estamos estudando sobre os vários meios de transportes e sua importância para o deslocamento de pessoas e mercadorias. Com base no seu livro página 25, responda: 

-

a) Qual é o direito de todas as crianças no Brasil? 

-

-

-

b) Que meios de transporte esses alunos usam para chegar até a escola? 

-

-

-

c) Como as crianças em Serra Talhada, em Pernambuco vão à escola? 

-

-

-

d) Na região Amazônica como os ribeirinhos fazem para chegar à escola? 

-

-

-

e) Há uma fotografia onde mostra um grupo de crianças Kayapó na saída da escola. O que a gravura apresenta? 

-

-

-

f) Além dos animais, embarcações e grandes caminhadas, que outro meio de transporte é utilizado pro estudantes brasileiros? 

-

-

-

g) E você que meio de transporte usa para chegar à escola? 

-

-

-


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO