GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 14/09 À 18/09
GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 14/09 À 18/09
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 48
3º Jogo da segurança.
4º O dado e os personagens para marcar o lugar no percurso do tabuleiro.
5º 2, 6
6º O objetivo é chegar ao final do percurso antes dos outros participantes.
7º a) Dicas do que é certo e errado fazer ao usar a energia elétrica.
b) As casas em vermelho indicam ações de risco ao usar a energia elétrica; por isso, ao cair em uma delas, o participante é punido: deve voltar algumas casas ou ficar uma rodada sem jogar.
As casas em verde indicam ações corretas quanto ao uso da energia elétrica; por isso, o participante é beneficiado com instruções para avançar algumas casas.
c) As imagens ilustram ações descritas no texto dos balões.
PÁGINA 49
8º Pessoal.
9º a) As regras esclarecem as ações de cada jogador e o objetivo do jogo.
b) A ordem das ações dos participantes.
c) Pessoal.
d) (x) verbos.
PÁGINA 50
1º instalou; segurou; sobrecarregou; fechou; rompeu; escolheu; movimentou.
PÁGINA 51
2º (x) verbos que indicam ações.
3º (x) passado.
4º (x) verbos no passado são empregados para contar fatos que já aconteceram.
5º O futuro.
- escolherá
6º fecha
PÁGINA 52
7º (x) é só uma pessoa que escolheu um lugar seguro para soltar pipas.
8º Eu > escolho.
Eles > escolhem.
Nós > escolhemos.
Ele > escolhe.
9º a) Eu
b) Nós
c) Eles/elas
d)Ele/ela
e) eles/elas
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) Porque em inglês Sky é céu e lab é laboratório.
b) Americanos.
c) Puxa, isso caiu do céu!
d) Porcaria.
2º
a) careca/gentil
b) feroz
c) grande
d) careca/gentil
e) doente
3º
a) 3
b) 1
c) 2
d) 1
e) 2
f) 3
g) 2
h) 3
i) 1
4º Pessoal.
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 38
1º 5/10, 9/10, 2/10
5/10
2º a) 5/100 cinco centésimos
b) 25/100 vinte e cinco centésimos
c) 50/100 cinquenta centésimos
25/100, 50/100
PÁGINA 39
3º Pinta sete Sete décimos.
Pinta cinco Cinco centésimos.
4º 1/10 de 780
780 : 10 = 78
780 - 78 = 702
R: Já foram vendidos 702 ingressos.
5º
a) 30 : 10 = 3
Elisa consegue guardar R$ 3,00.
b) 3 X 100 = 300
300 : 10 = 30
Elisa consegue guarda R$ 30,00
PÁGINA 40
O aluno vai responder na hora da aula.
PÁGINA 41
1º Ela vai marcar a fração 3/4.
2º Não, a fração correta seria 7/10. Ana trocou o numerador com o denominador.
3º Sete oitavos.
PÁGINA 42
4º
0, 1/4, 1/3, 1/2, 3/4, 1
c) A terça parte representada pela fração 1/3.
d) Em 4 partes.
5º 0, 1/5, 1/2, 1
PÁGINA 43
6º
0, 1/4, 1/2, 3/4, 1.
7º
0, 1/3, 1/2, 1.
8º
a) No meio da reta, no ponto equivalente a 9 cm.
b) No ponto equivalente a 6 cm.
c) No ponto equivalente a 3 cm.
9º
0, 1/10, 1/5, 1/2, 1.
- Espera-se que os alunos marquem as frações 1/2, 1/5, e 1/10 sobre a reta que desenharam.
- Nessa reta, 1/2 equivale a 5cm, 1/5 equivale a 2 cm 1/10 equivale a 1 cm.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) Oito décimos.
b) Dois décimos.
c) Vinte e cinco centésimos.
d) Cento e quarenta e cinco centésimos.
2º
a) Desenha dez quadrinhos e pinta três.
b) Desenha dez quadrinhos e pinta oito.
c) Desenha dez quadrinhos e pinta cinco.
d) Desenha dez quadrinhos e pinta nove.
3º Pintar:
8/8, 10/10, 2/2, 9/9
4º
1, exata
7, exata
6, não é exata
5, exata
4, não é exata
5, exata
1, exata
5º
a) 30 : 10 = 3
3 X 3 = 9
b) 50 : 10 = 5
5 X 5 = 25
GABARITO DO LIVRO DE EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
PÁGINA 40
1º
* 13 reais
* 150 reais.
2º Pessoal.
3º
* 147 reais
* 160 reais
4º Pessoal.
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 20
1º a) 1: sul; 2: leste; 3: norte e 4:oeste.
PÁGINA 21
b) Número 2, ou seja, no leste.
c) Leste.
2º a) Norte: praça; sul: teatro.
b) Leste.
c) Primeiramente, ele pode ir para o norte e, assim que chegar à praça, deve surgir para oeste até chegar à casa de Bruna.
PÁGINA 22
3º a) Porque ela possibilitou se orientar com mais precisão e em qualquer condição do tempo, impulsionando o comércio no Mar Mediterrâneo e as grandes navegações.
b) Sublinhar: "as navegações se davam em áreas mais costeiras, orientadas pelo Sol durante o dia e pelas estrelas durante a noite"
c) A bússola é mais precisa e funciona independentemente das condições do tempo.
(Copiar no caderno a questão 2 da página 19, e as questões 1 e 2 da página 20. )
QUESTÃO 2 PÁGINA 19
2º Resposta pessoal.
QUESTÕES 1 E 2 PÁGINA 20
1º Resposta pessoal.
2º O GPS é muito mais rápido e preciso como ferramenta de localização do que a bussola ou o sol, pois esses dois método apenas indicam os pontos cardeais, enquanto o GPS possibilita traçar rotas para chegar ao destino desejado.
ATIVIDADE NO CADERNO
GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 19
1º
a) Rodoviário.
b) Aéreo.
c) Ferroviário.
PÁGINA 21
2º
a) Hidroviário/Aquaviário: navegação de cabotagem.
b) Navegação realizada, principalmente no litoral com a terra a vista e entre portos de um mesmo país ou portos a pequenas distâncias.
c) Sim, é favorável porque o território apresenta um extenso e abrangente litoral, com significativo número de portos em toda a costa.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Alimentos, matérias-primas, produtos industrializados, entre outras mercadorias.
2º Da infraestrutura viária e dos meios de transportes.
3º São utilizados os meios de transportes mais adequados.
4º Pela rede de transporte rodoviário.
5º É a qualidade de mercadorias que duram pouco tempo antes de estragar. É realizada dentro do mesmo município, aproximando produtores rurais de consumidores da cidade.
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3
PÁGINA 26
Todas as crianças no Brasil têm direito de ir à escola.
- EXPLORANDO DOCUMENTOS
1º
a) Caminhando.
b) No começo, ela ia com a irmã e depois, no último ano, ia sozinha.
c) Ela subia um morro, passava por uma mata de depois por um cafezal.
PÁGINA 27
2º Resposta pessoal.
3º Resposta pessoal.
4ºResposta pessoal.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) No Brasil, todas as crianças têm direito de ir à escola.
b) Eles usam ônibus, vans, carros, etc.
c) Muitas crianças no interior da Região Norte usam animais como meio de transporte.
d) Muitas crianças indígenas dependem do transporte aquático, como barcos e canoas.
e) A gravura indica indígenas que caminham longas distâncias até a escola mais próxima.
f) A bicicleta.
g) PESSOAL

Comentários
Postar um comentário