GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 14/09 À 18/09

 



 GABARITO  4º ANO - SEMANA DE 14/09 À 18/09 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 4


3º Jogo da segurança. 


4º O dado e os personagens para marcar o lugar no percurso do tabuleiro. 


5º 2, 6 


6º O objetivo é chegar ao final do percurso antes dos outros participantes. 


7º a) Dicas do que é certo e errado fazer ao usar a energia elétrica. 

b) As casas em vermelho indicam ações de risco ao usar a energia elétrica; por isso, ao cair em uma delas, o participante é punido: deve voltar algumas casas ou ficar uma rodada sem jogar. 

As casas em verde indicam ações corretas quanto ao uso da energia elétrica; por isso, o participante é beneficiado com instruções para avançar algumas casas. 

c) As imagens ilustram ações descritas no texto dos balões. 


PÁGINA 49 


8º Pessoal. 


9º a) As regras esclarecem as ações de cada jogador e o objetivo do jogo. 

b) A ordem das ações dos participantes. 

c) Pessoal. 

d) (x) verbos. 


PÁGINA 50 


1º instalou; segurou; sobrecarregou; fechou; rompeu; escolheu; movimentou. 


PÁGINA 51 


2º (x) verbos que indicam ações. 


3º (x) passado. 


4º (x) verbos no passado são empregados para contar fatos que já aconteceram. 


5º O futuro. 

- escolherá 


6º fecha   


PÁGINA 52 


7º (x) é só uma pessoa que escolheu um lugar seguro para soltar pipas. 


8º Eu > escolho. 

Eles > escolhem. 

Nós > escolhemos. 

Ele > escolhe. 


9º a) Eu 

b) Nós 

c) Eles/elas 

d)Ele/ela 

e) eles/elas 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) Porque em inglês Sky é céu e lab é laboratório. 

b) Americanos. 

c) Puxa, isso caiu do céu! 

d) Porcaria. 


2º 

a) careca/gentil 

b) feroz 

c) grande 

d) careca/gentil 

e) doente 


3º 

a) 3 

b) 1 

c) 2 

d) 1 

e) 2 

f) 3 

g) 2 

h) 3 

i) 1 


4º Pessoal.



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 38 


1º  5/10, 9/10, 2/10  

5/10 


2º a) 5/100 cinco centésimos 

b) 25/100 vinte e cinco centésimos 

c) 50/100 cinquenta centésimos  


25/100, 50/100 


PÁGINA 39 


3º Pinta sete  Sete décimos. 

Pinta cinco  Cinco centésimos. 


4º 1/10 de 780 

780 : 10 = 78 

780 - 78 = 702 

R: Já foram vendidos 702 ingressos. 


5º 

a) 30 : 10 = 3  

Elisa consegue guardar R$ 3,00. 


b) 3 X 100 = 300 

300 : 10 = 30 

Elisa consegue guarda R$ 30,00 


PÁGINA 40 


O  aluno vai responder na hora da aula.


PÁGINA 41 


1º Ela vai marcar a fração 3/4. 


2º Não, a fração correta seria 7/10. Ana trocou o numerador com o denominador. 


3º Sete oitavos. 


PÁGINA 42 


4º 

0,  1/4,  1/3,  1/2,  3/4,  1 


c) A terça parte representada pela fração 1/3. 

d) Em 4 partes. 


5º 0,  1/5,  1/2,  1 


PÁGINA 43 


6º 

0,  1/4,  1/2,  3/4,  1. 


7º 

0,  1/3,  1/2,  1. 


8º 

a) No meio da reta, no ponto equivalente a 9 cm. 

b) No ponto equivalente a 6 cm. 

c) No ponto equivalente a 3 cm. 


9º 

0,  1/10,  1/5,  1/2,  1. 


- Espera-se que os alunos marquem as frações 1/2, 1/5, e 1/10 sobre a reta que desenharam. 


- Nessa reta, 1/2 equivale a 5cm, 1/5 equivale a 2 cm 1/10 equivale a 1 cm. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) Oito décimos. 

b) Dois décimos. 

c) Vinte e cinco centésimos. 

d) Cento e quarenta e cinco centésimos. 


2º 

a) Desenha dez quadrinhos e pinta três. 

b) Desenha dez quadrinhos e pinta oito. 

c) Desenha dez quadrinhos e pinta cinco. 

d) Desenha dez quadrinhos e pinta nove. 


3º Pintar: 

8/8, 10/10, 2/2, 9/9 


4º 

1, exata 

7, exata 

6, não é exata 

5, exata 

4, não é exata 

5, exata 

1, exata 


5º 

a) 30 : 10 = 3 

3 X 3 =  9 


b) 50 : 10 = 5 

5 X 5 = 25 


GABARITO DO LIVRO DE EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA 


PÁGINA 40


1º 

* 13 reais 

* 150 reais. 


2º Pessoal. 


3º 

* 147 reais 

* 160 reais 


4º Pessoal.



GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 20


1º a) 1: sul; 2: leste; 3: norte e 4:oeste.  


PÁGINA 21


b) Número 2, ou seja, no leste. 

c) Leste. 


2º a) Norte: praça; sul: teatro. 

b) Leste. 

c) Primeiramente, ele pode ir para o norte e, assim que chegar à praça, deve surgir para oeste até chegar à casa de Bruna. 


PÁGINA 22


3º a) Porque ela possibilitou se orientar com mais precisão e em qualquer condição do tempo, impulsionando o comércio no Mar Mediterrâneo e as grandes navegações. 

b) Sublinhar: "as navegações se davam em áreas mais costeiras, orientadas pelo Sol durante o dia e pelas estrelas durante a noite" 

c) A bússola é mais precisa e funciona independentemente das condições do tempo. 


(Copiar no caderno a questão 2 da página 19, e as questões 1 e 2 da página 20. )


QUESTÃO 2 PÁGINA 19 

 

2º Resposta pessoal. 


QUESTÕES 1 E 2 PÁGINA 20 


1º Resposta pessoal. 


2º O GPS é muito mais rápido e preciso como ferramenta de localização do que a bussola ou o sol, pois esses dois método apenas indicam os pontos cardeais, enquanto o GPS possibilita traçar rotas para chegar ao destino desejado.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 
a) bússola, chineses, 2 mil 
b) agulha magnética, imã, eixo 
c) Norte, pontos cardeais 

2º É necessário entender como os imãs funcionam. O imãs são muito utilizados para prender papeis e fotos em geladeiras murais ou outros objetos metálicos.  

3º O Norte e o Sul. 

4º Sistema Global de posicionamento. 
a) Esse sistema utiliza informações de satélites que orbitam a Terra para localizar um endereço ou ponto específico e traçar rotas. 


GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 19 


1º 

a) Rodoviário. 

b) Aéreo. 

c) Ferroviário. 


PÁGINA 21 


2º 

a) Hidroviário/Aquaviário: navegação de cabotagem. 

b) Navegação realizada, principalmente no litoral com a terra a vista e entre portos de um mesmo país ou portos a pequenas distâncias. 

c) Sim, é favorável porque o território apresenta um extenso e abrangente litoral, com significativo número de portos em toda a costa. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Alimentos, matérias-primas, produtos industrializados, entre outras mercadorias. 


Da infraestrutura viária e dos meios de transportes. 


São utilizados os meios de transportes mais adequados. 


Pela rede de transporte rodoviário. 


É a qualidade de mercadorias que duram pouco tempo antes de estragar. É realizada dentro do mesmo município, aproximando produtores rurais de consumidores da cidade.



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3


PÁGINA 26


Todas as crianças no Brasil têm direito de ir à escola.


- EXPLORANDO DOCUMENTOS 


1º 

a) Caminhando. 

b) No começo, ela ia com a irmã e depois, no último ano, ia sozinha. 

c) Ela subia um morro, passava por uma mata de depois por um cafezal.


PÁGINA 27


2º Resposta pessoal. 


3º Resposta pessoal. 


Resposta pessoal. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) No Brasil, todas as crianças têm direito de ir à escola. 

b) Eles usam ônibus, vans, carros, etc. 

c) Muitas crianças no interior da Região Norte usam animais como meio de transporte. 

d) Muitas crianças indígenas dependem do transporte aquático, como barcos e canoas. 

e) A gravura indica indígenas que caminham longas distâncias até a escola mais próxima. 

f) A bicicleta. 

g) PESSOAL



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO