GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 21/09 À 25/09

 



 GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 21/09 À 25/09 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 53 


6º a) Circular "cetáceos odontocetos". Sublinhar "ou seja, mamíferos aquáticos que passam toda sua vida na água e que possuem dentes (diferente das grandes baleias)." 

b) A expressão é "ou seja".  

c) (x) isto é 

d) Sublinhar: "mamíferos marinhos, como golfinhos, botos e baleias" 

- Os parênteses são empregados para destacar a explicação. 


PÁGINA 54 


7º a) Título: Golfinhos em miniatura. 

Subtítulos: Localização, Predadores, Peso e tamanho. 

Subtítulos com curiosidades: Boto, Toninha ou Golfinho? Filhotes. 

b) Para diferenciar os títulos e os subtítulos, os alunos devem observar os tipos de letras e os destaques, além de ficar atentos ao conteúdo. 


8º a) A região litorânea que abrange o Uruguai e parte do Brasil e da Argentina. 

b) De acordo com a legenda, a faixa na cor escura identifica a região em que há a ocorrência de toninhas.  


PÁGINA 55 


1º a) Ao período compreendido entre os 3 meses (época em que começam a ingerir outros alimentos) e os 9 meses (época em que param de mamar). 

b) Ao comportamento de capturar peixes. 

c) Aos nomes "Boto", "Toninha" e "Golfinho". 

d) À vida dos mamíferos aquáticos. 


PÁGINA 56 


2º a) Marcar o último animal. 


PÁGINA 57 


b) O leitor desse texto é considerado especializado, pois não há explicações nos textos para os termos científicos. 

c) -À dos primatas. 

- Ao tamanho da espécie, ou seja, do macho e da fêmea adultos. 

d) (x) A espécie. 

e) - A um nome feminino. 

- A palavra é "alimentação".


PÁGINA 58 


1º a) São animais que se alimentam do leite de suas mães. 

b) (x) Especificar o tipo de mamífero. 

c) Que pertence à água, que viva na água. 


2º a-quá-ti-co 

mu-ri-qui 

a) "quá" e "qui" 

b) Na palavra aquático.  


PÁGINA 59 


3º 

Verde: tranquilo, qualidade, quantidade, quadro, aquário, quadrado, esquadrilha, quanto. 

Azul: quintal, maquiagem, equilíbrio, pequeno, quinzena, quitute, pesquisa, esquecer, riqueza, quieto, equipe, máquina, quente, esquisito, fraqueza, irrequieto, quis, paquiderme, esquecido. 


4º a) (x) Sim. 


PÁGINA 60 


1º a) tamanho / corporal 

b) É um adjetivo que deriva da palavra corpo; portanto, tamanho corporal é referente ao tamanho do corpo. 


2º a) Amanhã farei a prova bimestral. 

b) A obstrução nasal é sintoma de algum problema. 

c) O horário matinal é o melhor do curso. 


PÁGINA 61 


3º milharal / cafezal 


4º a) anual 

b) bananal/bananeiral 

c) dedal 

d) real 

e) floral 

f) musical 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) O seu próprio corpo. 

b) Por que virava sucata. 

c) Resposta pessoal. OBS: Espera-se que o aluno relate doenças que nos afligem. 

d) Por bêbados de um bar que lançaram uma corda até a calçada oposta e os fizeram atracar. 


2º 

a) gostaremos 

b) preparará 

c) viajaria 

d) comeriam 


3º 

a) eu 

b) eles 

c) tu 

d) nós 

e) ela 



GABARITO DE CALIGRAFIA 

LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS 


PÁGINA 32


2º a) vai 

b) for 

c) sabemos 


3º a) Meu pai viu a gente estudando. 

b) O agente secreto tem até o meio-dia de hoje para finalizar a missão. 



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 50


5º 

a) Cada um tem 5 lados. 

b) Pentágonos. 

c) Os lados do pentágono ABCDE tem todas as medidas diferentes, e os lados do pentágono FGHIJ tem medidas iguais. 

d) Nenhum. 


7º O aluno vai desenhar qualquer polígono com 4 lados. 

a) 4 segmentos de reta. 

b) Pessoal. 


PÁGINA 51 


8º 

a) (X) quadrilátero. 

b) E, F, G, e H. 

c) 


9º 

a) 5 segmentos de reta: AB, BC, CD, DE e EA. 

b) Pentágono. 

c) Reto 2; Agudo 0; Obtuso 3. 





PÁGINA 52 


Aprender é divertido. 



















PÁGINA 55 


1º A foto A, pois as dimensões da foto (comprimento e largura) aumentaram na mesma proporção. 


2º Com uma régua os alunos vão ligar os pontos. 

a)  Quadrilátero. 

b) Os alunos vão desenhar o mesmo quadrilátero da questão anterior. Um maior e um menor. 


PÁGINA 56 


3º Não, pois na figura original há um ângulo reto, e na figura verde não há ângulos retos. 


4º O retângulo verde, pois as medidas dos lados do retângulo amarelo não são proporcionais às medidas dos lados da figura original. 


5º As medidas dobram, então o dobro de 3 é 6. 

DE deve medir 6 cm. 


PÁGINA 60 


1º 

a) Cubo. 

b) 6 faces. 

c) Responder na hora da aula. 

d) Pessoal. 

e) 3 em 6 ou 3/6 ou 1/2 


2º 

a) Pessoal. 

b) Pessoal. 

c) Não é possível que a soma resulte no valor 1, por isso a chance é igual a zero. 


PÁGINA 61


1º 

a) 12 faces. 

b) Pentágono. 

c) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12. 

d) A chance é igual, pois há 6 números pares e 6 números ímpares. 

e) São 2 números maiores que 10, 11 e 12, então a chance é de 2

 em 12. 

f) Zero. 

g) Pessoal. 


2º Responder na hora da aula com o professor. 


PÁGINA 62 


3º 

a) Verde. 

b) Verde 7/14 

Vermelha 2/14 

Amarelo 3/14 

Azul 2/14 

c) Azul e vermelha. 


4º 

a) É maior, pois há mais cartas com algarismos pares. 

b) 18 números. 

3 460 / 4 360 / 6 340 

3 640 / 4 630 / 6 430 

3 064 / 4 036 / 6 034 

3 046 / 4 063 / 6 043 

3 604 / 4 603 / 6 403 

3 406 / 4 306 / 6 304 


c) 14/18 = 7/9 

6/18 = 1/3 

4/18 = 2/9 

12/18 = 2/3 


d) Zero.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Os alunos vão pintar os polígonos da letra a e letra c. 

a)  5 ângulos ABCDE. 

b) 5 vértices ABCDE. 


2º 


                                   



3º 

a) 586 

b) 3 500 

c) 2 400 

d) 85 



GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 30 


Fazer em sala com a professora.


PÁGINA 31 


1º a) A obra retrata um ambiente marinho, com animais fugindo de uma onda de lixo e poluentes. 

b) Não, a água poluída não é um ambiente adequado, pois desequilibra o ambiente e causa a morte dos seres vivos. 

c) O descarte incorreto do lixo pelo ser humano, o uso de combustíveis fósseis, que poluem as águas dos mares e comprometem a vida marinha. 


PÁGINA 32 


2º Amarelo: "essas alterações no clima estão sendo provocadas pelos seres humanos, pois estamos lançando na atmosfera gases - como o gás carbônico e o metano - que acabam por provocar o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média do planeta Terra." 

Verde: "Elas podem levar a problemas na produção de alimentos e provocar desastres naturais, entre outras consequências." 

Vermelho: "Mudar os padrões de consumo, por exemplo, também é muito importante. Mesmo com muitos avanços na ciência, é preciso que cada um faça a sua parte no esforço de salvar o planeta!" 


3º poluição 

aquecimento global 

extinção de seres vivos  


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Degradação do solo, da água e do mar. 


a) Alergias, asma, e outras doenças respiratórias. 


2º Fenômeno natural responsável pela manutenção de uma temperatura adequada para a existência dos seres vivos na Terra. 


3º É formada por vapor- d’água é uma camada de gases, como o gás carbônico e o gás metano, chamados de gases do efeito estufa. 


4º Esses gases recebem esse nome porque têm a capacidade de segurar o calor do sol na atmosfera, assim como uma estufa para o cultivo de plantas. 


5º Pessoal. 



GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 24 


Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro e Escola Municipal Manoel Domingos de Melo. 


Criar um cocho automatizado; uma estufa para impedir que a geada prejudique as hortaliças; um protótipo para entender o uso de insumo na agricultura; e garantir que a horta da unidade seja irrigada. 


PÁGINA 28 


Todas as alternativas são verdadeiras. 


2º 

a) Significa “tudo” em sua vida, ou seja, a chance de ter uma casa, o alimento na mesa, uma profissão, qualidade de vida e de ver outras pessoas felizes com os resultados do trabalho deles. 


b) “Eu nunca tive outra profissão, sou do campo, nasci aqui. Meus pais são agricultores, meus avós são agricultores. Eu tenho muito orgulho de ser agricultor familiar.” 


c) Representa 84,4% dos estabelecimentos agropecuários no Brasil – sendo responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira.


PÁGINA 29 


3º a) São utilizadas na confecção de artesanatos e têm importância histórica e sociocultural. 


b) O resultado é um sistema agrícola com uma paisagem notável que tem resistido às mudanças climáticas e sociais refletido em importante material genético para o futuro da humanidade. 


c) Material de apoio do livro.


ATIVIDADE NO CADERNO 


Era de responder às necessidades típicas das áreas rurais. 


A oferta de cursos para professores do campo e a implementação de escolas-laboratórios para a experimentação de tecnologias digitais. 


Com correia de bicicleta, cordas de nylon, tábua de pinos e uma placa Arduíno. 


Uma estufa para impedir que a geada prejudique as hortaliças. 


Defende que o ponto de partida para as mudanças venha das demandas do público local, não de um olhar externo. “O currículo, a formação dos professores e o diálogo como a comunidade.”



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 3 


PÁGINA 27 


[verde] Todas as pessoas do mundo... 

[  ] Somente os idosos... 

[verde] Para assegurar... 

[  ] Os familiares... 

[verde] As pessoas com deficiência...


a) Faz parte do estatuto do idoso, criado em 2003. 

b) O direito à vida e à saúde. 


PÁGINA 29 


1º 

a) Porque garantem uma vida digna e o desenvolvimento pleno na infância. 

b) As crianças não podem ser alvo de preconceitos; devem conviver de forma harmoniosa com os familiares; frequentar a escola, etc. 


2º Fazer no caderno (RESPOSTA PESSOAL). 


PÁGINA 33 


a) Fonte 1: é contrário ao uso do celular, pois há o argumento de que o uso do aparelho para estudar pode desconectar e provocar cansaço. 

/ Fonte 2: é favorável ao uso pedagógico do celular para fins de aprendizagem. 

/ Fonte 3: possibilita uma leitura positiva sobre o uso do celular nos estudos. 

b) Fazer no caderno (RESPOSTA PESSOAL). 

c) (RESPOSTA PESSOAL). Sugestão de resposta: no caso que estamos vivendo hoje por conta da pandemia sou a favor porque com a tecnologia podemos assistir às aulas online.


OUTROS OLHARES 

(RESPOSTA PESSOAL). Sugestão de resposta: os alunos devem apontar como diferença o fato de que as pessoas da família ou apenas as pessoas adultas debatem questões relacionadas ao cotidiano familiar. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO