GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10

 



 GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 8 


9º a) (x) à imagem do cachorro feita por ele. 

b) Pintar as letras L. 

c) Troca de ideais. 


10º 

U ouvido 

L calça 

L polvo 

U autógrafo 

U naufrágio 

L selvagem 

U roupa 


PÁGINA 9 


11º jornal, degrau, animal, céu, mingau, pastel, anzol, chapéu, infantil, bacalhau, azul, fogaréu. 


13º º Terminadas em L: 

jornal - jornais; 

animal - animais; 

pastel - pastéis; 

anzol - anzóis; 

infantil - infantis; 

azul - azuis 

Terminadas em U: 

degrau - degraus; 

céu - céus; 

mingau - mingaus; 

chapéu - chapéus; 

bacalhau - bacalhaus; 

fogaréu - fogaréus 


14º a) Essas palavras fizeram o plural com a terminação is. 

b) Essas palavras fizeram o plural com o acréscimo de s. 


PÁGINA 10 


 Troca de ideias. 


3º Há duas personagens: Magali e a mãe dela. 


4º Não. Nos dois primeiros quadrinhos Magali está fora de casa, no terceiro quadrinho Magali e sua mãe estão dentro de casa. 


5º (x) em dias diferentes. 

Passaram-se alguns dias após Magali regar a planta, pois é preciso um tempo para a flor desabrochar. 


PÁGINA 11 


6º a) Ela está regando uma planta. 

b) Porque Magali está imaginando que a planta vai se transformar em uma árvore frutífera. 

c) Fome ou vontade de comer. 


7º Pessoal. 


PÁGINA 12 


8º (x) decepção. 


9º A descoberta de que a planta que ela regou não era uma árvore frutífera, mas uma flor. 


10º Assinalar todas as afirmativas. 


11º Pessoal. 


PÁGINA 13 


1º quadrinho em amarelo: balão com tracejado; escrever "sussurro". 


2º quadrinho em vermelho: balão com pontas; escrever "grito". 3º quadrinhos em azul: balão com gotas, remetendo a lágrimas; escrever "choro". 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) Grande painel de tecido mostrando uma pequena vila com casas. 

b) Fazer versos. 

c) Dona Helena. 

d) Lambarís e Acarás. 


2º 

a) u 

b) l 

c) u 

d) l 

e) u 

f) l 

g) l 

h) l 


3º 

a) túneis 

b) jornais 

c) varais 

d) Sóis 

e) caracóis 

f) faróis 



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 22 


1º 

  4 8   |  4   

- 4          1 2 

  0 8 

  -  8 

      0 

R: Serão formados 12  grupos. 

  13 grupos.

• Somando 48 + 4 = 52  Portanto seriam 4 alunos a mais para serem divididos. Então formaria mais um grupo. 


2º a) 39 reais. 

b) 3 9   |   3   

  - 3          1 3 

    0  9 

    -   9 

        0 

R: Cada um pagou  13  reais. 


PÁGINA 23 


3º a) 3 X 9 = 27         27 alunos. 

b)  2  7   |   2   

   - 2          1  3 

     0  7 

     -  6 

         1 

R: Podem ser formadas 13 duplas. 

c)  Sim, 1 aluno. 

* Faria 12 duplas e um trio. 


4º a)  5 8   |   5   

       - 5         1 1 

         0  8 

         -   5 

              3 

R: Lucas conseguiu comprar 11 miniaturas. 

b) Porque sobraram 3 reais e cada carrinho custa 5 reais. 


PÁGINA 24 


5º  7  0   |    5   

   - 5           1 4 

     2  0 

   - 2  0 

     0   0 

R: Cada criança fez 14 bandeirinhas. 


6º  5  8    |   2   

   - 4            2  9 

     1  8 

   - 1  8 

     0   0 

R: 29  alunos. 


7º  9  6    |   3   

   - 9            3 2 

     0  6 

     -   6 

          0 

R: O preço é  32  reais. 


PÁGINA 25 


~Aprender é divertido~ 

Quociente exato 14 / 31 / 13 / 21 / 13 / 24 / 15 / 18. 


PÁGINA 28 


1º 

8 : 2 = 4 


PÁGINA 29 


2º Os alunos devem contornar 4 bolas. 

12 : 3 = 4 


3º Os alunos devem fazer um X em 2 lápis. 

8 : 4 = 2 


4º Os alunos devem pintar 2 balões. 

20 : 10 = 2 


PÁGINA 30 


5º 

a)  4  8   |   2  

   - 4           2 4 

     0  8 

     -   8  

          0 

R: Pedro vai receber 24 reais. 


b)  4  8  |   3   

   - 3          1 6 

     1  8 

   - 1  8 

      0  0 

R: Isabele vai receber 16 reais. 


c) 16 : 2 = 8  

R: Bruna vai receber  8  reais. 


6º  6 0   |  5  

   - 5          1 2 

     1 0 

   - 1 0 

     0 0  

R: Há 12 motocicletas. 


PÁGINA 31 


7º Os alunos vão pintar: Carrinhos de madeira 6 quadrinhos, Bonecas de pano 6 quadrinhos, Bolas de futebol 5 quadrinhos e Quebra-cabeças 2 quadrinhos. 

a) Carrinhos de madeira. 

b) 5 bolas. 

c) 2 quebra-cabeças. 

d) 6 - 2 = 4   Foram vendidos 4 quebra-cabeças a menos. 


PÁGINA 32 


1º Não. 

O resultado da carta é 6. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) 2 

b) 00 

c) 34 

d) 17 

e) É exata, pois o resto é zero. 


2º  Resultado 9; resto 1 

Resultado 6; resto 1 

Resultado 4; resto 0 

Resultado 4; resto 0 


3º a) 9 : 3 = 3 

b) 20 : 2 = 10 

c) 16 : 4 = 4 

d) 25 : 5 = 5 

e) 24 : 3 = 8 


GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 11


1º a) atmosfera. 

b) aquecido. 

c) protege. 


2º Assinalar a segunda imagem. 

A praia apresenta maior pressão atmosférica, porque é um local de menor altitude em relação ao topo da montanha. 


3º (x) O ar tem peso. 

(x) O ar não apresenta forma definida. 

(x) O ar exerce pressão. 


PÁGINA 12


4º O ar que estava presente dentro da seringa. 


5º O último balão apresenta maior peso porque ele está mais cheio de ar. 


6º O / N / C / C / O


PÁGINA 13


7° Resposta Pessoal. 


8° a) Sublinhar: "faz as folhas caírem das árvores e balançar as roupas nos varais" 

"faz girar as asas dos moinhos e enche as velas dos barcos que assim se movem e navegam" 

"fazendo voar os seus papagaios" 

b) Quando o calor do Sol aquece a superfície terrestre, o ar próximo ao solo também se aquece. O ar aquecido sobe até às camadas mais altas da atmosfera, empurrando o ar frio. Esse movimento das camadas de ar forma os ventos. 

c) O vento ajuda a espalhar o pólen e as sementes das plantas. 

d) Resposta Pessoal. Copiar e responder no caderno.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º O anemômetro é utilizado para medir a velocidade do vento, já a biruta e o cata-vento indicam sua direção. 


2º Energia eólica. 

São instaladas grandes turbinas, conhecidas como aerogeradores. Essas estruturas apresentam hélices de metal que giram com a força do vento, acionando geradores que produzem energia elétrica.



GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 6


2º O Sol fornece luz, calor e energia, garantindo a vida no planeta. A água é importante para existência da fauna, flora e regulação climática da Terra. O ar é a composição de diferentes gases. O solo é onde cultivamos nossos alimentos e construímos nossas moradias. 


3º 

a) Desperdício de Papel. 

b) Aumento da exploração dos recursos naturais, da produção industrial, da circulação de veículos e do desflorestamento. 

c) Desflorestamento e alterações climáticas. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º c) (x) Petróleo. 


É um líquido oleoso retirado das rochas porosas subterrâneas. É formado pelo acúmulo de matérias orgânicas no interior das superfícies terrestres ao longo de milhões de anos. 


É utilizado na produção de combustível para os meios de transportes e o outro restante para a fabricação de outros produtos como plásticos e asfalto. 


Uma enorme diversidade de produtos a serem consumidos. 


Alimentos, roupas, calçados, eletrônicos entre outros. 



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 11


1º São comemoradas com comidas típicas parecidas com o texto, com danças e brincadeiras. 


Aqui não temos o hábito de comer sardinha com pão, mas que as festas juninas brasileiras também tem barraquinhas. 


RESPOSTA PESSOAL (no caderno) 

*Sugestão de resposta: Folia de Reis, companhia de reis, reisado ou festa de santos reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa que se caracteriza por  celebrar a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. Essa denominação fala dos festejos entre o natal e o dia de reis em 06 de janeiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO