GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10
GABARITO 3º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 8
9º a) (x) à imagem do cachorro feita por ele.
b) Pintar as letras L.
c) Troca de ideais.
10º
U ouvido
L calça
L polvo
U autógrafo
U naufrágio
L selvagem
U roupa
PÁGINA 9
11º jornal, degrau, animal, céu, mingau, pastel, anzol, chapéu, infantil, bacalhau, azul, fogaréu.
13º º Terminadas em L:
jornal - jornais;
animal - animais;
pastel - pastéis;
anzol - anzóis;
infantil - infantis;
azul - azuis
Terminadas em U:
degrau - degraus;
céu - céus;
mingau - mingaus;
chapéu - chapéus;
bacalhau - bacalhaus;
fogaréu - fogaréus
14º a) Essas palavras fizeram o plural com a terminação is.
b) Essas palavras fizeram o plural com o acréscimo de s.
PÁGINA 10
1º Troca de ideias.
3º Há duas personagens: Magali e a mãe dela.
4º Não. Nos dois primeiros quadrinhos Magali está fora de casa, no terceiro quadrinho Magali e sua mãe estão dentro de casa.
5º (x) em dias diferentes.
Passaram-se alguns dias após Magali regar a planta, pois é preciso um tempo para a flor desabrochar.
PÁGINA 11
6º a) Ela está regando uma planta.
b) Porque Magali está imaginando que a planta vai se transformar em uma árvore frutífera.
c) Fome ou vontade de comer.
7º Pessoal.
PÁGINA 12
8º (x) decepção.
9º A descoberta de que a planta que ela regou não era uma árvore frutífera, mas uma flor.
10º Assinalar todas as afirmativas.
11º Pessoal.
PÁGINA 13
1º quadrinho em amarelo: balão com tracejado; escrever "sussurro".
2º quadrinho em vermelho: balão com pontas; escrever "grito". 3º quadrinhos em azul: balão com gotas, remetendo a lágrimas; escrever "choro".
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) Grande painel de tecido mostrando uma pequena vila com casas.
b) Fazer versos.
c) Dona Helena.
d) Lambarís e Acarás.
2º
a) u
b) l
c) u
d) l
e) u
f) l
g) l
h) l
3º
a) túneis
b) jornais
c) varais
d) Sóis
e) caracóis
f) faróis
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 22
1º
4 8 | 4
- 4 1 2
0 8
- 8
0
R: Serão formados 12 grupos.
• 13 grupos.
• Somando 48 + 4 = 52 Portanto seriam 4 alunos a mais para serem divididos. Então formaria mais um grupo.
2º a) 39 reais.
b) 3 9 | 3
- 3 1 3
0 9
- 9
0
R: Cada um pagou 13 reais.
PÁGINA 23
3º a) 3 X 9 = 27 27 alunos.
b) 2 7 | 2
- 2 1 3
0 7
- 6
1
R: Podem ser formadas 13 duplas.
c) Sim, 1 aluno.
* Faria 12 duplas e um trio.
4º a) 5 8 | 5
- 5 1 1
0 8
- 5
3
R: Lucas conseguiu comprar 11 miniaturas.
b) Porque sobraram 3 reais e cada carrinho custa 5 reais.
PÁGINA 24
5º 7 0 | 5
- 5 1 4
2 0
- 2 0
0 0
R: Cada criança fez 14 bandeirinhas.
6º 5 8 | 2
- 4 2 9
1 8
- 1 8
0 0
R: 29 alunos.
7º 9 6 | 3
- 9 3 2
0 6
- 6
0
R: O preço é 32 reais.
PÁGINA 25
~Aprender é divertido~
Quociente exato 14 / 31 / 13 / 21 / 13 / 24 / 15 / 18.
PÁGINA 28
1º
8 : 2 = 4
PÁGINA 29
2º Os alunos devem contornar 4 bolas.
12 : 3 = 4
3º Os alunos devem fazer um X em 2 lápis.
8 : 4 = 2
4º Os alunos devem pintar 2 balões.
20 : 10 = 2
PÁGINA 30
5º
a) 4 8 | 2
- 4 2 4
0 8
- 8
0
R: Pedro vai receber 24 reais.
b) 4 8 | 3
- 3 1 6
1 8
- 1 8
0 0
R: Isabele vai receber 16 reais.
c) 16 : 2 = 8
R: Bruna vai receber 8 reais.
6º 6 0 | 5
- 5 1 2
1 0
- 1 0
0 0
R: Há 12 motocicletas.
PÁGINA 31
7º Os alunos vão pintar: Carrinhos de madeira 6 quadrinhos, Bonecas de pano 6 quadrinhos, Bolas de futebol 5 quadrinhos e Quebra-cabeças 2 quadrinhos.
a) Carrinhos de madeira.
b) 5 bolas.
c) 2 quebra-cabeças.
d) 6 - 2 = 4 Foram vendidos 4 quebra-cabeças a menos.
PÁGINA 32
1º Não.
O resultado da carta é 6.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) 2
b) 00
c) 34
d) 17
e) É exata, pois o resto é zero.
2º Resultado 9; resto 1
Resultado 6; resto 1
Resultado 4; resto 0
Resultado 4; resto 0
3º a) 9 : 3 = 3
b) 20 : 2 = 10
c) 16 : 4 = 4
d) 25 : 5 = 5
e) 24 : 3 = 8
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 11
1º a) atmosfera.
b) aquecido.
c) protege.
2º Assinalar a segunda imagem.
A praia apresenta maior pressão atmosférica, porque é um local de menor altitude em relação ao topo da montanha.
3º (x) O ar tem peso.
(x) O ar não apresenta forma definida.
(x) O ar exerce pressão.
PÁGINA 12
4º O ar que estava presente dentro da seringa.
5º O último balão apresenta maior peso porque ele está mais cheio de ar.
6º O / N / C / C / O
PÁGINA 13
7° Resposta Pessoal.
8° a) Sublinhar: "faz as folhas caírem das árvores e balançar as roupas nos varais"
"faz girar as asas dos moinhos e enche as velas dos barcos que assim se movem e navegam"
"fazendo voar os seus papagaios"
b) Quando o calor do Sol aquece a superfície terrestre, o ar próximo ao solo também se aquece. O ar aquecido sobe até às camadas mais altas da atmosfera, empurrando o ar frio. Esse movimento das camadas de ar forma os ventos.
c) O vento ajuda a espalhar o pólen e as sementes das plantas.
d) Resposta Pessoal. Copiar e responder no caderno.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º O anemômetro é utilizado para medir a velocidade do vento, já a biruta e o cata-vento indicam sua direção.
2º Energia eólica.
São instaladas grandes turbinas, conhecidas como aerogeradores. Essas estruturas apresentam hélices de metal que giram com a força do vento, acionando geradores que produzem energia elétrica.
GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 6
2º O Sol fornece luz, calor e energia, garantindo a vida no planeta. A água é importante para existência da fauna, flora e regulação climática da Terra. O ar é a composição de diferentes gases. O solo é onde cultivamos nossos alimentos e construímos nossas moradias.
3º
a) Desperdício de Papel.
b) Aumento da exploração dos recursos naturais, da produção industrial, da circulação de veículos e do desflorestamento.
c) Desflorestamento e alterações climáticas.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º c) (x) Petróleo.
2º É um líquido oleoso retirado das rochas porosas subterrâneas. É formado pelo acúmulo de matérias orgânicas no interior das superfícies terrestres ao longo de milhões de anos.
3º É utilizado na produção de combustível para os meios de transportes e o outro restante para a fabricação de outros produtos como plásticos e asfalto.
4º Uma enorme diversidade de produtos a serem consumidos.
5º Alimentos, roupas, calçados, eletrônicos entre outros.
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 11
1º São comemoradas com comidas típicas parecidas com o texto, com danças e brincadeiras.
2º Aqui não temos o hábito de comer sardinha com pão, mas que as festas juninas brasileiras também tem barraquinhas.
3º RESPOSTA PESSOAL (no caderno)
*Sugestão de resposta: Folia de Reis, companhia de reis, reisado ou festa de santos reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa que se caracteriza por celebrar a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. Essa denominação fala dos festejos entre o natal e o dia de reis em 06 de janeiro.

Comentários
Postar um comentário