GABARITO 4º ANO - SEMANA 19/10 À 23/10
GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 19/10 À 23/10
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 5
2º A Xícara e o Bule.
3º a) O Bule é velho, manchado, cheio de amassadinhos e é feito de metal ordinário.
A Xícara é cheirosa, doce, estimada, valiosa, de porcelana delicada, com belas florezinhas pintadas de dourado.
b) Bule: Sensato.
Xícara: Arrogante, orgulhosa.
4º (x) estão em desacordo.
PÁGINA 6
5º O destino da Xícara é ir à boca dos senhores e o do Bule, ferver a água e preparar o chá.
6º a) Os amassadinhos estragam o Bule, deixam-no feio.
b) Se orgulha de seus amassados, pois são marcas de sua experiência de vida.
7º O Bule e a Xícara são derrubados pelo gato e ambos caem no chão.
8º Xícara: quebra-se toda em caquinhos.
Bule: Cai e roda como um pião, ficando em pé quando para.
9º a) Que entenda que a aparência não é mais valiosa que a experiência de vida.
b) Não, a Xícara demonstra ser realmente teimosa e não aceita a opinião do Bule.
10º (x) reflexão.
PÁGINA 7
11º a) Após o café da\ tarde.
b) Sobre a mesa da varanda.
c) Bule, Xícara, e gato.
d) Não participa, ou seja, narrador em 3ª pessoa.
12º c, a, d, b
PÁGINA 8
1º a) "respondeu a Xícara"
b) "Sim!" "pois eu estou sempre cheirosa e doce, e tu tens cheiro de bule velho e borra de chá."
c) Presente: "estou"; passado: "respondeu".
d) passado, anteriores.
e) presente, descrevendo.
2º a) "foi" "escutou"
b) O tempo verbal é o passado, pois o narrador está contando um fato anterior ao momento da narração.
PÁGINA 9
1º a) pesará
b) ganhou
c) correu
d) chamarei
- Porque o tempo verbal está diferente das outras formas verbais.
2º Pessoal.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) A Rede Florida – Graziela Bozano Hetzel e Anna Cunha.
b) Larga, de flores desbotadas e franjas longas.
c) Estranhamente claros, herança de uma bisavó estrangeira.
d) A menina Maria Rosa e a mãe Doralice.
2º Circular:
a) vai e viajar
b) vamos e almoçar
c) vou conversar
d) irão e brincar
e) dançou e divertiu
3º Pessoal – Sugestão
a) fala
b) senta
c) guardam
d) estudamos
e) pega
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 6
1º a) 7h 30 min ou 19h 30 min.
b) 9h 10 min ou 21 h 10 min.
c) 2 h 40 min ou 14 h 40 min.
2º a) O ponteiro pequeno próximo do 5 e o grande no 9.
b) Lucas chegou faltando 15 para 17 h.
3º a) Ponteiro pequeno no 10 e o grande no 1.
b) Ponteiro pequeno no 6 e o grande no 12.
c) Ponteiro pequeno no 12 e o grande no 10.
PÁGINA 7
4º a) 5 minutos.
b) Pessoal.
5º
1 min. = 60 s
2 min. = 60 s X 2 = 120 s
60 s : 2 = 30 s
120 + 30 = 150
A ligação durou 150 s.
6º a) 6 h 20 min.
b) Pessoal.
PÁGINA 8
7º 45 minutos.
8º O aluno deve marcar 15 h. O ponteiro pequeno no 3 e o grande no 12.
9º a) 8 h 50 min 30 s ou 20 h 50 min 30 s.
b) 12 h 30 min 50 s.
c) 3 h 20 min 5 s ou 15 h 20 min 5 s.
PÁGINA 9
10º a) 7 h 30 min O ponteiro pequeno no 7 e o grande no 6.
7 h 50 min O ponteiro pequeno no 8 e o grande no 10.
8 h 10 min O ponteiro pequeno no 8 e o grande no 2.
b) 7 h 20 min O ponteiro pequeno no 7 e o grande no 4.
7 h 35 min O ponteiro pequeno próximo do 8 e o grande no 7.
7 h 50 min O ponteiro pequeno no 8 e o grande no 10.
• Às 7 h 50 min.
PÁGINA 11
1º No relógio vai colocar o ponteiro pequeno próximo do 4 e o grande no 9.
15 h 45 min + 1 h 30 min = 17 h 15 min.
2º a) 45 min
b) 3/4 de uma hora.
3º
1/2 hora = 30 min
3/4 de hora = 45 min
30 min + 45 min = 75 min
1 hora e meia = 90 min
R: Ela gasta menos do que uma hora e meia.
4º
a) 12 h 41 min.
b) 1/4 de hora.
PÁGINA 12
5º
a)
35 / 40
20 / 35
15 / 10
5 / 5
b) 35 meninas.
c) 15 meninos, porque 10 + 5 = 15
d) 70 meninas, pois 35 + 20 + 15 = 70
e) 10 alunos 5 meninos e 5 meninas.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º
a) 60 minutos.
b) 30 minutos.
• 15 minutos.
c) 200 bicadas
400 bicadas
800 bicadas
1 000 bicadas
2º Dezesseis horas e quarenta e cinco minutos ou quatro horas e quarenta e cinco minutos.
3º a) Desenhar o relógio e colocar o ponteiro pequeno no 7, o grande no 5 e o fininho no 2.
b) Desenhar o relógio e colocar o ponteiro pequeno no 12, o grande no 2 e o fininho no 1.
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 7
1º Núcleo, Membrana Plasmática, Citoplasma.
2º Pessoal.
PÁGINA 8
3º C, D, A, B
4º O microscópio revolucionou o estudo dos seres vivos, pois permitiu a visualização de estruturas muito pequenas, como nossas células, e também de diversos fungos, vírus e bactérias.
5º
2 / 4
3 / 1
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Por células.
2º Unicelulares, como as bactérias e os protozoários.
3º Completar com:
a) pluricelulares.
b) células, pluricelulares.
c) células.
4º Biólogos, médicos, físicos e até astrônomos.
5º
Membrana Plasmática: É uma fina camada que envolve e protege a célula. Permite a troca de substâncias entre a célula e o meio em que se encontra.
Citoplasma: É a região localizada entre a membrana plasmática e o núcleo. Nele encontram-se estruturas responsáveis por algumas funções vitais da célula, como a nutrição.
Núcleo: É a estrutura responsável pelo funcionamento da célula. Nele fica armazenado o DNA.
GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 6
1º Sim, praias, museus, teatros, igrejas, centro histórico, fortes etc.
2º Farol da Barra, Centro de convenções, Teatro Castro Alves, Igreja do Bonfim etc.
3º Por ser um país com um território extenso e estar localizado predominantemente em áreas tropicais, o Brasil apresenta uma grande diversidade de paisagens.
4º Marcar o último quadro.
Tanto no turismo de massa quanto no turismo de base comunitária é necessário ter respeito com a natureza e os moradores locais.
ATIVIDADENO CADERNO
1º a) Rios que apresentam intensa corrente ou fluxo de água.
b) Expressa qualidades em grau muito elevado.
2º Por ser tão extenso e estar localizado predominantemente em áreas tropicais e apresentar grande diversidade de paisagens.
3º É a atividade realizada pelos viajantes, ou seja, pelas pessoas que visita uma localidade fora de seu entorno habitual por um período inferior a um ano.
4º Econômico, Social e Cultural.
5º Forte Santa Maria Salvador – BA
Morros em Bom Jardim da Serra – SC
As ruas da cidade histórico de Tiradentes – MG
Praia da Ponta Negra, nas margens do Rio Negro em Manaus – AM
Cidade de Gramado – RS
Turismo Rural em Itu – SP
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 5
1º
OVOS > BOLO
TOMATE > MOLHO DE TOMATE
CIMENTO > CASA
ALGODÃO > CAMISA
2º
PA / PM
PM / PA
~EXPLORANDO DOCUMENTOS
a) Sapatos.
b) A produção representada é artesanal, porque se trata de uma produção manual, sem uso de máquinas.
PÁGINAS 10
1º a) Uma fábrica.
b) O homem parece ser o dono da fábrica e orienta os trabalhadores que no caso são a mulher e as crianças.
PÁGINA 11
2º a) Notificar os atrasos, registrar o tempo que se deixou de trabalhar e cortar a quantia correspondente dos salários na hora do pagamento.
b) Ele era usado para verificar as horas trabalhadas e os atrasos dos Trabalhadores. Os Donos das fábricas por sua vez precisam controlar as horas trabalhadas pelos funcionários para calcular os salários a serem pagos.
~ ATIVIDADES
1º
(x) máquina
(x) fábrica
(x) carvão
(x) operário
(x) relógio
(x) Inglaterra
2º (Fazer no caderno) Pessoal.
Sugestão de resposta: Há um desenvolvimento das fábricas e o trabalho Operário, as máquinas e a energia gerada pela queima do carvão .Além de falar do uso do relógio para o controle de tempo e trabalho nas fábricas.
3º (x) Como surgimento das fábricas...
(x) Nos bairros próximos às fábricas...

Comentários
Postar um comentário