GABARITO 4º ANO - SEMANA 19/10 À 23/10

  



 GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 19/10 À 23/10 


GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 5


2º A Xícara e o Bule. 


3º a) O Bule é velho, manchado, cheio de amassadinhos e é feito de metal ordinário. 

A Xícara é cheirosa, doce, estimada, valiosa, de porcelana delicada, com belas florezinhas pintadas de dourado. 

b) Bule: Sensato. 

Xícara: Arrogante, orgulhosa. 


4º (x) estão em desacordo. 


PÁGINA 6


5º O destino da Xícara é ir à boca dos senhores e o do Bule, ferver a água e preparar o chá. 


6º a) Os amassadinhos estragam o Bule, deixam-no feio. 

b) Se orgulha de seus amassados, pois são marcas de sua experiência de vida. 


7º O Bule e a Xícara são derrubados pelo gato e ambos caem no chão. 


8º Xícara: quebra-se toda em caquinhos. 

Bule: Cai e roda como um pião, ficando em pé quando para.  


9º a) Que entenda que a aparência não é mais valiosa que a experiência de vida. 

b) Não, a Xícara demonstra ser realmente teimosa e não aceita a opinião do Bule. 


10º (x) reflexão. 


PÁGINA 7


11º a) Após o café da\ tarde. 

b) Sobre a mesa da varanda. 

c) Bule, Xícara, e gato. 

d) Não participa, ou seja, narrador em 3ª pessoa. 


12º c, a, d, b 


PÁGINA 8


1º a) "respondeu a Xícara" 

b) "Sim!" "pois eu estou sempre cheirosa e doce, e tu tens cheiro de bule velho e borra de chá." 

c) Presente: "estou"; passado: "respondeu". 

d) passado, anteriores. 

e) presente, descrevendo. 


2º a) "foi" "escutou" 

b) O tempo verbal é o passado, pois o narrador está contando um fato anterior ao momento da narração. 


PÁGINA 9


1º a) pesará 

b) ganhou 

c) correu 

d) chamarei 

- Porque o tempo verbal está diferente das outras formas verbais. 


2º Pessoal. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) A Rede Florida – Graziela Bozano Hetzel e Anna Cunha. 

b) Larga, de flores desbotadas e franjas longas. 

c) Estranhamente claros, herança de uma bisavó estrangeira. 

d) A menina Maria Rosa e a mãe Doralice. 


2º Circular: 

a) vai e viajar 

b) vamos e almoçar 

c) vou conversar 

d) irão e brincar 

e) dançou e divertiu 


3º Pessoal – Sugestão 

a) fala 

b) senta 

c) guardam 

d) estudamos 

e) pega 



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 6 


1º a) 7h 30 min ou 19h 30 min. 

b) 9h 10 min ou 21 h 10 min. 

c) 2 h 40 min ou 14 h 40 min. 


2º a) O ponteiro pequeno próximo do 5 e o grande no 9. 

b) Lucas chegou faltando 15 para 17 h. 


3º a) Ponteiro pequeno no 10 e o grande no 1. 

b) Ponteiro pequeno no 6 e o grande no 12. 

c) Ponteiro pequeno no 12 e o grande no 10. 


PÁGINA 7


4º  a) 5 minutos. 

b) Pessoal. 


5º 

1 min. = 60 s 

2 min. = 60 s X 2 = 120 s 

60 s : 2 = 30 s 

120 + 30 = 150 

A ligação durou 150 s. 


6º a) 6 h 20 min. 

b) Pessoal. 


PÁGINA 8 


7º 45 minutos. 


8º O aluno deve marcar 15 h. O ponteiro pequeno no 3 e o grande no 12. 


9º a) 8 h 50 min 30 s ou 20 h 50 min 30 s. 

b) 12 h 30 min 50 s. 

c) 3 h 20 min 5 s ou 15 h 20 min 5 s.


PÁGINA 9  


10º a) 7 h 30 min O ponteiro pequeno no 7 e o grande no 6. 

7 h 50 min  O ponteiro pequeno no 8 e o grande no 10. 

8 h 10 min  O ponteiro pequeno no 8 e o grande no 2. 


b) 7 h 20 min  O ponteiro pequeno no 7 e o grande no 4. 

7 h 35 min  O ponteiro pequeno próximo do 8 e o grande no 7. 

7 h 50 min  O ponteiro pequeno no 8 e o grande no 10. 

  Às 7 h 50 min.


PÁGINA 11  


1º No relógio vai colocar o ponteiro pequeno próximo do 4 e o grande no 9. 

15 h 45 min + 1 h 30 min = 17 h 15 min. 


2º a) 45 min 

b) 3/4 de uma hora. 


3º 

1/2 hora = 30 min 

3/4 de hora = 45 min 

30 min + 45 min = 75 min 

1 hora e meia = 90 min 

R: Ela gasta menos do que uma hora e meia. 


4º 

a) 12 h 41 min. 

b) 1/4 de hora. 


PÁGINA 12  


5º 

a) 

35 / 40 

20 / 35 

15 / 10 

5 / 5 


b) 35 meninas. 

c) 15 meninos, porque 10 + 5 = 15 

d) 70 meninas, pois 35 + 20 + 15 = 70 

e) 10 alunos 5 meninos e 5 meninas. 


ATIVIDADE NO CADERNO  


1º 

a) 60 minutos. 

b) 30 minutos. 

• 15 minutos. 

c) 200 bicadas 

400 bicadas 

800 bicadas 

1 000 bicadas 


2º Dezesseis horas e quarenta e cinco minutos ou quatro horas e quarenta e cinco minutos. 


3º a) Desenhar o relógio e colocar o ponteiro pequeno no 7, o grande no 5 e o fininho no 2. 

b) Desenhar o relógio e colocar o ponteiro pequeno no 12, o grande no 2 e o fininho no 1.



GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 7


1º Núcleo, Membrana Plasmática, Citoplasma. 


2º Pessoal. 

 

PÁGINA 8 


3º C, D, A, B 


4º O microscópio revolucionou o estudo dos seres vivos, pois permitiu a visualização de estruturas muito pequenas, como nossas células, e também de diversos fungos, vírus e bactérias. 


5º 

2 / 4 

3 / 1   


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Por células. 


2º Unicelulares, como as bactérias e os protozoários. 


3º Completar com: 

a) pluricelulares. 

b) células, pluricelulares. 

c) células. 


4º Biólogos, médicos, físicos e até astrônomos. 


5º 

Membrana Plasmática: É uma fina camada que envolve e protege a célula. Permite a troca de substâncias entre a célula e o meio em que se encontra. 


Citoplasma: É a região localizada entre a membrana plasmática e o núcleo. Nele encontram-se estruturas responsáveis por algumas funções vitais da célula, como a nutrição. 


Núcleo: É a estrutura responsável pelo funcionamento da célula. Nele fica armazenado o DNA.



GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 6 


1º Sim, praias, museus, teatros, igrejas, centro histórico, fortes etc. 


Farol da Barra, Centro de convenções, Teatro Castro Alves, Igreja do Bonfim etc. 


Por ser um país com um território extenso e estar localizado predominantemente em áreas tropicais, o Brasil apresenta uma grande diversidade de paisagens. 


Marcar o último quadro. 

Tanto no turismo de massa quanto no turismo de base comunitária é necessário ter respeito com a natureza e os moradores locais. 


ATIVIDADENO CADERNO 


1º a) Rios que apresentam intensa corrente ou fluxo de água. 

b) Expressa qualidades em grau muito elevado. 


2º Por ser tão extenso e estar localizado predominantemente em áreas tropicais e apresentar grande diversidade de paisagens. 


3º É a atividade realizada pelos viajantes, ou seja, pelas pessoas que visita uma localidade fora de seu entorno habitual por um período inferior a um ano. 


4º Econômico, Social e Cultural. 


5º Forte Santa Maria Salvador – BA 

Morros em Bom Jardim da Serra – SC 

As ruas da cidade histórico de Tiradentes – MG 

Praia da Ponta Negra, nas margens do Rio Negro em Manaus – AM 

Cidade de Gramado – RS 

Turismo Rural em Itu – SP 



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 5 


1º 

OVOS > BOLO 

TOMATE > MOLHO DE TOMATE 

CIMENTO > CASA 

ALGODÃO > CAMISA 


2º 

PA / PM 

PM / PA 


~EXPLORANDO DOCUMENTOS 


a) Sapatos. 

b) A produção representada é artesanal, porque se trata de uma produção manual, sem uso de máquinas. 


PÁGINAS 10  


1º a) Uma fábrica. 

b) O homem parece ser o dono da fábrica e orienta os trabalhadores que no caso são a mulher e as crianças. 


PÁGINA 11


2º a) Notificar os atrasos, registrar o tempo que se deixou de trabalhar e cortar a quantia correspondente dos salários na hora do pagamento. 


b) Ele era usado para verificar as horas trabalhadas e os atrasos dos Trabalhadores. Os Donos das fábricas por sua vez precisam controlar as horas trabalhadas pelos funcionários para calcular os salários a serem pagos. 


~ ATIVIDADES 


1º 

(x) máquina 

(x) fábrica 

(x) carvão 

(x) operário 

(x) relógio 

(x) Inglaterra 


2º (Fazer no caderno) Pessoal. 

Sugestão de resposta: Há um desenvolvimento das fábricas e o trabalho Operário, as máquinas e a energia gerada pela queima do carvão .Além de falar do uso do relógio para o controle de tempo e trabalho nas fábricas. 


3º (x) Como surgimento das fábricas... 

(x) Nos bairros próximos às fábricas...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO