GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10

  



 GABARITO 4º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 10 


1º a) (x) passado. 

b) (x) deslizou. 

c) (x) observava. (x) desaparecia. 


PÁGINA 11 


2º a) eu > sou (presente), serei (futuro). 

tu > tens (presente) 

eles/elas > usam (presente) 


b) a Xícara 

o Bule 

as crianças 


PÁGINA 12 


3º 3 / 1 / 6 / 2 / 4 / 5 


PÁGINA 14 


3º Um computador e um celular. 


4º Em uma loja de informática. 


5º (x) minutos. 


6º (x) não participa dos fatos narrados. 


7º Conflito: O celular afirma que sua tecnologia é superior à do computador. 

Ação decorrente do conflito: O computador escuta o celular se gabar de que seu preço é muito mais alto do que o do computador por ser o melhor dos aparelhos celulares. 


PÁGINA 15 


8º (x) vaidade. 


9º Pessoal. 


10º (x) para o computador... 


11º a) A Xícara e o Bule: um apólogo. Apólogo Celular.

b) A Xícara e o Bule: um apólogo. Apólogo Celular. 

c) 

d) A Xícara e o Bule: um apólogo. Apólogo Celular. 

e) A Xícara e o Bule: um apólogo. Apólogo Celular. 


ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º 

a) Com gotas de chuva batendo na janela. 

b) Porque a camisola era fina e passou um vento que veio com a chuva. 

c) Abraçada pela mãe, acalentada pela cantiga da chuva. 

d) Paredes cobertas de quadros, a cortina longa e branca esvoaçando na brisa da manhã. 


2º 

a) dançou – pretérito perfeito 

b) cantava – pretérito imperfeito 

c) estudava – pretérito imperfeito 

d) vendeu – pretérito perfeito 


3º 

a) Nós 

b) Vós 

c) Eles/elas 

d) Eu 

e) Tu 



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 16 


Pessoal.


PÁGINA 17 


1º Rui, pois acabou virando para esquerda. 


2º Letícia, pois acabou dando um giro de uma volta. 


PÁGINA 18 


3º O aluno vai circular a criança do meio. 


4º a) A criança com a bola. 

b) O menino lanchando. 

c) O banco. 

d) Um giro de um quarto de volta para a direita ou três quartos de volta para esquerda. 


PÁGINA 19 


5º O aluno vai fazer na hora da aula com o professor. 

Ao posto de combustível. 

O aluno fará na hora da aula com o professor. 


PÁGINA 22 


1º As figuras D e F, pois apresentam partes curvas. 


2º a) 5 lados. 

b) ( X ) pentágono 


3º a) Hexágono. 

b) Triângulo. 


PÁGINA 23 


4º Quadrilátero ou retângulo / 4 / 4 / 4 

Triângulo / 3 / 3 / 3 

Octógono / 8 / 8 / 8 

Pentágono / 5 / 5 / 5 

Que a quantidade de lados, vértices e ângulos são iguais. 


5º a) Hexágonos. 

b) O hexágono C. 


PÁGINA 24 


6º Verde, verde, vermelho, não pinta. 

Sim, porque um deles tem 8 lados. 

Octógono. 


PÁGINA 25 


a) ( X ) reto. 

b) Celular, livros. 

c) Reto D; Obtuso A,B; Agudo C.  

d) Desenhar um quadrado, retângulo. 



ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) 2 h 

b) 5 min. 

c) 4h 30 min. 

d) 4h 


2º 

a) 1/4 

b) 1/2 

c) 4/4 

d) 3/4 


3º 







GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 12


Copiar e responder no caderno. 

1° A pele é formada principalmente pelo tecido epitelial; e o sangue é formado por tecido sanguíneo. 


2° Resposta Pessoal.


PÁGINA 13


1° 

organismo / 5 

tecido / 2 

órgão / 3 

sistema / 4 

célula / 1


PÁGINA 14 


2° a) nervoso 

b) cartilaginoso 

c) epitelial 

d) ósseo 

e) muscular 

f) sanguíneo 


PÁGINA 15 


3° Quando machucamos a pele e ocorre um sangramento, as plaquetas presentes no sangue formam uma camada de sangue coagulado que vai secando até formar a casquinha. 


4° a) vermelho 

azul 


b) Resposta Pessoal.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) O tecido nervoso é formado por células, chamadas de neurônios, que coordenam as atividades de nosso corpo. Esse  tecido pode ser encontrado no cérebro, na  medula espinal e nos nervos. 


b) Os tecidos epiteliais são os tecidos que revestem e protegem muitos órgãos de nosso corpo. Eles estão presentes na superfície da pele e no interior de órgãos ocos, como a boca, o intestino, a bexigas e os vasos sanguíneos. 


c) Representado pelo sangue, o tecido sanguíneo é constituído de plasma e células sanguíneas. O sangue exerce uma importante função no transporte de oxigênio e nutrientes para as demais células do corpo, além de realizar a defesa do organismo. 


d) Constitui as cartilagens e apresenta a função de facilitar o deslizamento entre os ossos, além de dar suporte a órgãos moles, como nariz e orelhas. 


e) Esse tecido muscular forma o coração e auxilia nos batimentos cardíacos. 


f) O  tecido ósseo está presente nos ossos e apresenta consistência rígida, fornecendo resistência a esses órgãos. 


g) Constitui a maior parte da musculatura do corpo e é responsável por nossos movimentos.



GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 7


5º a) Aumento de turistas interessados em lugares que oferecem a vivência de novas experiências com base na cultura local. 

b) Para os turistas: conhecer a comunidade pela ótica dos moradores e participar de suas atividades culturais com base em experiências. 

c) A de tirar a casca da mandioca moer e fazer a farinha. 


ATIVIDADE NO CADERNO


1º Uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. 

Estima-se que aqui está uma em cada dez espécies de plantas ou animais existentes. 


Floresta Amazônica, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Floresta de Araucárias, Campos, Complexo do Pantanal, Vegetação litorânea. 


Por árvores de grande porte, típicas de clima equatorial, ou seja, quente e úmido. 


Copiar no livro página 11. 



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 14 


a) Tarsila do Amaral é autora dessa obra que foi produzida em 1933. 

A obra pode ser encontrada no palácio Boa Vista, em São Paulo. 


b) As pessoas representadas são operários. Pode-se verificar que o título da obra se refere às pessoas representadas, que estão em frente à uma fábrica, em uma cidade. 


c) É possível concluir que há pessoas com características diversas, pois vieram de diferentes partes do Brasil e do mundo como europeus, asiáticos e afrodescendentes. 


PÁGINA 16 


1º 

a) Tecidos 

b) Imigrantes 


Os operários trabalhavam entre 14 e 16 horas por dia em locais úmidos, sem iluminação e sem ventilação. Eles sofriam acidentes de trabalho, castigos físicos por causa de atrasos, recebiam salários baixos e não tinham direito a férias. 


Direitos a férias, aumento de salário, ambientes mais saudáveis para trabalhar e proibição de trabalho infantil. 


4º (verde) As greves eram uma estratégia... 

(verde) São Paulo e Rio de Janeiro cresceram muito...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO