GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10

  



 GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 11 


2º 8 / 2 


3º 1: sol/futebol 

2: colorida/bandida; pude/gude 


4º Troca de ideias. 


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5º Sol / maior bola do mundo 

bola de futebol / mais conhecida 


6º bola de gude / colorida, de vidro, bandida 


7º Algo que causa sentimentos ruins, como frustração, aborrecimento, desânimo. 


8º Troca de ideias. 


9º Troca de ideias. 


10º 1. Desenhe um círculo o chão. 

2. Espalhe as bolinhas dentro do círculo. 

3. Cada jogador, alternadamente, joga uma bolinha tentando tirar as outras do círculo. 

4. Quem conseguir retirar as bolinhas fica com elas. 

5. O jogo termina quando não houver mais bolinhas no círculo. 

6. O jogador que retirar mais bolinhas ganha o bjogo. 


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1º a) Pessoal. 

b) (x) Porque o português não é... 


2º menino 


PÁGINA 14 


1º, 2º, 3º e 4º Pessoal. 


5º Prender, aprisionar. 

Cercar, colocar em um local estreito e sem saída. 

Não permitir movimentos. 

Que está próximo, que é vizinho. 

Revezar, trocar de lugar alternadamente. 


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8º São necessárias 14 pedrinhas para representar os cachorros e uma pedra de cor diferente para representar a onça, além de um tabuleiro com a marcação indicada. 


9º 5 / 1 / 2 / 4 / 3 


10º a) O cachorro deve encurralar a onça. 

b) A onça deve capturar cinco cachorros. 

c) O jogador deve se mover para a casa adjacente. 


PÁGINA 17 


d) O jogador com os cachorros deve tentar imobilizar a onça. 


11° 

a) certo 

b) errado 

c) certo 

d) errado 

e) errado 


12º Pessoal. 


ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º 

a) "O mangue é o braço do mar". Ela imaginava um mar enlameado abraçando o mar. 

b) Que não era “ braço” e  sim “ berço do mar” . Onde nasciam os filhotes de muitas espécies marinhas. 

c) Para tudo. Louças, roupas e tomar banho. 

d) A noite ela esfregava flores de jasmim no corpo. 


2º 

a) 8 versos e 2 estrofes. 

b) Primeira estrofe: mar/chegar. 

Segunda estrofe: olhar/mar. 


3º Pipa: pandorga, papagaio, arraia, raia, aviãozinho.



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 16 


1º a) 1,2 / 2,49 

0,48 / 13,4 

0,035 / 0,289 

1,45 / 13,47 

- Deslocamos a vírgula uma ordem para esquerda, acrescentando um zero sempre que necessário. 


b) 0,34 / 2,9 

0,468 / 13,46 

0,001 / 0,357 

2,147 / 21,043 

Deslocamos a vírgula duas ordens para a esquerda, acrescentando zeros sempre que necessário. 


c) 0,3457 / 0,456 

1,29 / 2,134 

0,0003 / 0,0015 

0,2149 / 0,2008 

-Deslocamos a vírgula três ordens para esquerda, acrescentando zeros sempre que necessários. 


PÁGINA 17


1º Não, pois 27,9 : 3 = 9,3. 


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2º 

a) Dividir o número anterior por  10.  1,259 

b) Dividir o número anterior por 100.   0,005 

c) Dividir o número anterior por  10.  0, 2347 

d) Dividir o número anterior por 1 000.   0,12 


3º 

3 : 10 = 0,3 

Cada pedaço terá 0,3 m. 


4º 45,80 : 10 = 4,58 

Cada chaveiro custa R$ 4,58. 


5º 312,50 : 100 = 3,125 

O litro de óleo diesel custa R$  3,125. 


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6º 

a) Área da casa 25m X 9,6m = 240m² 

Para 80m², são utilizados 2 500kg de resíduos. 

Como 240 : 80 = 3 e 3 X 2 500 = 7 500, para 240m², serão utilizados 7 500kg. 

R: Serão utilizados 7 500kg de resíduos. 

b) 750 : 1 000 = 0,75 

Cada tijolo custa R$  0,75. 


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7º 4,25 X 2 = 8,50 

8,50 + 25,90 + 3,50 = 37,90 

60,00 - 37,90 = 22,10 

22,10 : 2 = 11,05 

R: Sobraram R$ 11,05 


8º a ) 23,60 : 4 = 5,90 

14,07 : 3 = 4,69 

1,29 X 2 = 2,58 

R: Mangas R$ 5,90 o kg. Tomates: R$ 4,69 o kg. Limões: R$ 2,58 o kg. 


b) 23,60 + 14,07 + 1,29 = 38,96 

38,96 + 11,04 = 50,00 

R: Carina usou R$ 50,00 para pagar a compra. 


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1º a) 0,24 

b) 0,99 

c) 0,015 

d) 0,05 

e) 1,20 

f) 0,109 


2º a) 2% 

b) 150% 

c) 4,5% 

d) 16% 

e) 0,6% 

f) 12,5% 


3º a) 6/25 X 4 = 24/100 = 24% 

b) Responder na hora da aula com o professor. 


4º 20 - 15 = 5 e 5/20 X 5 = 25/100  25% 


PÁGINA 24 


5º a)  25 

25 = 300 

R$ 300,00 


b) 15 500 

155 

155 = 11625 

R$ 11.625,00 


c) 100 

4200 

42 

42 = 1890 

R$ 1890,00 


d) 100 

513000 

5130 

5130 = 487350 

R$ 487.350,00 


6º 

%  /  Aeródromos 

100 / 2 498 

20 / 499,6 

2 498 : 5 = 499,6 

R: Havia mais de 499 aeródromos públicos no Brasil. 


PÁGINA 25 


7 a)  %  /  R$ 

100  /  500 

1  /  5 

5 X 15 = 75 

R$ 75,00 


b) %  /  R$ 

100  /  300 

1  /  3 

25 X 3 = 75 

R$  75,00 


c) %  /  R$ 

100  /  500 

1  /  5 

5 X 1,5 = 7,5 

R$ 7,50 


d) %  /  R$ 

100  /  300 

1  /  3 

3 X 2,5 = 7,5 

R$ 7,50 


8º %  /  R$ 

100  /  252 600 

20  /  50 520 

252 600 : 5 = 50 520 

252 600 - 50 520 = 202 080 

202 080 : 50 = 4 041,60 

Cada parcela custará R$ 4 041,60. 


9º a) 80 alunos.  10 % de 800 = 80 

b) 120 alunos.  15 % = 10% + 5 % de 800 = 40   40 + 80 = 120 

c) 200 alunos.  25 % de 800 ou seja, 800 : 4 = 200 

d) 400 alunos.  50 % de 800 e 800 : 2 = 400 


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a) 

Sono leve 

8h = 8 X 60 = 480 

10% de 480 = 48 

5% de 480 = 24 

Essa fase dura de 24 a 48 min. 


Sono médio 

50% de 480 = 240 min. 

45% = 50% - 5% 

240 min. - 24min. = 216 min. 

Essa fase dura de 216 a 240 min. 


Sono profundo 

15% = 10% + 5% 

48 min. + 24 min. = 72min. 

25% de 480 min. 

480 min : 4 =120 min. 

Essa fase dura de 72 a 120 min. 


REM 

15% de 480 = 72 min. 

20% = 10% + 10% 

48 min + 48 min = 96 min. 

Essa fase dura de 72 a 96 min. 


b) 12 X 60 = 720 min. 

70% de 720 min = 

70/100 = 70/10 

7/10 X 720 = 

720 : 10 = 72 

72 X 7 = 504 

Pode ter passado 504 min na fase REM. 


PÁGINA 28 


1º (X) 50% de 700 

(X) 350 


2º (X) 25% de R$ 2 000,00 


3º a) 

R$ 15,00  /  R$ 37,50 

R$ 7,50  /  R$ 75,00 

R$ 30,00  /  R$ 112,00 


b) Multiplica o 5% X 150 = R$7,50 


c) 215,46 kg 

R$ 160,30 

1 068 brigadeiros 

846 km. 


ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 


1º 

b) 20/100 = 2/10 = 1/5 = 0,2 

c) 40/100 = 4/10 = 0,4 

d) 50/100 = 5/10 = ½ = 0,5 

e) 80/100 = 8/10 = 0,8 


2º 

a) 5,34 

b) 9,368 

c) 0,493 

d) 766,9 

e) 0,533 

f) 0,285 


3º a) 9, 3 6 

     1 4, 3 

    +  1, 7   

     2 5, 3 6 


b) 8, 4 6 

-   3, 5 0 

    4, 9 6  


c) 7 6, 8 9 

          X 8 

 6 1 5, 1 2 


d) 4 3 8 6  |  2 6   

 -  2 6            1 6 8 

    1 7 8 

 -  1 5 6 

    0 2 2 6 

  -   2 0 8 

       0 1 8 



GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4  


PÁGINA 11


 Após a fricção, pois, antes da fricção, o pente e os pedaços de papel se encontravam com a mesma quantidade de cargas elétricas. 


2° Não, pois, para que ocorra atração, as cargas elétricas precisam ser opostas. 


3° (x) negativa 


4° Eles se atraíram. Isso ocorre porque o cabelo perde cargas elétricas para o pente, que fica carregado eletricamente. 

Como o pente e os pedaços de papel ficam com cargas opostas após o atrito do pente no cabelo, eles se atraem.


PÁGINA 14


1° a) parafuso de ferro, régua de plástico, pente de madeira, fio de cobre. 

b) Bons condutores: parafuso de ferro e fio de cobre. 

Mais condutores: régua de plástico e pente de madeira. 


2° Resposta Pessoal.


PÁGINA 15


3° (x) o cabelo ficou arrepiado... 


4° O erro está no material do fio utilizado, pois a borracha é um mal condutor de eletricidade. Uma solução correta seria usar um fio de metal, como o cobre, que é um bom condutor de eletricidade.


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Positivas ou negativas. 


2º Cargas diferentes se atraem.  


3º 

a) Usina hidrelétrica: a energia é obtida pelo movimento da água em grandes turbinas. 

b) Usina termelétrica: obtêm energia por meio da queima de carvão. 

c) Usina termonuclear: gera energia utilizando materiais radioativos. 

d) Usina eólica: transforma a força do vento em energia elétrica. 


4º Bons condutores: Alumínio, cobre, ferro. 

Mais condutores: Borracha, plástico e vidro. 


5º Movimento ordenado das partículas elétricas.




GABARITO DE GEOGRAFIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 7


1º Sim, o aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães.


PÁGINA 8


2º Letra c


PÁGINA 11


1º Diminuiu de 18%  para 11%. De cada 100 pessoas em 1978, 18 iam à Tóquio de automóvel. 30 anos depois, esse número caiu para 11 de cada 100 pessoas. 


O transporte público e as bicicletas. 


ATIVIDADE NO CADERNO


1º A conexão entre as cidades. 


A integração entre os espaços rurais e urbanos. 


Para o transporte de pessoas e produtos agrícolas, em virtude da pouca quantidade ou do mau estado de conservação de algumas de suas ferrovias e rodovias. 


São utilizados para o transporte de pessoas e produtos. 


Transporta matérias-primas extraídas das áreas rurais e produtos industrializados até o Porto de Roterdã, localizado nos Países Baixos e, desse porto, a diversos outros países. 



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 10 


a) Uma manifestação pública, uma comemoração, uma festa escolar. 


b) Adultos e crianças (em sua maioria meninas). 


c) As crianças estão vestidas com roupas semelhantes e chapéu, formando provavelmente uma espécie de uniforme para a festa escolar. Os adultos estão vestidos com trajes sociais. 


d) No caderno. 

Resposta: A independência do Brasil é o marco de memória representado na imagem. Isso pode ser confirmado pelo título da obra, o qual vincula um evento escolar a um local relacionado à independência do Brasil; as bandeiras brasileiras em diferentes posições, principalmente ao fundo; a quantidade de crianças enfileiradas para um desfile. 


PÁGINA 11 


Fazer o desenho de um desfile em ruas. 


3º 

a) Pessoal. 


b) Pessoal. Sugestão de resposta: 

Plácidas – muito calmo, tranquilidade, sossego. 

Retumbante – som muito alto, intenso, se ouve de longe. 

Fulgidos – brilhando, iluminando, reflete luz. 

Brado – grito, pode ser ouvido a uma longa distância. 


c) A independência do Brasil. 


d) (x) Independência ou morte ! 


PÁGINA 14 


1º 

(F) 

(V) 

(F) 

(V) 


Tiradentes é representado dessa maneira para se assemelhar a imagem de Jesus Cristo. O objetivo era transformá-lo em herói que se sacrificou pelos valores republicanos. 


Não. 




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