GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10
GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 26/10 À 30/10
GABARITO DE PORTUGUÊS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 11
2º 8 / 2
3º 1: sol/futebol
2: colorida/bandida; pude/gude
4º Troca de ideias.
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5º Sol / maior bola do mundo
bola de futebol / mais conhecida
6º bola de gude / colorida, de vidro, bandida
7º Algo que causa sentimentos ruins, como frustração, aborrecimento, desânimo.
8º Troca de ideias.
9º Troca de ideias.
10º 1. Desenhe um círculo o chão.
2. Espalhe as bolinhas dentro do círculo.
3. Cada jogador, alternadamente, joga uma bolinha tentando tirar as outras do círculo.
4. Quem conseguir retirar as bolinhas fica com elas.
5. O jogo termina quando não houver mais bolinhas no círculo.
6. O jogador que retirar mais bolinhas ganha o bjogo.
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1º a) Pessoal.
b) (x) Porque o português não é...
2º menino
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1º, 2º, 3º e 4º Pessoal.
5º Prender, aprisionar.
Cercar, colocar em um local estreito e sem saída.
Não permitir movimentos.
Que está próximo, que é vizinho.
Revezar, trocar de lugar alternadamente.
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8º São necessárias 14 pedrinhas para representar os cachorros e uma pedra de cor diferente para representar a onça, além de um tabuleiro com a marcação indicada.
9º 5 / 1 / 2 / 4 / 3
10º a) O cachorro deve encurralar a onça.
b) A onça deve capturar cinco cachorros.
c) O jogador deve se mover para a casa adjacente.
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d) O jogador com os cachorros deve tentar imobilizar a onça.
11°
a) certo
b) errado
c) certo
d) errado
e) errado
12º Pessoal.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º
a) "O mangue é o braço do mar". Ela imaginava um mar enlameado abraçando o mar.
b) Que não era “ braço” e sim “ berço do mar” . Onde nasciam os filhotes de muitas espécies marinhas.
c) Para tudo. Louças, roupas e tomar banho.
d) A noite ela esfregava flores de jasmim no corpo.
2º
a) 8 versos e 2 estrofes.
b) Primeira estrofe: mar/chegar.
Segunda estrofe: olhar/mar.
3º Pipa: pandorga, papagaio, arraia, raia, aviãozinho.
GABARITO DE MATEMÁTICA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 16
1º a) 1,2 / 2,49
0,48 / 13,4
0,035 / 0,289
1,45 / 13,47
- Deslocamos a vírgula uma ordem para esquerda, acrescentando um zero sempre que necessário.
b) 0,34 / 2,9
0,468 / 13,46
0,001 / 0,357
2,147 / 21,043
- Deslocamos a vírgula duas ordens para a esquerda, acrescentando zeros sempre que necessário.
c) 0,3457 / 0,456
1,29 / 2,134
0,0003 / 0,0015
0,2149 / 0,2008
-Deslocamos a vírgula três ordens para esquerda, acrescentando zeros sempre que necessários.
PÁGINA 17
1º Não, pois 27,9 : 3 = 9,3.
PÁGINA 18
2º
a) Dividir o número anterior por 10. 1,259
b) Dividir o número anterior por 100. 0,005
c) Dividir o número anterior por 10. 0, 2347
d) Dividir o número anterior por 1 000. 0,12
3º
3 : 10 = 0,3
Cada pedaço terá 0,3 m.
4º 45,80 : 10 = 4,58
Cada chaveiro custa R$ 4,58.
5º 312,50 : 100 = 3,125
O litro de óleo diesel custa R$ 3,125.
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6º
a) Área da casa 25m X 9,6m = 240m²
Para 80m², são utilizados 2 500kg de resíduos.
Como 240 : 80 = 3 e 3 X 2 500 = 7 500, para 240m², serão utilizados 7 500kg.
R: Serão utilizados 7 500kg de resíduos.
b) 750 : 1 000 = 0,75
Cada tijolo custa R$ 0,75.
PÁGINA 20
7º 4,25 X 2 = 8,50
8,50 + 25,90 + 3,50 = 37,90
60,00 - 37,90 = 22,10
22,10 : 2 = 11,05
R: Sobraram R$ 11,05
8º a ) 23,60 : 4 = 5,90
14,07 : 3 = 4,69
1,29 X 2 = 2,58
R: Mangas R$ 5,90 o kg. Tomates: R$ 4,69 o kg. Limões: R$ 2,58 o kg.
b) 23,60 + 14,07 + 1,29 = 38,96
38,96 + 11,04 = 50,00
R: Carina usou R$ 50,00 para pagar a compra.
PÁGINA 23
1º a) 0,24
b) 0,99
c) 0,015
d) 0,05
e) 1,20
f) 0,109
2º a) 2%
b) 150%
c) 4,5%
d) 16%
e) 0,6%
f) 12,5%
3º a) 6/25 X 4 = 24/100 = 24%
b) Responder na hora da aula com o professor.
4º 20 - 15 = 5 e 5/20 X 5 = 25/100 25%
PÁGINA 24
5º a) 25
25 = 300
R$ 300,00
b) 15 500
155
155 = 11625
R$ 11.625,00
c) 100
4200
1
42
42 = 1890
R$ 1890,00
d) 100
513000
1
5130
5130 = 487350
R$ 487.350,00
6º
% / Aeródromos
100 / 2 498
20 / 499,6
2 498 : 5 = 499,6
R: Havia mais de 499 aeródromos públicos no Brasil.
PÁGINA 25
7 a) % / R$
100 / 500
1 / 5
5 X 15 = 75
R$ 75,00
b) % / R$
100 / 300
1 / 3
25 X 3 = 75
R$ 75,00
c) % / R$
100 / 500
1 / 5
5 X 1,5 = 7,5
R$ 7,50
d) % / R$
100 / 300
1 / 3
3 X 2,5 = 7,5
R$ 7,50
8º % / R$
100 / 252 600
20 / 50 520
252 600 : 5 = 50 520
252 600 - 50 520 = 202 080
202 080 : 50 = 4 041,60
Cada parcela custará R$ 4 041,60.
9º a) 80 alunos. 10 % de 800 = 80
b) 120 alunos. 15 % = 10% + 5 % de 800 = 40 40 + 80 = 120
c) 200 alunos. 25 % de 800 ou seja, 800 : 4 = 200
d) 400 alunos. 50 % de 800 e 800 : 2 = 400
PÁGINA 26
a)
Sono leve
8h = 8 X 60 = 480
10% de 480 = 48
5% de 480 = 24
Essa fase dura de 24 a 48 min.
Sono médio
50% de 480 = 240 min.
45% = 50% - 5%
240 min. - 24min. = 216 min.
Essa fase dura de 216 a 240 min.
Sono profundo
15% = 10% + 5%
48 min. + 24 min. = 72min.
25% de 480 min.
480 min : 4 =120 min.
Essa fase dura de 72 a 120 min.
REM
15% de 480 = 72 min.
20% = 10% + 10%
48 min + 48 min = 96 min.
Essa fase dura de 72 a 96 min.
b) 12 X 60 = 720 min.
70% de 720 min =
70/100 = 70/10
7/10 X 720 =
720 : 10 = 72
72 X 7 = 504
Pode ter passado 504 min na fase REM.
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1º (X) 50% de 700
(X) 350
2º (X) 25% de R$ 2 000,00
3º a)
R$ 15,00 / R$ 37,50
R$ 7,50 / R$ 75,00
R$ 30,00 / R$ 112,00
b) Multiplica o 5% X 150 = R$7,50
c) 215,46 kg
R$ 160,30
1 068 brigadeiros
846 km.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º
b) 20/100 = 2/10 = 1/5 = 0,2
c) 40/100 = 4/10 = 0,4
d) 50/100 = 5/10 = ½ = 0,5
e) 80/100 = 8/10 = 0,8
2º
a) 5,34
b) 9,368
c) 0,493
d) 766,9
e) 0,533
f) 0,285
3º a) 9, 3 6
1 4, 3
+ 1, 7
2 5, 3 6
b) 8, 4 6
- 3, 5 0
4, 9 6
c) 7 6, 8 9
X 8
6 1 5, 1 2
d) 4 3 8 6 | 2 6
- 2 6 1 6 8
1 7 8
- 1 5 6
0 2 2 6
- 2 0 8
0 1 8
GABARITO DE CIÊNCIAS
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 11
1º Após a fricção, pois, antes da fricção, o pente e os pedaços de papel se encontravam com a mesma quantidade de cargas elétricas.
2° Não, pois, para que ocorra atração, as cargas elétricas precisam ser opostas.
3° (x) negativa
4° Eles se atraíram. Isso ocorre porque o cabelo perde cargas elétricas para o pente, que fica carregado eletricamente.
Como o pente e os pedaços de papel ficam com cargas opostas após o atrito do pente no cabelo, eles se atraem.
PÁGINA 14
1° a) parafuso de ferro, régua de plástico, pente de madeira, fio de cobre.
b) Bons condutores: parafuso de ferro e fio de cobre.
Mais condutores: régua de plástico e pente de madeira.
2° Resposta Pessoal.
PÁGINA 15
3° (x) o cabelo ficou arrepiado...
4° O erro está no material do fio utilizado, pois a borracha é um mal condutor de eletricidade. Uma solução correta seria usar um fio de metal, como o cobre, que é um bom condutor de eletricidade.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º Positivas ou negativas.
2º Cargas diferentes se atraem.
3º
a) Usina hidrelétrica: a energia é obtida pelo movimento da água em grandes turbinas.
b) Usina termelétrica: obtêm energia por meio da queima de carvão.
c) Usina termonuclear: gera energia utilizando materiais radioativos.
d) Usina eólica: transforma a força do vento em energia elétrica.
4º Bons condutores: Alumínio, cobre, ferro.
Mais condutores: Borracha, plástico e vidro.
5º Movimento ordenado das partículas elétricas.
GABARITO DE GEOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 7
1º Sim, o aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães.
PÁGINA 8
2º Letra c
PÁGINA 11
1º Diminuiu de 18% para 11%. De cada 100 pessoas em 1978, 18 iam à Tóquio de automóvel. 30 anos depois, esse número caiu para 11 de cada 100 pessoas.
2º O transporte público e as bicicletas.
ATIVIDADE NO CADERNO
1º A conexão entre as cidades.
2º A integração entre os espaços rurais e urbanos.
3º Para o transporte de pessoas e produtos agrícolas, em virtude da pouca quantidade ou do mau estado de conservação de algumas de suas ferrovias e rodovias.
4º São utilizados para o transporte de pessoas e produtos.
5º Transporta matérias-primas extraídas das áreas rurais e produtos industrializados até o Porto de Roterdã, localizado nos Países Baixos e, desse porto, a diversos outros países.
GABARITO DE HISTÓRIA
LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4
PÁGINA 10
a) Uma manifestação pública, uma comemoração, uma festa escolar.
b) Adultos e crianças (em sua maioria meninas).
c) As crianças estão vestidas com roupas semelhantes e chapéu, formando provavelmente uma espécie de uniforme para a festa escolar. Os adultos estão vestidos com trajes sociais.
d) No caderno.
Resposta: A independência do Brasil é o marco de memória representado na imagem. Isso pode ser confirmado pelo título da obra, o qual vincula um evento escolar a um local relacionado à independência do Brasil; as bandeiras brasileiras em diferentes posições, principalmente ao fundo; a quantidade de crianças enfileiradas para um desfile.
PÁGINA 11
2º Fazer o desenho de um desfile em ruas.
3º
a) Pessoal.
b) Pessoal. Sugestão de resposta:
Plácidas – muito calmo, tranquilidade, sossego.
Retumbante – som muito alto, intenso, se ouve de longe.
Fulgidos – brilhando, iluminando, reflete luz.
Brado – grito, pode ser ouvido a uma longa distância.
c) A independência do Brasil.
d) (x) Independência ou morte !
PÁGINA 14
1º
(F)
(V)
(F)
(V)
2º Tiradentes é representado dessa maneira para se assemelhar a imagem de Jesus Cristo. O objetivo era transformá-lo em herói que se sacrificou pelos valores republicanos.
3º Não.

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