3º ANO - SEMANA DE 30/11 À 03/12



 3º ANO - SEMANA DE 30/11 À 03/12 


PORTUGUÊS 

CONTEÚDO: Funções do substantivo e do verbo; Uso do MAS/MAIS; Substantivo primitivo e derivado. 

LEITURA: páginas 59 e 64 do Livro Didático Volume 4. 

ATIVIDADE: páginas 54, 55, 60, 61, 62 e 63 do Livro Didático Volume 4, caderno de Português. 

OBS: Ler a Literatura. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS 


1º Sobre a literatura, responda: 

-

a) Como Dom Urubu descobriu o Mestre Sapo dentro do violão? 

-

-

-

-

b) Ao descobrir o que ele fez? 

-

-

-

c) Quem costurou os pedaços do Mestre Sapo? 

-

-

-

d) Escreva o que você achou dessa peça. 

-

-

-

-

2º Circule os verbos e sublinhe os substantivos nas frases abaixo. 

-

a) Pedro anda de bicicleta. 

-

b) Ana fez um bolo. 

-

c) Os alunos estudaram muito. 

-

d) O gato e cão subiram no telhado. 

-

3º Escreva um derivado para cada substantivo primitivo: 

-

a) pedra: 

b) flor: 

c) jornal: 

d) formiga: 

-

4º Elabore uma frase usando: 

-

a) mas: 

-

-

b) mais: 

-

-


CALIGRAFIA  

ATIVIDADE: páginas 45, 46, 47 e 48 do Livro de Atividades Caligráficas. 



MATEMÁTICA 

CONTEÚDO: Continuação de Medidas e Problemas. 

LEITURA: páginas 57, 58 e 64 do Livro Didático Volume 4. 

ATIVIDADE: páginas 61, 62 e 63 o Livro Didático Volume 4, caderno de matemática. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA 


1º Uma escola levou os alunos do 3º ano para visitar o museu. Um grupo de alunos foi ao museu pela manhã e outro grupo foi à tarde. 

-

Manhã 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 2 = 

Tarde 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 

-

a) Quantas crianças foram no museu nesse dia. 

Pela manhã: 

Pela tarde: 

-

b) Nesse dia, quantas crianças, ao todo, visitaram o museu? 

-

-

-

c) Em que período do dia houve mais crianças visitando o museu? 

-

-

-

2º Que número. 

-

a) Vem antes de 60? 

-

-

b) Vem depois de 80? 

-

-

c)Está entre 69 e 71? 

-

-

3º Observe os preços dos brinquedos abaixo e responda as questões. 

-

Piano R$ 95,00 

Boneco R$ 52,00 

Carrinho R$ 112,00 

Bola R$ 153,00 

-

a) Dos brinquedos qual é: 

O mais barato? 

O mais caro? 

-

b) De quanto é a diferença de preço entre o piano e o boneco? 

-

-

-

c) Quanto uma pessoa gastaria se comprasse o carrinho e o boneco? 

-

-

-


EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA  

CONTEÚDO: Planejando a diversão, Refletindo sobre o jogo. 

LEITURA: página 62 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 

ATIVIDADE: páginas 62, 63 e 64 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira. 

OBS: Os alunos responderão na aula com a professora. 



CIÊNCIAS 

CONTEÚDO: As cores da luz; Saúde visual. 

LEITURA: páginas 30, 31 e 34 do Livro Didático Volume 4. 

ATIVIDADE: páginas 32 e 33 do Livro Didático Volume 4. 

OBS: Copiar e responder no caderno a letra c) da questão 4º, página 33.  



GEOGRAFIA 

CONTEÚDO: Coleta Seletiva e Reciclagem. 

LEITURA: páginas 26, 27 e 28 do Livro Didático Volume 4. 

ATIVIDADE: 23, 24, 26 e 27 do Livro Didático Volume 4, caderno de Geografia. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA 


1º A sustentabilidade é um conceito que define o quê? 

-

-

-

-

Para que o ideal de sustentabilidade se propague, cada pessoa precisa fazer sua parte. De que forma? 

-

-

-

-

Escreva o tempo de decomposição dos produtos abaixo que consumimos: 

-

a) Plástico: 

-

b) Chiclete: 

-

c) Papel: 

-

d) Vidro: 

-

e) Tecido: 

-

f) Pneu: 

-

g) Alumínio: 

-

O que em algumas cidades os governantes estão colocando em prática? 

-

-

-

A coleta seletiva, o processamento do lixo reciclável, a diminuição da poluição emitida pelas indústrias e pelos meios de transportes são exemplos de quê? 

-



HISTÓRIA 

CONTEÚDO: Revisando o Módulo 4. 

ATIVIDADE: caderno de História. 

ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA  


Chegamos ao final do nosso último módulo. Nele aprendemos sobre a herança deixada pelos indígenas, portugueses,  africanos e imigrantes. Leia as perguntas com calma e responda com capricho! 

-

Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios. Que costume eles tinham que hoje também usamos? Marque: 

-

(   ) dormir em rede 

(   ) usar computador 

(   ) ler livros 

(   ) assistir TV 

-

De onde os indígenas retiram tudo para sua sobrevivência, como fazer objetos, pintar o corpo, comer e fazer suas casas? 

-

-

-

Existem muitas leis para proteger os índios, mas mesmo assim pessoas ainda ameaçam suas terras. Quem são essas pessoas? 

-

-

-

4º Sobre os portugueses, responda: 

-

a) Os portugueses chegaram ao Brasil no ano de 1500 e influenciaram o modo de viver da população brasileira. Que religião que hoje existe no Brasil que veio dos portugueses? 

-

-

-

b) Tendo como base o livro página 10, descreva como os portugueses influenciaram na arquitetura. 

-

-

-

c) Que festa comemorada no mês de junho foi influenciada pelos portugueses? 

-

-

-

5º Os povos africanos também contribuíram muito para a formação da sociedade e da cultura brasileiras. Com base no seu livro, página 12 e 13, escreva como era a vida dos africanos no passado, onde eles trabalhavam. 

-

-

-

6º Os negros não aceitavam pacificamente o trabalho forçado e os maus tratos, por isso houve muita luta. Que líder negro fundou o quilombo dos palmares? 

-

-

-

7º Qual é o dia da consciência negra? 

-

-

-

8º Dos africanos herdamos também a culinária. Que bolinho de feijão comemos até hoje, que é herança dos africanos? 

-

-

-

9º A música também era uma forma de os escravizados africanos manterem suas tradições. Observe seu livro página 16 e escreva os instrumentos usados na roda de capoeira. 

-

-

-

10º Responda corretamente: 

-

a) Além dos indígenas, portugueses e africanos, a população brasileira foi composta de povos vindos de diversas partes do mundo. Que povos foram esses? 

-

-

-

b) Porque os imigrantes vieram para o Brasil? 

-

-

-

c) Com a chegada dos imigrantes para o Brasil, a culinária também mudou. Que comidas esses povos trouxeram? 

-

-

-

11º Com o objetivo de preservar a cultura e manter tradições do lugar de origem muitos imigrantes realizam festas. Escreva sobre cada festa: 

-

a) Festa da uva(italianos):  

-

-

-

-

b) Festa da Primavera (japoneses): 

-  


ARTE 

LEITURA: páginas 43, 45, 47, 49, 51, 55, 56, 57 e 59 do Livro de Arte. 

ATIVIDADE: páginas 44, 46, 48, 52, 53 e 60 do Livro de Arte. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º ANO - SEMANA DE 04/05 À 08/05

CADERNOS 4º ANO REVISÃO

CADERNOS 1º ANO REVISÃO