3º ANO - SEMANA DE 30/11 À 03/12
3º ANO - SEMANA DE 30/11 À 03/12
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Funções do substantivo e do verbo; Uso do MAS/MAIS; Substantivo primitivo e derivado.
LEITURA: páginas 59 e 64 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: páginas 54, 55, 60, 61, 62 e 63 do Livro Didático Volume 4, caderno de Português.
OBS: Ler a Literatura.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Sobre a literatura, responda:
-
a) Como Dom Urubu descobriu o Mestre Sapo dentro do violão?
-
-
-
-
b) Ao descobrir o que ele fez?
-
-
-
c) Quem costurou os pedaços do Mestre Sapo?
-
-
-
d) Escreva o que você achou dessa peça.
-
-
-
-
2º Circule os verbos e sublinhe os substantivos nas frases abaixo.
-
a) Pedro anda de bicicleta.
-
b) Ana fez um bolo.
-
c) Os alunos estudaram muito.
-
d) O gato e cão subiram no telhado.
-
3º Escreva um derivado para cada substantivo primitivo:
-
a) pedra:
b) flor:
c) jornal:
d) formiga:
-
4º Elabore uma frase usando:
-
a) mas:
-
-
b) mais:
-
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: páginas 45, 46, 47 e 48 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Continuação de Medidas e Problemas.
LEITURA: páginas 57, 58 e 64 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: páginas 61, 62 e 63 o Livro Didático Volume 4, caderno de matemática.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Uma escola levou os alunos do 3º ano para visitar o museu. Um grupo de alunos foi ao museu pela manhã e outro grupo foi à tarde.
-
Manhã 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 2 =
Tarde 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 =
-
a) Quantas crianças foram no museu nesse dia.
Pela manhã:
Pela tarde:
-
b) Nesse dia, quantas crianças, ao todo, visitaram o museu?
-
-
-
c) Em que período do dia houve mais crianças visitando o museu?
-
-
-
2º Que número.
-
a) Vem antes de 60?
-
-
b) Vem depois de 80?
-
-
c)Está entre 69 e 71?
-
-
3º Observe os preços dos brinquedos abaixo e responda as questões.
-
Piano R$ 95,00
Boneco R$ 52,00
Carrinho R$ 112,00
Bola R$ 153,00
-
a) Dos brinquedos qual é:
O mais barato?
O mais caro?
-
b) De quanto é a diferença de preço entre o piano e o boneco?
-
-
-
c) Quanto uma pessoa gastaria se comprasse o carrinho e o boneco?
-
-
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: Planejando a diversão, Refletindo sobre o jogo.
LEITURA: página 62 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: páginas 62, 63 e 64 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
OBS: Os alunos responderão na aula com a professora.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: As cores da luz; Saúde visual.
LEITURA: páginas 30, 31 e 34 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: páginas 32 e 33 do Livro Didático Volume 4.
OBS: Copiar e responder no caderno a letra c) da questão 4º, página 33.
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Coleta Seletiva e Reciclagem.
LEITURA: páginas 26, 27 e 28 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: 23, 24, 26 e 27 do Livro Didático Volume 4, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º A sustentabilidade é um conceito que define o quê?
-
-
-
-
2º Para que o ideal de sustentabilidade se propague, cada pessoa precisa fazer sua parte. De que forma?
-
-
-
-
3º Escreva o tempo de decomposição dos produtos abaixo que consumimos:
-
a) Plástico:
-
b) Chiclete:
-
c) Papel:
-
d) Vidro:
-
e) Tecido:
-
f) Pneu:
-
g) Alumínio:
-
4º O que em algumas cidades os governantes estão colocando em prática?
-
-
-
5º A coleta seletiva, o processamento do lixo reciclável, a diminuição da poluição emitida pelas indústrias e pelos meios de transportes são exemplos de quê?
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Revisando o Módulo 4.
ATIVIDADE: caderno de História.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
Chegamos ao final do nosso último módulo. Nele aprendemos sobre a herança deixada pelos indígenas, portugueses, africanos e imigrantes. Leia as perguntas com calma e responda com capricho!
-
1º Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios. Que costume eles tinham que hoje também usamos? Marque:
-
( ) dormir em rede
( ) usar computador
( ) ler livros
( ) assistir TV
-
2º De onde os indígenas retiram tudo para sua sobrevivência, como fazer objetos, pintar o corpo, comer e fazer suas casas?
-
-
-
3º Existem muitas leis para proteger os índios, mas mesmo assim pessoas ainda ameaçam suas terras. Quem são essas pessoas?
-
-
-
4º Sobre os portugueses, responda:
-
a) Os portugueses chegaram ao Brasil no ano de 1500 e influenciaram o modo de viver da população brasileira. Que religião que hoje existe no Brasil que veio dos portugueses?
-
-
-
b) Tendo como base o livro página 10, descreva como os portugueses influenciaram na arquitetura.
-
-
-
c) Que festa comemorada no mês de junho foi influenciada pelos portugueses?
-
-
-
5º Os povos africanos também contribuíram muito para a formação da sociedade e da cultura brasileiras. Com base no seu livro, página 12 e 13, escreva como era a vida dos africanos no passado, onde eles trabalhavam.
-
-
-
6º Os negros não aceitavam pacificamente o trabalho forçado e os maus tratos, por isso houve muita luta. Que líder negro fundou o quilombo dos palmares?
-
-
-
7º Qual é o dia da consciência negra?
-
-
-
8º Dos africanos herdamos também a culinária. Que bolinho de feijão comemos até hoje, que é herança dos africanos?
-
-
-
9º A música também era uma forma de os escravizados africanos manterem suas tradições. Observe seu livro página 16 e escreva os instrumentos usados na roda de capoeira.
-
-
-
10º Responda corretamente:
-
a) Além dos indígenas, portugueses e africanos, a população brasileira foi composta de povos vindos de diversas partes do mundo. Que povos foram esses?
-
-
-
b) Porque os imigrantes vieram para o Brasil?
-
-
-
c) Com a chegada dos imigrantes para o Brasil, a culinária também mudou. Que comidas esses povos trouxeram?
-
-
-
11º Com o objetivo de preservar a cultura e manter tradições do lugar de origem muitos imigrantes realizam festas. Escreva sobre cada festa:
-
a) Festa da uva(italianos):
-
-
-
-
b) Festa da Primavera (japoneses):
-
ARTE
LEITURA: páginas 43, 45, 47, 49, 51, 55, 56, 57 e 59 do Livro de Arte.
ATIVIDADE: páginas 44, 46, 48, 52, 53 e 60 do Livro de Arte.

Comentários
Postar um comentário