5º ANO - SEMANA DE 30/11 À 03/12
5º ANO - SEMANA DE 30/11 À 03/12
PORTUGUÊS
CONTEÚDO: Oração: Sujeito, verbo e complemento; Polissemia; Conversação dirigida; Prefixos e sufixos.
LEITURA: 62, 67 e 72 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: 58, 59, 60, 63, 64, 65, 66, 68 e 69 do Livro Didático Volume 4, caderno de Português.
OBS: Ler a Literatura.
ATIVIDADE NO CADERNO DE PORTUGUÊS
1º Sobre a literatura, responda:
-
a) A mãe de Liliana vivia prevenindo sobre o temporal. Como foi esse maior temporal que aconteceu.
-
-
-
-
b) Porque Liliana ficou desesperada?
-
-
-
-
c) Liliana achou Delinha? Como ela estava? Quem a salvou?
-
-
-
-
d) Escreva sua opinião sobre a literatura. -
-
-
-
2º Complete as orações.
-
a) O juiz apitou ____________.
-
b) As crianças logo chegarão ____________.
-
c) As baleias nadam _______________.
-
d) Eu gostaria de ________________.
-
3º Complete as frases com uma polissemia e explique o seu significado.
-
A1) Ele sempre usa um boné na_____________.
Significado:
-
A2) Fred é o ____________ da equipe.
Significado:
-
B1) Arranquei uma __________ da galinha.
Significado:
-
B2) Ele cumpriu a __________ até o fim.
Significado:
-
CALIGRAFIA
ATIVIDADE: páginas 45, 46 e 47 do Livro de Atividades Caligráficas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Problemas com frações e números decimais.
LEITURA: páginas 67, 68 e 72 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: páginas 69, 70 e 71 do Livro Didático Volume 4, caderno de Matemática.
OBS: Copiar e responder no caderno a letra e) da questão 5º, página 71.
ATIVIDADE NO CADERNO DE MATEMÁTICA
1º Lembrando que o dia tem 24 horas, complete a tabela.
-
-
2º Com uma calculadora, você vai fazer descobertas interessantes sobre operações com números decimais.
-
a) Divida, usando a calculadora, e escreva o resultado que você encontrou:
-
20 : 0,5 =
15 : 0,5 =
7 : 0,5 =
-
b) Você percebeu o que aconteceu com o quociente? Complete a frase.
Dividir um número por 0,5 é o mesmo que _______________
-
-
3º Complete a sequência:
-
a) 2 003 : 10 = _______ : 10 _______ : 10 = ________
b) 2 003 : 100 = ________ : 100 = ________
c) 2 003 : 1 000 = _______ : 1 000 = ________
-
4º Lúcia faz a limpeza do aquário a cada 10 dias. Sabendo que a capacidade do aquário é de, aproximadamente, 4,5 litros de água determine o que se pede:
-
a) Quantos mililitros de água Lúcia utiliza para encher o aquário a cada limpeza?
-
-
-
b) Em um mês, aproximadamente quantos litros de água são gastos para encher o aquário?
-
EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CONTEÚDO: Planejando uma viagem para o Peru.
LEITURA: páginas 59, 62 e 63 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
ATIVIDADE: páginas 59, 60, 61, 62, 63 e 64 do Livro de Empreendedorismo e Educação Financeira.
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: Continuação Observação do céu.
LEITURA: páginas 33, 34 e 38 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: páginas 36 e 37 do Livro Didático Volume 4.
GEOGRAFIA
CONTEÚDO: Energia limpa e energia poluente.
LEITURA: páginas 31, 32 e 34 do Livro Didático Volume 4.
ATIVIDADE: página 33 do Livro Didático Volume 4, caderno de Geografia.
ATIVIDADE NO CADERNO DE GEOGRAFIA
1º O que são combustíveis fósseis? E onde pode ser encontrados?
-
-
-
-
-
2º O que aconteceu no dia 11 de março de 2011 de acordo com o texto da página 32?
-
-
-
3º E as autoridades, o que dizem sobre a radiação nuclear sofrida no Japão?
-
-
-
4º Como era conhecida a província de Fukushima? -
-
-
-
-
5º Onde vivem hoje mais de 50 mil pessoas que viviam na província Fukushima?
-
-
HISTÓRIA
CONTEÚDO: Revisando o Módulo 4.
ATIVIDADE: caderno de História.
ATIVIDADE NO CADERNO DE HISTÓRIA
Chegamos ao final do nosso último módulo. Nele aprendemos sobre os marcos de memória no Brasil e os patrimônios da humanidade. Leia as perguntas com calma e responda as questões!
-
1º Muitas pessoas tem o costume de guardar lembranças de acontecimentos que ocorreram em sua vida. Porque as pessoas tem esse hábito?
-
-
-
2º As histórias fazem parte da identidade de um povo. Tendo como base o seu livro pagina 4 e 5, como as diferentes formas de marco de memória podem ser representados nas cidades brasileiras?
-
-
-
3º Nem todos os acontecimentos ou sujeitos históricos se tornam marco de memória. Por que então só alguns indivíduos têm monumentos e estatuas para serem lembrados?
-
-
-
4º O marco de memória é criado para lembrar a história que deve permanecer na memória de um povo. Isso foi o que aconteceu com Tiradentes. Quem foi ele?
-
-
-
5º A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1888, onde a princesa Isabel, assinando a lei áurea acabou com a escravidão no Brasil. No entanto a população negra só conhece o dia 20 de novembro como real libertação. Qual o motivo?
-
-
-
-
6º Os patrimônios da humanidade estão ligados a identidade de um povo e pertencem a toda a humanidade. Descreva os selos relacionados com alguns patrimônios mundiais, consultando seu livro pagina 21.
-
-
-
-
-
7º Os patrimônios da humanidade possuem características e são classificados em: culturais matérias, culturais imateriais ou naturais. Escreva um exemplo de cada um.
-
Material:
Imaterial:
Natural:
-
8º Nós demos uma volta ao mundo conhecendo os principais patrimônios da humanidade, nas paginas 24 e 25 do nosso livro. Que patrimônio da humanidade descritos nessas páginas você gostou mais de conhecer? Justifique sua reposta:
-
-
-
-
9º A UNESCO tem um papel importante na manutenção e preservação dos patrimônios mundiais. Qual o significado de UNESCO?
-
-
-
10º O que são as sete maravilhas do mundo?
-
-
-
11º O que é o Iphan e como age?
-
LIVRO DA FAMÍLIA
CONTEÚDO: O que é veganismo? Definição inventada; A importância de realizar sonhos.
LEITURA: páginas 39, 40, 41, 42, 43, 44, 46 e 47 do Livro da Família.
ATIVIDADE: páginas 42, 43 e 45 do Livro da Família.
OBS: O livro deve ser respondido com a família.


Comentários
Postar um comentário