GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 03/11 À 06/11

  



GABARITO 5º ANO - SEMANA DE 03/11 À 06/11 



GABARITO DE PORTUGUÊS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4


PÁGINA 18


1º As palavras são "capturar" e "encurralar". 


2º a) Sublinhar: pode fazer 

b) Os jogadores podem fazer mais de uma captura [...] 

c) (x) O verbo auxiliar (pode).  


PÁGINA 19 


3º a) Sublinhar: será encurralada 

b) auxiliar: será; principal: encurralada 


4º a) João e Maria devem participar do campeonato. 

b) Nós estamos comemorando o fim do jogo. 


PÁGINA 24


1º Pessoal. 


PÁGINA 26 


3º a) Alice e sua irmã estavam sentadas perto de um barranco. 

b) A irmã de Alice estava lendo e Alice estava espiando o que ela ia. 

c) (x) tédio. 

- Alice sentia-se entediada, aborrecida por não ter nada para fazer. Sentia uma grande preguiça, porque o dia quente lhe provocava sonolência. 


4º Um coelho passou correndo apressado pelas meninas. 


5º (x) O coelho tirar o relógio do bolso. 


6º Pessoal. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º 

a) O pé de jasmim. 

b) Ela pensava que eles eram trazidos pelo vento. 

c) Porque ele deixou a família morar na casa, quando a deles desabou. 

d) Porque Cecília pegava a boneca e não largava mais. 


2º 

a) Sublinhar: pode ; Circular: dançar. 

b) Sublinhar: deve ; Circular: vestir. 

c) Sublinhar: pode ; Circular: ser. 

d) Sublinhar: deve ; Circular: gostar. 

e) Sublinhar: pode ; Circular: comer. 

f) Sublinhar: deve ; Circular: pousar. 


3º Pessoal. 


GABARITO DE CALIGRAFIA 

LIVRO DE ATIVIDADES CALIGRÁFICAS 


PÁGINA 34 


1º a) O elemento coesivo é o pronome o, que se refere a relógio. 

b) O elemento coesivo é passarinhos, palavra usada para se referir aos sabiás. 


2º 2 / 1 


PÁGINA 35 


3º capinzal, bananal, causal, essencial, convencional, racional, intelectual 


PÁGINA 36 


4º a) Eu 

b) Nenhum convidado. 

c) todas as cartas. 


5º a) Sublinhar: Os alunos. Circular: alunos. 

b) Sublinhar: A grande vegetação brasileira da Mata Atlântica. Circular: vegetação. 



GABARITO DE MATEMÁTICA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4


PÁGINA 35


1º Resposta 1,05 dm, 10,5 cm e 105 mm. 

Os decímetros multiplicados por 10 resultam nos centímetros e os centímetros multiplicados por 10 resultam nos milímetros. 


2º a) 4,8 cm ou 48 mm. 

b) 2,5 cm ou 25 mm. 


3º Os alunos irão utilizar a régua. Lembrando que se deve começar do zero. 


PÁGINA 36


4º a) 1/10 

b) 5/10 

c) 2/10 

d) 10/10 

e) 4/10 

f) 6/10 


5º a) 30 - 21,5 = 8,5 cm ou 0,85 dm. 

b) 43,2 - 35,5 = 7,7 cm ou 0,77 dm. 


6º Não, porque o ponto P desse segmento de reta deve ser posicionado sobre a marca do zero da escala da régua. 


PÁGINA 37


7º 

A = Pessoal = 5 cm 

B = Pessoal = 10 cm 

C = Pessoal = 2,5 cm 

D = Pessoal = 8,5 cm 


8º 40 mm = 4cm 

0,5 dm = 5 cm 

3 + 4 + 5 = 12 

Perímetro = 12 cm 


15 mm = 1,5 cm 

0,65 dm = 6,5 cm 

1,5 + 2,5 + 6,5 + 4,8 + 5,3 = 20,6 

Perímetro = 20,6 cm 


PÁGINA 38


9º a)  Quantidade de fita necessária para uma toalha: 

2 X 80 cm = 160 cm 

160 cm  =  1,60 m 

2 X 1,10 = 2,20 m

1,60 + 2,20 = 3,80 

Quantidade de fitas para 10 toalhas: 

3,80 m X 10 = 38 m 

38 m - 8,20 = 29,8 

R: Ana precisa comprar 29,8 m de fita. 

 Ana vai gastar R$ 208,60. 

29,8 X 7 = 208,6 

b) 2,8 km = 2 800 m 

2 800 m X 2 = 5 600m 

5 km = 5 000m 

R: Esse professor percorre 600 m a mais do que 5 000 km. 

c) 3/4 de 266 = 

266 : 4 = 66,5 

66,5 X 3 = 199,5 

266 - 199,5 =  66,5 

R: Ricardo ainda precisa percorrer 66,5 km. 


PÁGINA 39


Alberto foi dar sua corrida matinal de 750 km,  já percorreu 500 m .Quantos metros ainda falta percorrer?

750 m  -  500 m  =  250

Ainda falta percorrer 250 m.

Aprender é divertido faremos na hora da aula. 


PÁGINA 42


1º a) 2,59 X 1 000 = 2 590 g 

b) 0,005 X 1 000 = 5 kg 

c) 2 500 : 1 000 = 2,5 kg 

d) 125 000 : 1 000 = 125 g 

e) 0,02 X 1 000 = 20 g 


2º 3,84 X 1 000 = 3 840 g 

3 840 : 50 = 76,8 

R: Ela vai conseguir completar 76 pacotes. 


3º a) 3 X 250g = 750g 

750 : 1 000 = 0,750 kg 

R: Aline comprou 0,750 kg de café. 

b) 3 X 16,50 = 49,50 

49,50 + 8,70 = 58,20 

58,20 + 11,80 = 70 

R: Os alunos assinarão  a nota de R$ 50,00 e R$ 20,00. 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º Os alunos vão utilizar a régua e desenhar as medidas pedidas, com cores diferentes.  


2º a) 17 = 935 = 17,935 

b) 5 = 500 = 5 500 

c) 0 = 760 = 0,760 

d) 10 = 500 = 10 500 


3º a) kg 

b) g 

c) T 

d) g 

e) kg 


4º 

   3 6 

  X 8 

2 8 8   

R: Terá  288 toneladas. 



GABARITO DE CIÊNCIAS 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


ATIVIDADE NO CADERNO 


1º A água pura não tem cor, ou seja, é incolor. Ela também não tem cheiro (inodora) nem gosto (insípida). 


2º Significa que a água tem a capacidade de dissolver  várias outras substâncias, chamada de soluto. 


3º Insolúveis, que não se dissolvem completamente na água. 


4º É a propriedade que relaciona a massa de determinado material ao volume ocupado por ele.


 

GABARITO DE GEOGRAFIA

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 14 


V - V - F - V 


PÁGINA 16 (Copiar e responder no caderno) 


1º 17 milhões e 600 mil domicílios. 


É de 95,1% ou 7,9 milhões de pessoas. A região que mais utilizam é a Sudeste com 47% do total nacional. 


Na área urbana, o motivo é o valor elevado do serviço. Na área rural, o fator principal que inviabiliza a instalação da internet e a inexistência de cobertura. 


PÁGINA 17 


1º Pessoal. 


2º Pessoal. 


3º a) Na primeira imagem, a pessoa está lendo as notícias por meio de um jornal impresso. Na outra imagem, a pessoa está utilizando um dispositivo eletrônico para ler as notícias, ou seja, houve a incorporação da tecnologia. 

b) Pessoal. 



ATIVIDADE NO CADERNO 


1º São ferramentas que possibilitam a troca de informações entre os indivíduos de forma individual ou em massa. 


2º São o rádio, o jornal, a televisão, o telefone, o fax e a Internet. 


3º d) (x) Rádio, internet, televisão etc 


4º São as regiões Sudeste e a Nordeste. 


5º Podemos comprar e receber produtos no endereço de nossa preferência e até trabalhar em casa, graças ao uso de e-mail e programa de computador. 



GABARITO DE HISTÓRIA 

LIVRO DIDÁTICO VOLUME 4 


PÁGINA 17 


A data 13 de Maio destaca a Princesa Isabel como personagem Central da Abolição da escravidão, ao passo que 20 de novembro coloca o povo negro, representado por Zumbi dos Palmares, como protagonista da luta pela Liberdade. 


A população negra são os sujeitos históricos, que elegeram a figura de Zumbi dos Palmares para representar a Luta pelos direitos dos povos afrodescendentes. 


3º 

(c)

(b)

(a)


PÁGINA 18 


1º 

(X) Os historiadores do passado... 


PÁGINA 19 (fazer no caderno) 


2º 

a) Que os historiadores e pessoas de modo geral devem estudar sobre os feitos que ocorreram no passado independentemente de terem sido produzidos por pessoas consideradas mais importantes ou não em uma sociedade. 


b) Pessoal. Sugestão de resposta. Todas as pessoas são sujeitos históricos e, portanto fazem parte da história da humanidade.


3º Respostas pessoais. 


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