CADERNOS 5º ANO DA SEMANA DE 29/03 À 31/03
CADERNOS 5º ANO DA SEMANA DE 29/03 À 31/03
RECOMENDAÇÕES:
> OS CADERNOS DEVEM SER COPIADOS EM SUAS MATÉRIAS CORRESPONDENTES. (MATÉRIAS JÁ ORGANIZADAS PELO COLÉGIO).
> A SEXTA-FEIRA FICARÁ DISPONÍVEL PARA OS ALUNOS COPIAREM OS CADERNOS, OS MESMOS DEVEM SER RESPONDIDOS EM AULA COM A PROFESSORA.
> O SÍMBOLO ( - ) REPRESENTA A QUANTIDADE DE LINHAS QUE O ALUNO DEVE PULAR EM CADA QUESTÃO.
EXCETO QUANDO USADO PARA REPRESENTAR SUBTRAÇÃO.
CADERNO DE MATEMÁTICA
Colégio Educar
Data: 29/03/2021
Aluno(a):
Professora: Cássia
-
-
ATIVIDADE Nº 07
-
-
A subtração é a operação que diminui quantidades.
Ela é utilizada para representar as ideias de quanto sobra, quanto falta ou quanto tem a mais.
O sinal de subtração é - que se lê menos.
Minuendo é o termo de maior valor.
Subtraendo é o termo de menor valor.
Resto ou diferença é o resultado da subtração.
-
-
1º Resolva os problemas a seguir:
-
a) A sala de cinema tem 856 lugares. Já estão ocupados 521. Quantos lugares vagos ainda tem?
-
-
-
-
-
Está é a ideia de completar.
-
b) Seu Manoel assou 378 pães. Levou 256 para a cantina da escola. Quantos sobraram?
-
-
-
-
-
-
Esta é a ideia de tirar. Tirando quanto sobra?
-
-
c) O computador da Diana custou R$ 1. 375,00. O de seu Sérgio custou R$ 1. 250,00. Qual foi o mais caro? Quanto custou a mais?
-
-
-
-
-
-
Ideia de comparar.
-
2º Usando a decomposição subtraia as subtrações.
-
a) 3.456 - 1.230 =
-
3. 0 0 0 + 400 + 50 + 6
- 1. 0 0 0 + 200 + 30
2. 0 0 0 + 200 + 20 + 6
-
b) 5. 938 - 2.147 =
-
-
-
-
-
c) 7. 946 - 2.723 =
-
-
-
-
-
d) 15. 798 - 2. 463 =
-
-
-
-
-
3º Resolva qual deve ser o troco de cada freguês.
-
a) Gastei R$ 335,00 e estou pagando com R$ 350,00.
-
-
-
-
b) Aqui estão R$ 400,00 para pagar a compra de R$ 376,00.
-
-
-
-
c) Cobre R$ 264,00 destes R$ 300,00.
-
-
-
-
4º Arme e efetue as operações escrevendo o nome dos termos.
-
a) 7. 894 + 368 + 124 =
-
-
-
-
-
b) 57. 286 - 13. 459 =
-
-
-
-
CADERNO DE GEOGRAFIA
Colégio Educar
Data: 29/03/2021
Aluno(a):
Professora: Marluce
-
-
ATIVIDADE Nº 07
-
-
Leia a apostila e responda:
-
-
1º Para facilitar a localização de qualquer lugar sobre a superfície terrestre. O que ser humano criou?
-
-
-
2º O que são os paralelos?
-
-
-
3º Explique um pouco sobre:
-
a) Círculo polar artigo e trópico de câncer.
-
-
-
-
b) A linha do Equador.
-
-
-
c) O trópico de capricórnio.
-
-
-
-
4º O que a linha do Equador divide?
-
-
-
5º Qual é o título do seu mapa?
-
-
6º Escreva sobre o meridiano de Greenwich.
-
CADERNO DE CIÊNCIAS
Colégio Educar
Data: 30/03/2021
Aluno(a):
Professora: Cássia
-
-
ATIVIDADE Nº 07
-
-
Alimentação
A alimentação é o processo pelo qual o organismo obtêm e assimila alimentos ou nutrientes para suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo.
Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida.
Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.
-
1º Lendo o texto acima responda:
-
a) O que você entende por se alimentar?
-
-
-
b) Qual a função dos alimentos?
-
-
-
2º Responda com suas palavras.
-
a) Quais os alimentos que fazem parte de uma boa alimentação?
-
-
-
b) Quais os alimentos que fazem parte de uma má alimentação?
-
-
-
3º Escreva (sim) ou (não):
-
a) Todo alimento é saudável.
-
-
b) O corpo precisa de nutrientes.
-
-
c) Devemos comer a toda hora.
-
-
d) Os alimentos devem ser ricos em nutrientes.
-
-
CADERNO DE PORTUGUÊS
Colégio Educar
Data: 31/03/2021
Aluno(a):
Professora: Jacy
-
-
ATIVIDADE Nº 07
Sinônimo e antônimos, homônimos e parônimos.
-
-
1° Leia o texto abaixo:
-
-
O guepardo
-
-
O guepardo é um animal muito rápido. É um dos mamíferos mais velozes, podendo atingir a velocidade de até 110 quilômetros por hora!
Perto de alguns outros animais, como o tigre, o leão e o urso, o guepardo não é grande é até pequeno. Mas quem pode com ele na corrida?
O guepardo é um magnífico animal, de olhos amarelos, pelagem malhada e longas pernas!
-
-
a) Circule com lápis colorido da mesmo cor as palavras sinônimas e de outra cor as palavras antônimas
-
-
2º Complete as frases escrevendo sinônimo ou antônimo.
-
-
a) Horroroso é ______________ de lindo.
-
-
b) Terminar é ________________ de finalizar.
-
-
c) Principiar é _______________ de começar.
-
-
d) Próximo é _______________ de perto.
-
-
e) Mostrar é ________________ de ocultar.
-
-
f) Esconder é ___________________ de mostrar.
-
-
3º Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando os homônimos.
-
-
(A) acento
-
(B) assento
-
(C) manga
-
(D) manga
-
(E) caçar
-
(F) cassar
-
-
a) ( ) uma fruta
-
-
b) ( ) sinal gráfico
-
-
c) ( ) perseguir animais
-
-
d) ( ) parte de uma vestimenta
-
-
e) ( ) lugar para sentar
-
-
f) ( ) tornar sem efeito
-
-
4º Escreva os significados dos parônimos e forme frases.
-
-
a) cumprimento/ comprimento:
-
-
-
-
-
b) soar/suar:
-
-
-
-
-
CADERNO DE HISTÓRIA
Colégio Educar
Data: 31/03/2021
Aluno(a):
Professora: Marluce
-
-
ATIVIDADE Nº 07
-
-
Sobre as capitanias hereditárias. Responda:
-
-
1º Para facilitar a ocupação da Colônia, em 1534 o rei Dom João III resolveu dividir o quê?
-
-
-
2º O que foi feito com esses lotes de terras?
-
-
-
3º O que os donatários não podiam fazer?
-
-
-
4º Por que alguns donatários desistiram de suas terras?
-
-
-
5º Escreva o nome dos 15 lotes de terras.
-
-
-
-
-
6º O que significa a palavra Colônia?
-
-
-
7º Quando teve início o processo de colonização?
-
-
-
8º O que os integrantes dessa expedição fundaram? E que nome recebeu?
-
-
-
Comentários
Postar um comentário